A frustração deve-se em parte ao facto de que nós, como consumidores, nos habituámos a ser capazes de encontrar e comparar preços de tudo, desde voos e hotéis a aparelhos eletrónicos e roupa on-line num instante.

Também se deve parcialmente ao facto de que a maioria das pessoas, que não estão envolvidas no mercado dos transportes, não conhecem os ‘tipos de produtos’ básicos que se encontram no mundo dos transportes, tais como os FOB e os Ex-Works.

1. Onde posso encontrar tarifas de envio?

A grande maioria do mercado de transportes é ainda off-line. Por outras palavras: é necessário contactar um agente expedidor para obter tarifas de envio para as suas mercadorias. No entanto, estão a aparecer algumas alternativas em certos mercados:

www.fragtopgaver.dk – transporte dentro da Dinamarca
www.transporteca.pt – transporte de e para a Dinamarca por barco, avião e camião
www.timocom.dk – transporte rodoviário dentro da Europa
www.freightquote.com – transporte rodoviário dentro dos EUA
www.xpressrate.com – expedir de e para os EUA por barco ou avião
www.flexport.com – expedir de e para os EUA
www.nimber.com – envio de pequenos itens de particulares para particulares

2. O que está incluído nas tarifas de envio?

De modo a comparar tarifas de envio, é necessário possuir uma compreensão básica dos elementos envolvidos no transporte de cargas. Felizmente, quase todos os envios consistem nas mesmas 7 fases:

  1. Levantamento
  2. Desalfandegamento de exportações 
  3. Manuseio de cargas exportadas
  4. Transporte de cargas marítimo, aéreo ou rodoviário
  5. Desalfandegamento de Importações
  6. Manuseio de cargas importadas
  7. Entrega

Veja o nosso artigo sobre o processo de transporte para mais detalhes. Como pode ver a partir da lista acima, o envio está no meio (ponto 4) e os mesmos três elementos (levantamento/entrega, desalfandegamento e manuseio) nas extremidades.

tarifas de envio

Nos casos em que as mercadorias são expedidas de um país pertencente à UE para outro, também pertencente à UE, o desalfandegamento é omitido das duas metades do processo (pontos 2 e 5). Nos casos em que é expedido um contentor inteiro ou um camião completo, então o manuseio é omitido de ambas as partes (pontos 3 e 6). Mas, de outro modo, aplicam-se todos os 7 pontos.

Quando duas partes entram em acordo para a comercialização de uma remessa de mercadorias, devem também acordar as condições sob as quais o transporte vai ser realizado. Os Incoterms são usados para este fim. Os termos mais comuns são o FOB ou o EXW, se for um importador, e CFR e DAP se for um exportador.

Como importador:

EXW é a abreviação de ‘Ex-works’ e inclui o pagamento para todos os pontos acima (pontos 1 a 7)
FOB é a abreviação de ‘Free On Board’ (Gratuito a Bordo) e inclui o pagamento pelos pontos 4 a 7

Como exportador:

DAP é a abreviação de ‘Delivery At Place’ (Entrega no Local) e inclui o pagamento para todos os pontos acima (pontos 1 a 7)
CFR é a abreviação de ‘Cost & Freight’ (Custo e Envio) e inclui o pagamento pelos pontos 1 a 4

3. Como as expedidoras fornecem tarifas de envio

A compreensão básica do modo como uma expedidora funciona e fornece preços pode tornar a questão mais fácil de explicar. Em geral, um agente expedidor pode sempre fornecer-lhe um preço pelo transporte da remessa em si (ponto 4 acima), assim como os custos locais no seu próprio país.

Por outras palavras, se perguntar a uma expedidora Portugal o preço do transporte para importar uma remessa do Vietname para a Portugal, o agente expedidor pode facilmente fornecer-lhe os preços pelos pontos 4 a 7, correspondentes ao FOB. No entanto, ele não possui preços disponíveis para os pontos 1, 2 e 3, por isso ele precisa de perguntar ao seu agente local no Vietname.

Transporte

O agente precisa de fazer isto para cada pedido que recebe dos clientes. Este é um processo difícil que as expedidoras só fazem normalmente se tiverem a certeza que o cliente irá realmente adquirir o transporte deles. Por outras palavras, as expedidoras normalmente preferem oferecer tarifas de serviço como FOB em vez de EXW.

O mesmo é verdade para a exportação. Um agente expedidor Portugal pode fornecer-lhe preços para os pontos 1 a 4 rapidamente, ou seja, o equivalente ao CFR, mas terá que solicitar tarifas ao agente local no país de destino para os pontos 5 a 7. Assim, as expedidoras preferem oferecer-lhe tarifas em CFR em vez de DAP para exportações.

Tenha estes fatores em conta ao falar com o seu agente expedidor sobre preços de envio.

