Esta página tem o objetivo de ajudar as empresas envolvidas no comércio internacional a evitar algumas das armadilhas e erros na importação mais comuns. Se tiver experiências, das quais outros possam beneficiar, por favor partilhe-as conosco, para que possam ser incluídas aqui.
Documentos de Envio
Os documentos são uma fonte comum de atraso e frustração no comércio internacional (tal como as Licenças de Exportação Chinesas). Enquanto que a grande parte do processo de envio pode ser executado sem o acesso a documentos completos exatos, o despacho aduaneiro será atrasado caso a informação esteja em falta ou não seja exata, e até que esta seja retificada.
Não assuma que os documentos estão corretos quando os recebe, pois este é um dos erros na importação. Habitue-se a verificar que toda a informação é exata e completa assim que a recebe, e corrija de imediato quaisquer imprecisões, faltas ou informações erradas. O envio internacional é simples e lógico. Os documentos também. Se algo parece errado – normalmente está.
Verifique com a transportadora se precisa de fornecer documentos originais ou se uma cópia digitalizada chega. Para o conhecimento de embarque (B/L), note que o destinatário irá precisar de apresentar o documento original à transportadora no destino para conseguir levantar a carga. É necessário haver um acordo entre o remetente e o destinatário de quando e como estes documentos serão transferidos do remetente para o destinatário.
Quem faz o quê?
Existem sempre sete passos no processo de transporte internacional que precisam de ser organizados e pagos. Pode evitar surpresas negativas se garantir que tem um acordo claro de quem é responsável pelo quê antes de enviar os bens. E lembre-se, os impostos aduaneiros não são considerados como parte do processo de envio. Se as autoridades no seu país cobrarem quaisquer custos aduaneiros, esses valores serão somados em cima do valor acordado.
Tente fazer um acordo comercial entre o remetente e o comprador no início do processo, com pelo menos estas questões:
Quem é responsável por pagar cada parte do processo de envio?
Quem contrata a transportadora?
Qual é exatamente a origem e o destino (morada, informações de contato?)
Qual a carga (medidas, peso, conteúdo)?
Quando é que a carga está pronta (refira-se à data de despacho da carga)?
O que acontece se a data não for cumprida?
Ao documentar quem é responsável por cada parte do processo de envio, tente utilizar os Incoterms globalmente padronizados. Isto irá minimizar mal-entendidos mais tarde no processo.
Taxas Locais
Não deixe que as taxas locais o surpreendam. Um dos erros na importação é o fato de, muitas vezes, remetentes e destinatários focam-se exclusivamente nos custos do transporte quando estimam o custo do envio internacional. Existem sempre taxas locais tanto na origem como no destino para o manuseamento da carga.
Quantas transportadoras?
Limite o número de fornecedores de transporte no processo logístico end-to-end (do início ao fim). Normalmente, seria benéfico lidar apenas com uma transportadora de forma a ter apenas um ponto de contato e reduzir o risco de disputa entre fornecedores de logística caso algo corra mal na entrega.
Sobretaxas
Para o transporte que reservar na Transporteca, as sobretaxas estão incluídas no preço que paga quando confirma a sua reserva.
Se reservar diretamente com uma transportadora, ou precisar de pagar sobretaxas em separado na origem ou no destino, é expectável que as sobretaxas sejam adicionas à fatura final. Tem de compreender todas as sobretaxas impostas e não hesite em pedir esclarecimentos, mas também tenha em conta que as transportadoras não vão libertar a sua remessa até que todos os pagamentos tenham sido cobrados. Saiba mais sobre taxas aqui.
Transferências Bancárias
O atraso em transferências bancárias internacionais muitas vezes atrasará o processo de envio. A menos que haja uma relação de crédito já estabelecida entre o remetente e o destinatário, o vendedor normalmente não despacha os bens até que o pagamento do comprador tenha sido recebido.
São necessários os detalhes exatos para as transferências bancárias internacionais, por isso certifique-se que os detalhes estão completos, e num formato, que possa ser utilizado no sistema eletrónico bancário, caso seja necessário. Tenha em consideração que os formatos de morada variam de país para país, e na dúvida, é preferível perguntar ao vendedor qual o formato exato que é necessário fornecer de forma a fazer uma transferência de sucesso. Se o banco recetor não aceitar os detalhes da transferência, pode demorar até 10 dias para que o comprador seja notificado.
Códigos HS
Os códigos HS são utilizados para a classificação de direitos de bens comercializados internacionalmente. Um código HS errado pode atrasar severamente o seu envio em caso de inspeção da alfândega. Adicionalmente, um código HS errado pode aumentar as taxas aduaneiras cobradas sobre os seus bens e acima do que é esperado. Para reduzir este risco, faça com que a transportadora ou o despachante aduaneiro classifique os seus bens baseado numa descrição correta da sua carga pelo remetente, e tenha os código HS impressos no conhecimento de embarque (B/L)
Seguro de Carga
Preciso de seguro de carga? Esta é uma questão comum entre remetentes e destinatários. É um equívoco comum e um dos erros na importação pensar que a transportadora ou a transportadora marítima é responsável pela perda ou danificação de bens enquanto estão sobre a sua posse. O fato é que todas as transportadoras e transitários têm a sua responsabilidade muito limitada, pelo que é altamente recomendado que segure a sua carga. Inclua no acordo entre o remetente e o destinatário quem é responsável pelo seguro, e garanta que partilha uma cópia do contrato de seguro e do processo de reclamações.
O seguro da carga pode ser comprado normalmente a partir da transpotadora ou através de uma empresa independente de seguros de carga.
Tempo em Trânsito
Confundir o tempo em trânsito de porto a porto com o tempo em trânsito total é uma fonte comum de frustração e um dos mais comuns erros na importação. Ao estabelecer o tempo em trânsito para diferentes soluções de transporte, granta que está consciente dos componentes que fazem parte do tempo em trânsito que lhe oferecem para evitar surpresas.