Guia de Instruções

Termos Comerciais de Expedição

Aqui pode encontrar o nosso guia com os termos comerciais mais comuns no mundo da expedição.

Termos Comerciais – Incoterms

No comércio internacional, o idioma pode adicionar complexidades. Para ultrapassar algumas destas complexidades, uma linguagem comum para quando a propriedade dos bens negociados passa do vendedor para o comprador são imperativas. Os termos de negociação devem ser acordados entre o comprador e o vendedor no início da ligação comercial e idealmente documentadas ou contratualizadas. Podendo assim ser utilizado para futura referência no estabelecimento, para saber quem é o responsável por organizar e pagar que parte do processo de envio.

Os Termos Comerciais Internacionais (Incoterms), publicados pela Câmara Internacional do Comércio desde 1936, é um padrão reconhecido e utilizado mundialmente nos contratos internacionais para venda de bens. A versão mais recente entrou em vigor em 2011 (versão 2010). Ao pesquisar na Internet vai encontrar inúmeras ilustrações que explicam a passagem do risco e custo do vendedor para o comprador para diferentes Incoterms. Vamos tentar introduzir resumidamente os Incoterms mais comuns abaixo.

Ex-Works (EXW)

O Ex-works (EXW) é um dos acordos de transporte mais básicos entre vendedor e comprador. Sob este termos, o vendedor tem apenas de disponibilizar os bens na sua fábrica ou armazém para o comprador os recolher de forma a cumprir com a sua obrigação. Todos os custos e risco para o transporte internacional, incluíndo alfândegas e seguro estão do lado do comprador.

Termos Comerciais

Free Carrier (FCA)

Os termos Free carrier (FCA) significam que o comprador tem de entregar a mercadoria ao primeiro transportador nomeado pelo comprador. Em termos práticos, isto significaria que o vendedor é responsável transporte de exportação para o armazém do transportador e dos temas de alfândega em relação à mercadoria, e o importador é responsável por todos os custos a partir desse ponto, incluíndo quaiquer custos na origem.

Free On Board (FOB)

O Free on board (FOB) é um Incoterm comum onde o custo e o risco dos bens passa do vendedor para o comprador quando a mercadoria passa a amurada do porto de embarque nomeado. O comprador cumpriu então a sua obrigação e o comprador suporta todos o custo e risco de perda ou dano dos bens daquele ponto em diante.

Cost And Freight (CNF)

No termo Cost and Freight (CNF/C&F/CFR), o vendedor é responsável por trazer os  bens ao porto de destino. O comprador é a partir daí responsável por quaisquer custos no destino e importação, desembaraço aduaneiro no destino e seguro da mercadoria.

Termos Comerciais

Cost, Insurance, And Freight (CIF)

Cost, insurance and freight (CIF) é similar ao CNF, excepto no caso do vendedor ser responsável pelo seguro da mercadoria.

Delivered At Terminal (DAT)

Delivered at terminal (DAT) significa que o vendedor paga pelo transporte até e incluíndo o terminal de destino. Isto significa que o vendedor irá pagar pelo frete marítimo e quaisquer custos no destino, mas não pelo desembaraço na alfândega, que é por conta do comprador.

Delivered At Place (DAP)

Para o delivered at place (DAP) – antigamente conhecido como delivery duty unpaid (DDU) – o vendedor é responsável por tratar da entrega ao comprador numa localização acordada, e o comprador é apenas responsável por tratar e pagar do desembaraço na alfândega e quais custos alfandegários no destino.