Guia

O processo de envio explicado

Existem cinco passos físicos e dois documentais, que têm de ser aplicados no processo de envio para cada envio a partir do remetente para o destinatário em comércio internacional. Como cada passo tem custos associados, é importante o acordo entre as partes sobre quem é responsável por cada parte, antes de envio ser iniciado.

Transporte de Exportação

O transporte de bens das instalações do remetente para o armazém de depósito da transportadora é chamado de transporte de exportação ou ‘export haulage’ (em inglês). É normalmente efetuado por camião ou numa combinação entre camião e comboio, e demora entre algumas horas a semanas, dependendo da distância e geografia.

No processo de envio, a responsabilidade de organizar e pagar o transporte de exportação depende do acordo entre o remetente e o destinatário. Se o acordo consiste em o destinatário assumir a responsabilidade do envio diretamente das instalações do remetente, é da responsabilidade do destinatário providenciar o transporte de exportação. Se o acordo consiste em o destinatário assumir a responsabilidade numa fase mais avançada do processo de envio, então a responsabilidade em organizar o transporte de exportação é do remetente.

Para os Incoterms EXW (ex works) e FCA (transportadora grátis), o transporte de exportação é da responsabilidade do destinatário. Saiba mais sobre os Incoterms na Transportação Internacional.

Se for da sua responsabilidade organizar o transporte de exportação, e a sua transportadora não oferecer este serviço, pode escolher entre organizar por si próprio ou comprar este serviço a uma empresa de transportação local. Se organizar pos si, pode trazer o carregamento para o armazém de depósito do transitário onde pode entregá-lo à transportadora, e poupar o custo do transporte de exportação. Organizar o transporte de exportação com uma transportadora local ou fazê-lo por si normalmente só é possível se tiver experiência local ou presença no mercado local. De outra forma, será recomendado que faça um acordo com o remetente para organizar o transporte de exportação.

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Despacho Aduaneiro de Exportação

O despacho aduaneiro de exportação é requerido pelas autoridades no país de origem para registo do carregamento que abandona o país. O despacho aduaneiro de exportação é levado a cabo por um corretor de alfândega oficial, e requer a submissão de uma declaração que detalhe a carga e documentos comprovativos (por exemplo, Licença Chinesa de Exportação). Os documentos comprovativos variam de país para país, mas a transportadora será capaz de o informar quais são os documentos necessários.

Deverá ser estabelecido entre o remetente e o destinatário quem é responsável por tratar do despacho aduaneiro. No despacho aduaneiro de exportação, normalmente é o remetente que ou utiliza a transportadora selecionada para o transporte internacional ou nomeia um corretor de alfândega diretamente. No caso estranho em que o destinatário seja responsável pelo despacho aduaneiro de exportação, fará normalmente sentido que peça à transportadora para o fazer, a não ser que o destinatário tenha experiência local ou presença no mercado de origem. Alternativamente, o destinatário pode pedir ao remetente para tratar do despacho aduaneiro de exportação.

Manuseamento na Origem

O manuseamento na origem compreende um número de atividades realizadas pelo transitário ou pelo seu agente. Começa coma receção da mercadoria onde a mercadoria é descarregada do camião em que chega e colocada numa área de espera onde é contada e inspecionada. A mercadoria é validada com base nos detalhes da reserva e o recibo do transitário da mercadoria é emitido para o remetente a documentar que a mercadoria foi recebida para envio.

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Manuseamento na origem de um contentor LCL

A mercadoria será depois colocada numa palete no armazém de origem para consolidação com outros envios para ser carregada num contentor para o mesmo porto de destino.

Uns dias antes da partida do navio, os envios são colocados na linha de transporte do contentor, e o contentor é transportado para o porto.  No porto, o contentor é empilhado juntamente com outros contentores para serem carregados no mesmo navio, e por fim são carregados quando o navio estiver pronto no porto.

No processo de envio, é sempre a transportadora contratada para o envio internacional que é responsável por realizar o manuseamento na origem. O pagamento pelo manuseamento na origem, contudo, pode ser efetuado pelo remetente ou pelo destinatário dependendo do que está acordado entre eles.

