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Transporte de Cargas

Em geral, o transporte de cargas é dividido de acordo com a forma física de transporte que será usada para enviar as remessas, por exemplo quer por terra, por mar ou por avião. Dito isto, existem também vários subgrupos, tais como se o transporte terrestre é feito por Camião ou por comboio, ou se o transporte marítimo envolve um contentor inteiro ou apenas uma palete. Aqui vemos os tipos de envio mais comuns.

Envio por terra

O transporte de cargas por terra pode ser feito por estrada ou por caminhos-de-ferro. Os camiões são geralmente mais rápidos, mas também mais caros, especialmente para longas distâncias. Assim, os comboios são o principal meio de transporte para distâncias de envio superiores a 1000 km. Um camião pode ir do Norte da Itália até à Portugal em dois dias, enquanto que o comboio demora tipicamente 4 dias, visto que as carruagens precisam de ser acopladas e desacopladas várias vezes ao longo do percurso.

Ao transportar por estrada ou por caminhos-de-ferro, é feita uma distinção entre cargas soltas e ‘carregamentos completos’. Carga solta significa que tem espaços para uma ou duas paletes num camião ou numa carruagem. Então, em princípio, estaria a partilhar os custos de envio com outras empresas que também adquiriram o espaço. A maioria das transportadoras têm preços fixos para cargas soltas. Por exemplo, uma palete que pese 500 kg de Milão para Porto custa Euro 350 de porta-a-porta.

O termo ‘carregamento completo’ significa que, como comprador de transporte, reserva um camião ou uma carruagem completa. Um reboque de cortina lateral num camião tem espaço para 33 paletes e um total de 91 metros cúbicos. O conceito de um metro de carregamento é muitas vezes usado para calcular o espaço num camião. Um reboque de cortina lateral normal tem 13,6 metros de carregamento disponíveis.

Uma carruagem de comboio é um pouco maior. Estas podem alojar até 120 metros cúbicos.

Transporte de Cargas

Envio marítimo

Num nível bastante geral, o transporte marítimo é dividido em volume ou contentor. Volume significa que os bens são carregados diretamente no barco sem qualquer embalamento. Isto é usado para transportar matérias-primas como minérios de ferro, cereais, petróleo e carvão, por exemplo. Este tipo de carga pode ser, por exemplo, 100.000 toneladas de carvão carregadas diretamente num barco na África do Sul, que depois navega diretamente para uma central elétrica na Dinamarca. Em jargão profissional, volume é também por vezes chamado de ‘tramp’ (embarcação de transporte ocasional).

A razão porque se chama ‘tramp’ não tem nada a ver, na realidade, com o tipo de barco ou de carga, mas ao invés disso refere-se ao facto de que os graneleiros normalmente não operam numa programação fixa. Podem ser mesmo considerados os ‘táxis’ do mar, visto que são reservados para fazer uma ou mais viagens para um cliente em particular com uma carga em particular.

Os produtos acabados produzidos na Ásia, por exemplo, e consumidos no Ocidente são transportados em barcos de contentores. A vantagem aqui é que um contentor pode ser recarregado de barco para barco e de barco para um camião, o que significa que é possível carregar pequenas quantidades de bens, tais como um contentor de 20 pés com 10 toneladas de produtos acabados, muito mais eficazmente do que se fossem transportadas em volume.

Transporte de Cargas

Também por vezes irá ouvir referências a envios por contentores como transportes marítimos regulares. Isto é porque os barcos de contentores – ao contrário dos graneleiros – navegam em horários regulares. Também são, portanto, vistos como ‘autocarros’ do mar, pois fazem paragens num determinado porto no mesmo dia todas as semanas. Pode ver exemplo deste tipo de horários aqui na Maersk Line.

Também se faz uma distinção entre carga solta e ‘carregamentos completos’ ao falar sobre carga de contentores. A carga solta também é frequentemente chamada de LCL (Menos que a Carga de um Contentor), enquanto que um ‘carregamento completo’ é referido como FCL (Carregamento de um Contentor Completo). Pode ler mais sobre o que significa carga solta aqui, mas falando no geral, a regra é que deve usar carga solta se vai enviar entre 1,5 e 15 metros cúbicos de carga de ou para destinos no estrangeiro. Se tem mais que 15 metros cúbicos, é mais barato usar um contentor completo. Se tem menos que 1,5 metros cúbicos, é normalmente mais barato transportar os bens por avião.

