Expedir desde os Estados Unidos da America (EUA) não é complicado desde que tenha atenção a alguns detalhes práticos. Aqui vamos falar sobre as armadilhas que os importadores muitas vezes encontram quando precisam de expedir bens a partir do EUA, e também damos alguns conselhos e soluções sobre como poupar tempo e dinheiro em transporte.
1. Lembre-se do registo de importação ao transportar cargas desde os EUA
Se precisa de importar ou expedir mercadorias desde os EUA para revenda, então a sua empresa precisa de estar registada como importadora na Agência de Comércio e Empresas Portugal.
Se a sua empresa não está registada, então as suas mercadorias serão detidas pela Autoridade tributaria (AT) até que esteja registada, e se ainda não estiver registada 14 dias após as mercadorias chegarem na Portugal, então os bens serão devolvidos ao fornecedor, a seu custo.
Imposto Americano
Nos Estados Unidos, os preços são normalmente fornecidos sem imposto (imposto de vendas). O imposto varia de estado para estado e fica entre os 5.5% e os 12% – detalhes para estados individuais pode ser encontrado no Wikipedia.
Se as suas mercadorias a partir dos EUA são comerciais, então precisa de garantir que o seu fornecedor não lhe cobra imposto. Assim que tenha pago o imposto Americano, basicamente não pode obter um reembolso mesmo sendo uma compra comercial.
2. Regulamentos aduaneiros para transporte de mercadorias a partir dos EUA
Ao importar bens comerciais, os regulamentos aduaneiros ordenam que a importação deve ser sempre declarada, independentemente do seu valor. A quantia é calculada como o valor dos bens declarados na fatura comercial, mais o custo total do envio para a primeira fronteira da UE, assim como qualquer seguro de transporte. Se o preço pelo transporte de cargas a partir dos EUA não for fornecido em separado, o Autoridade tributaria (AT) pode estimar o valor e adicioná-lo ao valor aduaneiro total.
Se comprar bens nos Estados Unidos e o fornecedor Americano pagar pelo transporte, um acordo também denominado como CFR, CIF ou termos DAP, é necessário garantir que os custos de transporte são redigidos em separado na fatura. Caso contrário, arrisca-se a que a Autoridade tributaria (AT) avalie o custo do transporte e o adicione ao cálculo de taxas final – o que, em termos práticos, significa que acabará por pagar taxas aduaneiras pelo transporte duas vezes.
O agente expedidor encontra as tarifas das taxas aduaneiras usando a descrição de produto na lista de embalamento ou na fatura comercial. Primeiro, é determinado o código HS, e depois é encontrada a tarifa da taxa aduaneira nos sistemas da Autoridade tributaria (AT).
Deve ser pago IVA sobre importações privadas e os bens devem ser declarados se o seu valor for superior a Euro 11. A regra é que as taxas aduaneiras devem ser pagas sobre valores maiores que Euro 15. Quando calcular o valor da compra, o transporte não está incluído.
Visto que os Estados Unidos não fazem parte da UE, é provavelmente uma boa ideia contactar primeiro a Autoridade tributaria (AT) ao encomendar uma remessa de bens, e saber se os bens particulares estão sujeitos a certas restrições ou se existem quaisquer outros obstáculos nos regulamentos aduaneiros. Os bens restritos incluem álcool e tabaco, por exemplo. A vasta maioria de bens, no entanto, não têm qualquer problema.
3. Selecionar o tipo de transporte dos EUA para a Portugal
Quando necessitar de transportar bens dos Estados Unidos para a Portugal, pode usar transporte marítimo ou aéreo. As principais observações são a quantidade de tempo disponível para o transporte, o tamanho e peso da carga, e a quantidade de impacto ambiental que está disposto a aceitar.
O transporte marítimo a partir dos Estados Unidos demora entre 3 a 6 semanas, dependendo do local nos Estados Unidos de onde os bens serão expedidos. Os envios a partir da costa este demoram 3 a 4 semanas, e a partir da costa oeste entre 4 a 6 semanas. Além disso, os bens têm que ser expedidos a partir do fornecedor até ao porto, o que pode demorar desde um dia até uma semana se forem enviados pelo país em comboios de carga. Quando os bens chegam à Portugal através de mar, podem tipicamente ser-lhe entregues dentro de poucos dias.