Se a mercadoria foi vendida em termos EXW (ex works) ou FCA (frete grátis), o pagamento pelo manuseamento na origem seria normalmente da responsabilidade do destinatário. Se a mercadoria é vendida sob FOB (free on board), CNG/CIF (cost and freight) ou DDU (delivered duty unpaid), o seu manuseamento na origem é normalmente da responsabilidade do remetente.  Se o manuseamento na origem não for cobrado juntamente com o frete marítimo, é normalmente cobrado na altura do recibo da mercadoria e deverá ser liquidado antes da mercadoria ser carregada no porto de origem.

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Frete Marítimo

Quando falamos de processo de envio, também falamos de uma linha de transporte que cumpre o frete marítimo sob um contrato de transporte com o transitário. O contentor pode ser enviado em múltiplos navios com transbordos em portos diferentes, tal como um passegeiro que utiliza transportes públicos, trocando de um autocarro para outro. O conhecimento de embarque da casa emitido pelo transitário pode referir qual o navio e viagem que a mercadoria deve ser carregada. Isto refere-se à primeira etapa e não significa que seja o navio que carrega a mercadoria até ao porto de destino.

Não é necessário o remetente ou o destinatário, com menos de um contentor para envio, saberem em que navio a mercadoria está a bordo, mas se estiver interessado, pode consultar o website das linhas de envio e ver se consegue encontrar a sua conexão.

A linha de transporte cobra o frete marítimo e sobretaxas relevantes diretamente ao transitário no que diz respeito ao processo de envio. De seguida, o transitário divide o custo e taxas de frete e sobretaxas em proporções relevantes para os clientes com mercadoria no contentor. Ao avaliar uma taxa de frete de um transitário, é uma boa ideia garantir que todas as sobretaxas e custos extra estão incluídos. As taxas de frete dos transitários que encontra na Transporteca irão sempre incluir as sobretaxas.

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Despacho Aduaneiro de Importação

As autoridades no país de destino requerem o despacho aduaneiro de importação de todas as mercadorias que se estão a mover para o país. Este também é um dos passos que fazem parte do processo de envio. O despacho aduaneiro de importação é uma declaração de tipo de bens e valor que é utilizada para registo e cobrança de quaisquer pagamentos devidos. O despacho aduaneiro de importação é o processo de preparar e submeter a declaração e a documentação necessária às autoridades alfandegárias. Não é o mesmo que o desembaraço aduaneiro, que é o imposto cobrado pela importação de bens, normalmente pago diretamente pelo destinatário às alfândegas relevantes ou autoridades tributárias.

O processo de despacho aduaneiro de importação normalmente pode começar antes da mercadoria chegar ao seu destino, e precisa de estar completo antes da mercadoria entrar no país. A entrada da mercadoria num país considera-se quando esta passa a fronteira e sai de uma área alfandegada.

Uma transportadora, o seu agente ou um agente alfandegário certificado podem tratar do despacho aduaneiro de importação, desde que tenham uma licença válida. A parte resonsável pelo despacho aduaneiro de importação precisaria de receber todos os documentos requeridos para iniciar o processo. Normalmente, o processo pode ser iniciado ao digitalizar cópias dos documentos, mas algumas autoridades requerem mesmo os originais antes de darem o processo por concluído. Você precisa de confirmar com a transportadora ou o agente alfandegário certificado quais são os documentos requeridos.

No processo de envio, a menos que a mercadoria seja vendida sob os termos DDP (delivered duty paid), é da responsabilidade do remetente tratar e pagar o despacho aduaneiro de importação. Costuma ser mais fácil nomear a transportadora ou o agente da transportadora no destino para tratar do despacho alfandegário, já que eles terão em sua posse todos os documentos necessários. Se não oferecerem este serviço, serão capazes de recomendar um agente alfandegário certificado que possa ajudar.

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Manuseamento no destino

O manuseamento no destino compreende um número de atividades realizadas no escritório de destino da transportadora. Começa por receber documentos do escritório  ou agente na origem da transportadora, verificar os documentos e submeter o conhecimento de embarque original para a linha de transporte. Depois, o contentor é recolhido no porto e trazido para o armazém de destino onde é descarregado e a mercadoria inspecionada tanto para um próximo transporte como para recolha por parte do destinatário.

