Cinco dicas

Importar de Itália

Importar de Itália é uma escolha ideal para muitas pequenas empresas Portugal. Com uma vasta gama de produtos industriais, alimentares e de consumo, e como participante na cooperação comercial da UE, importar de Itália é tão atrativo como fácil. O facto de o país ser um destino de viagens popular para muitos Portugal torna ainda mais convidativo visitar potenciais fornecedores.

1. Escolha o seu fornecedor Italiano com cuidado

A cultura italiana é quente e acolhedora, mas no que toca a negócios o foco está nas relações pessoais e na confiança. O tempo que investir a conhecer o seu fornecedor é normalmente bem gasto.

Ter uma reunião com tempo para partilhar experiências pessoais e histórias é comum para formar as bases para uma boa relação de trabalho. Se isto não for possível, então uma apresentação através de um contacto comum pode ser uma boa alternativa.

Acordos de cooperação

Mesmo que os contratos sejam legalmente vinculativos, os acordos verbais vão frequentemente ter preferência. A hierarquia e a idade são ambos alicerces do mundo dos negócios italianos, tal como as longas negociações e os debates barulhentos fazem parte dos costumes de negócios italianos.

Importar de Itália

2. Pesquisar preços para importações de Itália

Primeiro, é importante elaborar um acordo formal com o seu fornecedor quando quiser importar produtos de Itália. A negociação e o processo são frequentemente mais importantes que o acordo em si, em particular para alinhas as expetativas entre as partes. O acordo com o fornecedor deve incluir pontos como:

O preço acordado
Quem paga para a importação de Itália para a Portugal
Que produto está a comprar
Quando o envio deve estar pronto
Como o produto precisa de ser embalado

Importar de Itália

3. O transporte a partir de Itália é feito por camião

Quando importar bens de Itália para a Portugal, o transporte será normalmente feito por camião. Pode ser vantajoso transportar grandes cargas por comboio.

Se a sua remessa for superior a 8-10 metros cúbicos e, portanto, ocupar uma parte significativa da capacidade do camião, então transportadora irá normalmente conduzir diretamente até ao endereço do fornecedor e levantar as mercadorias no mesmo camião que será usado para transportar a carga para a Portugal e entregar os bens no seu endereço.

Se a remessa for menor que isso, será normalmente levantada numa pequena carrinha e conduzida até um centro de distribuição local. Neste caso, as mercadorias são carregadas num camião maior, juntamente com outras remessas com destino à Portugal, onde serão novamente encaminhadas através de um centro de distribuição antes de serem entregues no seu endereço.

Pode esperar que o tempo normal de transporte rodoviário de Itália para a Portugal através de centros de distribuição demore 4 a 6 dias. Se precisa de uma entrega urgente, isto pode ser feito normalmente dentro de 2 a 3 dias.

4. Tenha noção das condições de acesso nas instalações do seu fornecedor

A Itália é um país grande e geralmente possui infraestruturas muito boas. Pequenas cidades em montanhas ou estradas secundárias podem complicar o levantamento de mercadorias.

É importante obter a confirmação de que as condições de levantamento são adequadas ao selecionar um fornecedor italiano. Se necessário, pergunte como as mercadorias são levantadas normalmente a partir das instalações do fornecedor.

Importar de Itália

Se o endereço não for acessível a camiões, garanta que combina um local de levantamento alternativo antecipadamente. Em tais casos, garanta que é claro no acordo que as mercadorias são da responsabilidade do fornecedor até que sejam entregues à sua transportadora no local de levantamento acordado.

5. Sem taxas aduaneiras nas importações de Itália para a Portugal

A Itália é um membro da UE, então não existem impostos sobre importações da Itália para a Portugal. Os países dentro da UE são vistos como um único, grande mercado onde as mercadorias podem mover-se livremente de um país para o outro sem taxas alfandegárias. Pode ler mais sobre o comércio nos países da UE em Autoridade tributaria (AT)

Deve ter atenção que podem existir restrições na quantidade de importação de certos produtos. Por exemplo, se planear importar vinho de Itália, é necessário estar registado como importador de vinhos nas autoridades fiscais (AT) e pagar uma taxa tanto pela garrafa como pelo álcool. Se o vinho for para consumo pessoal, pode ser importado um máximo de 120 garrafas por remessa.

A Itália é um grande parceiro de comércio

Não fique nervoso sobre pular para a importação a partir de Itália. De acordo com a IRN – Institut dos Registos, a Itália é o oitavo maior parceiro de comércio para a Portugal em termos de importação. Em 2013, a Portugal importou mercadorias no valor total de 2.4 mil milhões de Euro – um aumento de quase 30% ao longo dos 5 anos anteriores. Valor de bens importados de Itália e os maiores parceiros de comércio em 2013.
Fonte: IRN – Institut dos Registos

Importar de Itália com a Transporteca

A Transporteca tem uma grande rede de empresas de transporte que possuem opções de transporte muito boas de Itália para a Portugal. A melhor opção para si depende das suas necessidades específicas. Através do portal, pode comparar tarifas e períodos de trânsito para envios a partir de Itália e poupar tempo ao adquirir on-line.

Importar de Itália

Se não tivermos um serviço on-line que correpsonde às suas necessidades, então vamos recolher orçamentos a partir da nossa rede e enviá-los para si; não existe obrigatoriedade e tem garantia de preço!

O que os nossos clientes têm a dizer:

Søren Michelsen e os seus amigos da Karise importam vinho de Itália para consumo próprio. Após o seu primeiro pedido na Transporteca, ele disse:

“Foi fácil fazer o pedido on-line a um preço competitivo, e a comunicação por parte da equipa da Transporteca foi muito boa. A entrega correu muito bem; foi entregue em casa sem problemas e o condutor foi muito prestável.”