A palavra ‘transporte’ provém do Latim ‘transportare’, que significa ‘trazer’ ou ‘levar para’. A palavra possui vários significados, dos quais o mais importante é ‘levar cargas ou passageiros de um local para outro’.
Meios de transporte
O transporte de cargas é feito quer por camião, comboio, avião ou barco. Em geral, pode dizer-se que os camiões e os comboios são usados para transporte continental, por exemplo da Portugal para Espanha, enquanto que os transportes aéreo e marítimo são usados para transporte intercontinental, por exemplo da Portugal para os Estados Unidos.
No entanto, existem algumas particularidades que deve conhecer, pois os diferentes meios de transporte têm os seus pontos fortes e fraquezas.
Transporte rodoviário
Os camiões são usados para transportar cargas até alguns milhares de quilómetros. A principal vantagem dos camiões é o seu alto nível de flexibilidade. É possível conduzir quando se quer e onde se quer, muitas vezes sem ter que esperar por outros.
Os camiões são o único tipo de veículos que pode tratar da inteira cadeia de transporte. Se usar um comboio, um avião ou um barco, isso irá sempre envolver carregamentos e descargas uma ou mais vezes para levar as cargas de porta a porta. A desvantagem dos camiões é um custo relativamente alto por tonelada-quilómetro, que é a unidade mais usada para comparar custos através dos diferentes meios de transporte. Os camiões também emitem um nível relativamente alto de poluição.
Transporte ferroviário
Os comboios são mais usados para transporte terrestre em percursos mais longos que 1.000 km. A principal vantagem é o custo por tonelada-quilómetro, que é significativamente mais baixo do que para os camiões.
Os comboios também possuem um nível significativo de flexibilidade, visto que as carruagens individuais podem ser desacopladas e acopladas em composições ferroviárias diferentes de modo a tomar partido da rede ferroviárias. Uma única combinação ferroviária consiste em até 50 carruagens. A desvantagem dos comboios é que apenas podem transportar bens de porta a porta em raras instâncias. Podem viajar de e até à estação ou ponto de descarga mais próximo, mas é quase sempre necessário usar um camião no princípio e no fim da viagem.
Transporte aéreo
O avião é o meio de transporte preferido para longas distâncias quando o tempo é um fator essencial. O custo por tonelada-quilómetro é elevado e também o nível de CO2 por tonelada-quilómetro. Por esta razão, o transporte aéreo é principalmente usado para cargas com um valor relativamente alto comparado com o preço de envio. Isto permite ao proprietário da carga evitar prender o capital que a carga representa por um longo período de tempo, que seria o caso para o transporte por barco. O transporte aéreo é frequentemente usado para aparelhos eletrónicos, artigos de moda, e outros tipos de carga para as quais o valor por quilograma seja elevado e o tempo-de-mercado necessita de ser curto.
Transporte marítimo
Em geral, os barcos são as embarcações que transportam mais toneladas-quilómetro de bens pelo mundo. A principal vantagem é que podem transportar cargas muito grandes e muito pesadas em longas distâncias a um preço muito baixo. O lado negativo é que demora muito tempo, tipicamente 30 dias desde um porto na Ásia até a um porto no Norte da Europa. Isto significa que o capital do proprietário da carga está preso durante os 45 dias que normalmente demora a transportar bens da fábrica até à loja. Também envolve uma cadeia de fornecimento flexível que é difícil alterar com pouca antecedência.
Preços para transporte
Existem algumas coisas que deve ter em conta ao pesquisar preços para o transporte das suas mercadorias.
Antes de mais, garanta que recebe sempre um preço com tudo incluído. As expedidoras têm o hábito de estabelecer preços na forma de uma longa lista de abreviações obscuras, muitas vezes em moedas diferentes. Não tente descobrir o preço por si próprio a não ser que saiba realmente o que está a fazer. Em vez disso, contacte a expedidora e solicite uma resposta com o preço total.
Garanta também que recebe o preço antes que o transporte tenha início. Se esperar até depois, fica numa má posição de negociação: se não pagar a fatura que lhe é enviada, então as suas mercadorias não serão entregues. Basicamente, deve tomar controlo do transporte por si e não permitir que os seus fornecedores tratem disso a não ser que os conheça bem e que confie neles. Caso contrário, corre o risco de cair numa armadilha de transportes, sobre a qual pode ler mais aqui.
Finalmente, é uma boa ideia obter preços a partir de várias expedidoras antes de tomar uma decisão final. As expedidoras conseguem geralmente oferecer todos os tipos de serviços de transportes em qualquer parte do mundo, mas essa não é a sua única capacidade. Algumas expedidoras são boas no transporte marítimo a partir da China, outras conseguem expedir uma palete de vinho a partir de Itália a preços baixos e outras ainda conseguem enviar pequenas encomendas para a Portugal a partir dos EUA rápida e fidedignamente. É por isso que os preços que recebe podem ser tão diferentes. Muito diferentes. Isto não significa necessariamente que alguém está a tentar enganá-lo. Significa apenas que recebeu preços a partir de pelo menos uma expedidora por algo em que são mesmo bons, e que recebeu preços a partir de pelo menos uma expedidora por algo que não é o seu forte. Elas compram a outras expedidoras os serviços que não conseguem fornecer sozinhas. Isto resulta num elo extra na cadeia de vendas, o que significa um preço mais elevado para si.
Transporte na Transporteca
A Transporteca é um motor de pesquisa para o transporte de bens, e funciona da mesma forma como quando reserva um voo ou um quarto de hotel on-line. Com alguns cliques pode realizar uma pesquisa que corresponde às suas necessidades de expedição e visualizar uma lista de tarifas e períodos. Selecione o produto de transporte que deseja, introduza os detalhes de contacto do remetente e do destinatário, depois confirme e pague pela reserva. É tão simples quanto isso. Pode ser tudo feito a partir da sua sala!