É sempre a transportadora ou o agente da transportadora que é responsável por assumir o manuseamento no destino. A razão para isso acontecer no processo de envio é que tem de ser a parte, a quem o contentor de envio está endereçado, que o tem de recolher pois é o único que está autorizado a fazê-lo no porto.

Quer o remetente como  o destinatários pagam pelo manuseamento no destino. Se os termos comerciais forem DDU ou DDP (delivered duty unpaid / paid), é da responsabilidade do remetente pagar todos os custos associados com o transporte da mercadoria para as instalações do destinatário, incluindo o manuseamento no destino. Para outros termos comerciais como o EXW, FCA, FOB ou CNF/CIF (ex works, free carrier, free on board, cost and freight / cost insurance freight), o manuseamento no destino será da responsabilidade do destinatário. Se o manuseamento no destino for pago pela mesma parte que compra o frete marítimo, este pode ser cobrado na mesma altura, ou a qualquer altura antes do despacho da mercadoria do armazém de destino.

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Transporte de Importação

No processo de envio de bens, a transferência da mercadoria do armazém de importação para o endereço do destinatário e para o destino final da mercadoria é referido como transporte de importação. Costuma ser efetuado via camião ou uma combinação entre camião e comboio, e pode demorar entre algumas horas e vários dias, dependendo da distância e da geografia.

O transporte de importação pode ser efetuado pelo transitário seja pelo manuseamento de um frete marítimo internacional ou por uma empresa local de camionagem. Alternativamente, o destinatário pode decidir recolher a mercadoria por si próprio diretamente no armazém de destino e poupar o custo do transporte de importação. Se o transitário estiver  a efetuar o transporte de importação, seria com os seus próprios camiões ou através da utilização de uma empresa de camionagem de terceiros. Por isso o destinatário nem sempre pode esperar ver a representação do transitário aquando da entrega das suas mercadorias nas suas instalações.

O transporte de importação pode ser efetuado por múltiplos hubs, onde a transportadora pode otimizar a carga dos seus camiões para tornar a distribuição o mais eficiente possível. Algumas transportadoras oferecem o rastreio de todos estes movimentos, mas no final do dia, o que importa é o acordo sobre quando a mercadoria será entregue e não o caminho que percorre.

A menos que os termos comerciais sejam DDU/DDP (delivered duty unpaid/paid), o transporte de importação será normalmente da responsabilidade do destinatário. Por vezes pode ser um benefício utilizar o transitário para também realizar o transporte de importação, e nesse caso o envio seria apenas uma entrega em porta, e a transportadora seria resonsável pelo transporte total para a porta do destinatário. Por favor note que neste caso os impostos aduaneiros terão de ser liquidados em separado para a transportador completar o transporte de importação.

Se a transportadora não conseguir oferecer o transporte de importação, existem várias opções disponíveis no mercado local. Tanto o agente da transportadora pode recomendar empresas de camionagem, como o destinatário pode já ter alguma experiência com alguns fornecedores. De qualquer, nesta fase do processo de envio, é uma questão de entrar em contato com uma empresa de transportação, que tenha força no mercado local, e isso pode fazê-lo online normalmente.

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Quem Paga o Quê no Processo de Envio?

O serviço de transporte porta-a-porto cobre todos os custos de transporte da porta de um endereço especificado por si no país de origem para o porto marítimo no destino. Não existem custos de transporte para o remetente liquidar quando a transportadora recolher a mercadoria. Quaisquer taxas locais para o manuseamento da mercadoria serão cobradas diretamente ao destinatário antes da mercadoria ser recolhida no armazém da transportadora.

O serviço de transporte porta-a-armazém cobre todos os custos da porta de um endereço que especificar no país de origem para o armazém da transportadora no destino. Não existem taxas de transporte para o remetente liquidar quando a transportadora recolhe a mercadoria, nem taxas de transporte para o destinatário liquidar ao recolher a mercadoria do armazém da transportadora.

Isto pode ser relevante se for um importador a comprar bens sob os termos EXW, e quiser recolher a mercadoria do armazém da transportadora de importação por si próprio.

O serviço de transporte porta-a-porta cobre o transporte completo da porta de um endereço que especificar no país de origem para a porta de um endereço que especificar no país de destino. Não existem custos de transporte adicionais para o remetente pagar quando a transportadora recolhe a mercadoria, nem custos de transporte adicionais para o destinatário pagar quando a transportadora entrega a mercadoria.