O transporte aéreo a partir dos Estados Unidos demora desde 2 a 3 dias, para as opções mais rápidas e caras, e até 10 a 12 dias para as mais baratas. O transporte aéreo pode ser tipicamente dividido em transporte aéreo normal, que é expedido com uma companhia aérea, e serviços de correio rápido, que são voos de cargas dedicados e operados por empresas de correio rápido tais como as FedEx, UPS e DHL.
O tamanho e peso da sua carga é crítico para determinar a forma de envio mais barata.
Se o seu contrato com o seu fornecedor nos EUA declarar que você é responsável pelo transporte todo desde o endereço do seu fornecedor, então o transporte aéreo será normalmente a opção mais barata para envios até 2 metros cúbicos ou 300 kg. Se, pelo contrário, é apenas responsável pelo transporte a partir do porto ou aeroporto mais próximos, então este limite será de cerca de 1 metro cúbico ou 150 kg.
O transporte por mar pode ser usado vantajosamente para enviar cargas soltas se a remessa for menor que 15 metros cúbicos. Na prática, isto significa que irá partilhar um contentor com outros importadores. Se a remessa exceder os 15 metros cúbicos, seria melhor reservar um contentor completo. O peso não é um fator relevante para o transporte marítimo, visto que os limites de peso para barcos são muito maiores do que para aviões.
Os vários tipos de envio afetam o ambiente de formas diferentes. Leia mais sobre o impacto ambiental dos vários tipos de envios aqui. Também pode assistir a este curto vídeo sobre considerações a ter ao escolher entre envios por mar ou aéreos.
4. Preços de envios a partir dos EUA
Os Estados Unidos são um país grande, e o transporte interno por comboio ou camião é relativamente caro. Assim, quer seja responsável pelo transporte de cargas desde o endereço do fornecedor ou apenas a partir do porto ou aeroporto mais próximo, isso irá afetar os seus custos de transporte a partir dos Estados Unidos a grande escala.
Se concordou com a primeira opção, então necessita de ter em conta que esse pode ser um armazém que fica a muitas centenas de quilómetros no interior do país. Por exemplo, pode fazer negócios em termos denominados ‘FOB Denver, Colorado’, mesmo que Denver fique a 1 600 km de Los Angeles, que é o porto mais próximo. Neste caso teria que pagar pelo custo do transporte das mercadorias de Denver para Los Angeles, e depois daí para a Portugal.
Abaixo, compilámos um número de exemplos de tarifas de envio a partir dos EUA para a Portugal com vários tipos de envio e períodos de trânsito. Os preços e períodos de trânsito devem ser apenas considerados como indicativos, visto que os preços reais variam constantemente com as alterações dos preços do combustível e com as taxas de câmbio em particular. Pesquise os atuais preços de envio a partir dos EUA aqui.
5. Encomendas a partir dos EUA
No que toca a transporte de encomendas, existe uma grande diferença entre os preços de tabela e os preços sob grandes contratos previstos. Se tem remessas nos Estados Unidos que quer expedir por correio rápido para um período de trânsito mais curto e não possui um grande contrato previsto, tente contactar uma expedidora ou pesquise e reserve transporte aqui no nosso website em vez de lidar diretamente com a empresa de correio rápido.
Desta forma, recebe o desconto a partir de um grande contrato previsto – e ainda recebe o mesmo produto de envio rápido.
Transportar mercadorias a partir dos EUA com a Transporteca
Se escolher pesquisar e reservar o seu transporte a partir dos EUA através da Transporteca, irá encontrar grandes preços das melhores expedidoras nesta rota em particular. Trabalhamos exclusivamente com expedidoras que sabemos que conseguem fazer o trabalho e que possuem fortes produtos de transporte a partir dos EUA em particular. Pode obter preços e serviços tanto para transporte marítimo como para transporte aéreo neste portal, e se reservar on-line terá automaticamente garantia de preço para que esteja protegido contra despesas imprevistas.