Envio normal aéreo

O envio aéreo é normalmente dividido em dois tipos: envio aéreo normal ou correio rápido.

O envio aéreo são as cargas que vê a ser carregadas para os compartimentos de cargas Standard dos aviões de passageiros que percorrem longas distâncias. Os envios mais pequenos são carregados naquilo que é chamado um Contentor ULD (ULD = Dispositivo de Unidade de Carregamento), que é um contentor de alumínio normal desenhado para encaixar na curvatura da fuselagem. Os itens maiores são amarrados ao que se chama uma palete ULD. Estes contentores e paletes tornam fácil levar a carga até ao avião e para bordo com máquinas feitas justamente para este propósito.

Transporte de Cargas

Vale a pena mencionar que o envio aéreo normal só é normalmente feito em ‘grandes’ aviões. Este tipo de aeronaves só é normalmente usado para voos de distâncias mais longas. Uma forma fácil de reconhecer este tipo de aeronaves é que têm dois corredores no compartimento de passageiros. Então o Boeing 737 ou o Airbus 319 de 160 passageiros que voam da Dinamarca para Londres, Paris e outros destinos europeus não levam carga a bordo. O transporte de cargas dentro da Europa é quase exclusivamente rodoviário. Isto também é verdade para as cargas em voos vindos da Ásia. Estes envios serão muito provavelmente descarregados em Frankfurt ou Estocolmo e depois levados até à Dinamarca por estrada.

Correio Rápido

Uma empresa de correio rápido pode, em princípio, ser qualquer coisa desde uma empresa local com mensageiros em bicicletas até uma grande empresa internacional com os seus próprio aviões, camiões, centros de distribuição e várias centenas de milhares de funcionários. No que toca a estas últimas, existem quatro empresas globais que provavelmente conhece: DHL, Fedex, UPS e TNT.

Ao contrário das companhias aéreas, cujo principal produto é o de transportar passageiros e que apenas transportam cargas como ‘subproduto’, as empresas de correio rápido trabalham apenas com remessas. A sua inteira infraestrutura é otimizada e automatizada para o manuseio extremamente eficiente das cargas. Todas são capazes de entregar cartas e pequenos pacotes pelos continentes em menos de 48 horas. Embora sejam mais conhecidas pelo seu manuseio de pacotes de encomendas, podem também lidar com grandes envios em paletes.

Transporte de Cargas

Que tipo de transporte devo usar?

O tipo de transporte que é melhor para si irá depender de três questões:

De onde e para onde serão os seus bens enviados?
Com que rapidez têm que chegar?
Quão grande é a remessa e quanto pesa?

Dependendo da resposta a estas questões pode encontrar o tipo de transporte que melhor se adequa ao seu envio aqui:

Dentro da Europa, por exemplo da Itália para a Dinamarca, deve escolher transporte terrestre:

Se a sua remessa for menor que 1 m3 e pesar menos de 400 kg, o correio rápido será normalmente mais barato. Eles fazem entregas na Europa em 2 ou 3 dias
Se a sua remessa for maior que 1 m3 ou se pesar mais que 400 kg, então uma transportadora tradicional será normalmente mais barata. Eles fazem entregas na Europa dentro de 4 a 6 dias

Os envios internacionais, por exemplo, da China para a Dinamarca ou dos EUA para a Dinamarca, podem ser enviados quer por barco ou por avião:

Se precisa que os bens sejam enviados rapidamente, então o envio aéreo é a única solução. Um envio expresso com uma empresa de correio rápido pode chegar em 2 a 4 dias, enquanto que um envio mais lento (e mais barato) por correio rápido ou por envio aéreo normal demora entre 8 a 12 dias.
Se a sua remessa for menor que 0,5 m3 e pesar menos de 100 kg, então o envio aéreo será provavelmente mais barato do que por mar. A razão para isto é que o cliente será cobrado por um mínimo de 1 m3 para o transporte marítimo, mesmo se a sua remessa for menor que isso. O tempo de transporte aéreo é de 8 a 12 dias.
Se a sua remessa for maior que 0,5 m3 ou se pesar mais que 100 kg e tiver bastante tempo, então o transporte marítimo será mais barato. O envio levará entre 38 a 43 dias da China para a Dinamarca, mas pode variar dependendo do tempo do transporte.
Pode ler mais sobre as diferenças entre transporte marítimo e aéreo aqui

Pode comparar os diferentes tipos de envio, tarifas e período de trânsito aqui na Transporteca.

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