Cinco dicas

Transporte de encomendas

Envie encomendas para o estrangeiro de forma barata e eficiente com este guia de encomendas. É uma coleção das observações mais importantes que precisa de fazer antes de adquirir transporte de encomendas. Leia como você pode poupar dinheiro ao usar os melhores acordos, quais empresas de entrega de encomendas deve usar para que serviços e quem deve emitir quais documentos.

1. O que é o transporte de encomendas?

Quer necessite do transporte de encomendas ou não, o correio normal ou um serviço de frete completo dependem dos bens que deseja expedir. A caraterística do transporte de encomendas é o facto de que apenas os pacotes padrão com dimensões específicas e limites de peso podem ser levados.

Por exemplo, se enviar pacotes para o estrangeiro e decidir usar um serviço de correio rápido da UPS para o transporte, então as encomendas devem passar por uma rede de distribuição que não consegue manusear pacotes com mais de 68kg, e o lado mais comprido do pacote não pode exceder os 270cm.

2. Que empresa de transportes devo usar? 

Diferentes empresas de transportes têm diferentes pontos fortes dos quais pode beneficiar, dependendo do tipo de transporte de encomendas que necessita. Existem cinco categorias principais de empresas de transportes para encomendas:

Empresas de correio global, tais como as UPS, FedEx, DHL, TNT
Serviços postais, tais como a Post Danmark e PostNord
Empresas de correio regional, tais como as GLS, Bring, 3×34
Transportadoras locais
Transporte independente de encomendas

As empresas de correio global têm uma enorme rede eficiente que sobre a maior parte do planeta, e fornecem a possibilidade de rastrear os seus pacotes como norma. As organizações são grandes, e os seus procedimentos são muitas vezes padronizados e automatizados, o que limita a flexibilidade. Se enviar encomendas para o estrangeiro, estas empresas são frequentemente preferíveis, visto que os seus serviços incluem sempre tanto o transporte porta-a-porta e o desalfandegamento à saída e à entrada. Saiba mais sobre como obter um bom preço no seu transporte de encomendas com empresas de correio rápido aqui.

Transporte de encomendas

Os serviços postais são geralmente locais, mas existe uma forte rede de postos de correio pelo mundo. Serão capazes de fornecer um serviço internacional razoável dentro de 5-10 dias, mas apenas oferecem rastreamento dos seus envios por uma taxa adicional e normalmente exigem que entregue as suas encomendas numa central de correios por si.

Empresas de correio regional têm tipicamente um ou mais armazéns na Portugal e em países vizinhos. Trabalham com uma combinação de veículos privados e parceiros e conseguem também enviar as suas encomendas globalmente, em cujo caso normalmente se apoiam em outras empresas de correio global.

As transportadoras locais têm um veículo único ou uma frota de carrinhas ou camiões, que usam para planear as suas rotas, dependendo de como recebem pedidos. Tipicamente, deve esperar que a transportadora seja exclusivamente responsável pelo transporte em si e será apenas capaz de ajudar com documentos e tratamentos aduaneiros até um certo nível. As transportadoras locais são muitas vezes mais flexíveis que as empresas maiores e podem frequentemente ajustar os seus horários de recolha e entrega de acordo com as suas necessidades.

As transportadoras locais

O transporte independente de encomendas pode ser encontrado através de vários portais. Estes são tipicamente entidades privadas ou empresas individuais que oferecem a sua capacidade de transporte e rotas que eles já frequentam. Se usar transporte independente, deve ter atenção que se as suas encomendas não chegarem ou se ficarem danificadas, pode ser extremamente difícil receber compensação.

3. Serviços de transporte ao enviar encomendas para o estrangeiro 

Quando enviar encomendas para o estrangeiro com uma empresa de correio rápido, pode normalmente escolher entre várias velocidades de entrega. Como mínimo, estas empresas oferecem um serviço rápido em que as suas encomendas podem ser entregues dentro de alguns dias, e um serviço mais lento e barato em que as suas encomendas são entregues dentro de 7 a 10 dias.