4. Garanta que recebe sempre o preço com tudo-incluído

Irá descobrir muitas vezes que, em vez de lhe enviarem o custo total pelo transporte, as expedidoras vão enviar-lhe uma lista completa de sub-itens para o preço com a expetativa implícita de que irá calcular o custo total por si.

tarifas de envio

Essas listas normalmente contêm múltiplas moedas e um conjunto de abreviações incompreensíveis para o cidadão comum. Aqui está um exemplo real de uma oferta:

Transporte com tudo-incluído: 347 Euro
Taxa portuária: 13 USD por W/M (P/M)
Descarga em armazém: 3,3 USD por W/M (P/M)
Desalfandegamento: 25 USD/fatura
Documento: 32 USD/fatura
ENS: 30 USD/fatura
Libertação Telex: 16,5 USD/fatura
Taxa de inspeção de mercadorias: 16,5/envio
Camião: 400,00 USD

Consegue descobrir o preço de envio final? Quando receber uma oferta como esta, peça ao agente expedidor que calcule o custo total do seu envio. Veja as atuais tarifas de envio com tudo incluído aqui.

O que é habitual? Os diferentes meios de transporte têm todos a sua própria ‘cultura de preço’, ou seja, o seu próprio modo de fornecer tarifas de envio. Conhecer estas diferenças pode ser muito útil.

5. Tarifas de envio para transporte rodoviário 

O fator decisivo aqui é se o transporte se realiza entre dois países pertencentes à UE ou não.

Se o transporte ocorrer entre dois países pertencentes à UE, a expedidora irá normalmente fornecer-lhe um único preço com tudo incluído, portanto não é necessário fazer mais nada. Se, por outro lado, o transporte ocorrer para dentro ou para fora da UE – da Suíça para a Portugal, por exemplo – então irá normalmente receber um preço pelo envio, outro para o desalfandegamento de exportações na Suíça e ainda outro para o desalfandegamento de importações na Portugal.

6. Tarifas de envio marítimo

Para os envios feitos por mar, a expedidora irá normalmente fornecer-lhe um preço de envio com tudo incluído para os itens que controla. Isto irá tipicamente ser o transporte marítimo e os custos no país da expedidora, por exemplo, na Portugal para uma expedidora Portugal. Se precisar dos custos da ‘outra parte’, estes são fornecidos normalmente em múltiplos tópicos, como no exemplo acima.

tarifas de envio

7. Tarifas de envio aéreo

O transporte aéreo normal é composto por carga que é transportada por voos de passageiros, tal como na SAS e na Lufthansa. O transporte aéreo normal é semelhante em estrutura ao transporte marítimo, o que significa que a expedidora por rápida e facilmente fornecer-lhe um preço total pelo transporte aéreo em si e pelos custos totais no seu próprio país. Os custos no estrangeiro, no entanto, levam tempo para obter e serão entregues em múltiplos tópicos.

O correio de mercadorias é enviado através de uma das empresas globais de correio rápido, tal como as FedEx, UPS, DHL ou TNT. Neste caso, o cliente recebe sempre um preço com tudo incluído que contém todos os sete pontos. Por outras palavras, os preços são sempre baseados em EXW (para importações) e DAP (para exportações). Poderá fazer envios em FOB ou CFR, mas o preço é o mesmo, por isso raramente compensa fazê-lo.

8. A diferença entre taxas aduaneiras e desalfandegamento 

Muitas pessoas acham difícil distinguir entre os dois conceitos de taxas aduaneiras e de desalfandegamento. A taxa aduaneira é o imposto que o Estado exige que pague ao importar ou exportar mercadorias. Os autos de colheita de taxas aduaneiras vêm diretamente do Autoridade tributaria (AT).

O desalfandegamento é a tarefa associada à declaração dos bens que importa ou exporta, ao Autoridade tributaria (AT). Isto é feito normalmente pela expedidora ao inserir detalhes como o tipo de produtos e o seu valor no sistema aduaneiro.

9. IVA

É feita uma distinção entre o IVA sobre o transporte e o IVA sobre os bens transportados. O IVA necessita de ser estabelecido para totalidade do transporte se for realizado entre dois países pertencentes à UE. É da responsabilidade da expedidora recolher este imposto. Por exemplo, se enviar uma palete de Itália para a Portugal, então é da responsabilidade da expedidora recolher 25% do IVA Portugal.

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Se o transporte se realizar de ou para um país fora da UE, então deve ser taxado na porção do transporte que ocorre dentro da UE. Por outras palavras: se importar uma palete com uma remessa dos EUA, onde o preço total do transporte é de 1.060 Euro e deste total, os custos locais (valor taxável para IVA) na UE equivaler a 267 Euro, então o IVA equivale a 67 Euro. É da responsabilidade da expedidora calcular e recolher este valor.

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