Isto pode ser relevante se os bens forem negociados sob os termos EXW, DDU e DDP ou se for um envio inter-empresas.

O serviço de transporte armazém-a-porto cobre todo o frete e sobretaxas, e taxas locais na origem. Não existem custos de transporte para o remetente liquidar ao manusear a mercadoria para o armazém da transportadora na origem. Quaisquer taxas locais para o manuseamento da mercadoria no destino são cobradas diretamente ao destinatário antes da mercadoria poder ser recolhida no armazém da transportadora no destino.

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Isto pode, por exemplo, pode ser relevante caso seja um exportador que vende sob os termos CIF ou CNF e gostaria de manusear o transporte de exportação por si próprio, ou caso seja um importador a comprar sob os termos FCA e gostaria de tratar do transporte de importação por si próprio.

O serviço de transporte armazém-a-armazém cobre todo o frete e sobretaxas, e taxas locais tanto na origem como no destino. Não existe custos de transportação para o remetente liquidar ao manusear a mercadoria no armazém da transportadora na origem, e não existem custos de transportação para o destinatário mliquidar aquando da recolha da mercadoria no armazém da transportadora no destino.

Isto, por exemplo, pode ser relevante caso seja um exportador a vender sob os termos DPU e quiser manusear o transporte de exportação por si próprio ou se for um importador a comprar nsob os termos FCA e queira tratar do transporte de importação por si mesmo.

O serviço de transporte armazém-a-porta cobre todos os custos de transportação do armazém da transportadora na origem para o endereço que especificar no país de destino. Não existem custos de transporte para o remetente liquidar ao manusear a mercadoria no armaz+em da transportadora na origem nem custos de transportação para o destinatário liquidar no momento da entrega da mercadoria.

Isto, por exemplo, pode ser relevante se for um exportador a vender sob os termos DDU e DDP e queira tratar por si do transporte de exportação, ou se for um importador a comprar sob os termos FCA.

O serviço de transporte porto-a-porto cobre todo o frete e sobretaxas do porto marítimo na origem para o porto de destino. As taxas locais para o manuseamento da mercadoria na origem são cobradas diretamente ao remetente quando a mercadoria é entregue no armazém da transportadora na origem. As taxas locais para o manuseamento da mercadoria no destino são cobradas diretamente ao destinatário antes da recolha da mercadoria no armazém da transportadora no destino.

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Isto pode, por exemplo, ser relevante se for um exportador a vender sob os termos CNF e CIF e queira tratar por si do transporte de exportação, ou se for m importador a comprar sob os termos FOB e queira tratar por si do transporte de importação.

O serviço de transportação porta-a-armazém cobre todo o frete e sobretaxas, e taxas locais no destino. As taxas locais para o manuseamento da mercadoria na origem são cobradas diretamente ao remetente quando a mercadoria é entregue no armazém da transportadora na origem. Não existem custos de transportação para o destinatário liquidar aquando da recolha da mercadoria no armazém da transportadora no destino.

Isto pode ser relevante, por exemplo, se for um importador a comprar sob os termos FOB e queira tratar por si do transporte de importação.

O serviço de transportação porto-a-porta cobre o transporte total do porto marítimo na origem para a porta de um endereço no país de destino. As taxas locais para o manuseamento da mercadoria são cobrada diretamente ao remetente quando a mercadoria é entregue no amarzém da tarnsportadora na origem. Não existem custos de transporte para o destinatário liquidar quando a mercadoria é entregue no país de destino.

Isto pode ser relevante caso seja um importador a comprar sob os termos FOB e queira a mercadoria entregue na sua porta.

No processo de envio, o serviço de desembaraço alfandegário é opcional e disponível para seleção caso as transportadoras ofereçam este serviço na troca comercial que estiver a pesquisar. Saiba mais sobre ‘Desembaraço Alfandegário na Exportação e Desembaraço Alfandegário na Importação’ no Processo de Envio para saber as alternativas que tem se comprar o desembaraço alfandegário diretamente na transportadora.

Saiba mais sobre as Taxas de envio aqui.