As encomendas são enviadas através da mesma rede de transportes tanto para os tipo de serviços rápidos e lentos; a única diferença é que com o serviço rápido, as encomendas são marcadas como prioritárias no sistema. Em prática, isto funciona tal como as etiquetas de “prioritário” que as companhias aéreas usam para as bagagem da classe executiva. Isto significa que as encomendas saem sempre na primeira partida e são processadas primeiro durante a triagem e entrega.

4. Encontre o melhor preço para o transporte de encomendas 

Com as empresas de correio rápido em particular, podem existir grandes diferenças entre os preços estabelecidos e os preços negociados. Frequentemente, não compensa negociar preços por si se faz menos de 100 expedições por ano.

Em vez de pagar o preço estabelecido, adquirir serviços de correio rápido através de uma expedidora compensa. Por exemplo, pode fazer isso aqui mesmo através do portal, onde os preços acordados do agentes expedidores são mostrados e podem ser comparados numa visão geral fácil de analisar, e onde pode solicitar o seu transporte on-line.

Transporte de Cargas

Se necessita de entregas rápidas, é uma boa ideia obter preços tanto para serviços de transporte mais rápidos e mais lentos. A razão disto é que existe apenas uma pequena diferença de preço para algumas rotas e tamanhos de pacotes, enquanto que para outras pode ser 3-4 vezes maior. O portal fornece uma visão geral de serviços mais rápidos e mais lentos para que possa comparar tarifas e períodos de trânsito facilmente.

Se adquirir diretamente de uma empresa de expedição, irá necessitar de determinar o que está incluído no serviço e no preço. Por exemplo, a nota de envio normalmente não está incluída no serviço, o que significa que o próprio remetente é responsável por criar a nota de envio no sistema da empresa de correio rápido. Para comparar preços, também é importante estar alerta de quaisquer sobretaxas, tais como sobretaxas de combustível ou custos de faturação, para que possa determinar o preço total.

No portal, a nota de envio está sempre incluída no preço e todas as sobretaxas estão incluídas no preço que lhe é mostrado. Se a expedidora não oferecer preparação da nota de envio, a Transporteca irá prepará-la e enviá-la, gratuitamente. Se necessitar de expedir encomendas para ou a partir de outros países, pode consultar os preços atuais aqui.

5. Assuntos práticos após ter adquirido transporte de encomendas 

Assim que tenha adquirido transporte para a sua encomenda, existem três coisas que deve ter em conta:

  1. Nota de envio / etiquetas
  2. Documentos
  3. Levantamento

A nota de envio normalmente tem a forma de etiqueta que é colocada nas encomendas. Esta nota de envio contém informação sobre quem o remetente e o recetor são, assim como o serviço de transporte que adquiriu e normalmente uma referência que pode ser usada para fins de rastreamento. Se adquirir através do nosso portal, o remetente recebe automaticamente um e-mail com uma hiperligação para as suas notas de envio, que podem ser impressos e afixados nas encomendas.

Encontre o melhor preço para o transporte de encomendas

Ao enviar encomendas para o estrangeiro, fora da UE, o desalfandegamento é necessário. Para isto, a empresa de transporte irá precisar de uma fatura a documentar o valor dos bens, assim como uma lista de empacotamento a descrever os conteúdos dos pacotes. Leia mais sobre documentos de transporte aqui.

Pode solicitar o levantamento quer ao adquirir o transporte ou quando os pacotes estiverem prontos para levantamento. Não existe razão para que não possa receber as suas notas de envio (etiquetas) logo e depois esperar para marcar o seu levantamento até ao dia antes de as encomendas precisarem de ser expedidas, no máximo. As notas de envio normalmente têm instruções para solicitar o levantamento. Tipicamente, pode ligar para o escritório local da empresa de correio rápido com o número de referência da nota de envio e solicitar um levantamento. Isto pode normalmente ser organizado para o dia seguinte se telefonar antes do meio-dia.