É sempre uma pena quando custos inesperados consomem o que deveria ser lucro. Por isso, vamos mostrar como calcular o custo total de importação, para que você não enfrente surpresas no meio do caminho.
Comprando as mercadorias
Antes de começar a negociar preços com seu fornecedor, você deve garantir que ambos concordem com os termos comerciais específicos – também conhecidos como incoterms – nos quais suas mercadorias serão entregues. Ao importar, geralmente será EXW ou FOB (leia mais sobre termos comerciais EXW e FOB aqui).
Frequentemente vemos pessoas fechando um negócio sem ter concordado previamente com termos específicos. Quando as mercadorias são produzidas, tudo pronto e pronto para ser enviado, surgem problemas. “Ah, você quer nas condições FOB?”, diz o fornecedor. “Claro, podemos fazer assim, mas vai custar US$ 400 a mais devido aos custos adicionais do nosso lado.” Isso normalmente termina com você tendo que fazer uma nova transferência bancária para o fornecedor. Seria bom ter coberto isso antecipadamente para evitar discussões, decepções e custos extras neste estágio do processo.
Custo de transporte de mercadorias do exterior
O custo do transporte real é relativamente simples de calcular. Se você estiver buscando um preço de transporte aqui no portal e souber seus termos comerciais como discutido acima, você receberá um preço tudo incluído. Esse preço garante que nenhum custo extra será adicionado.
Se você optar por obter uma cotação diretamente de um despachante, deve ler muito atentamente sua oferta para garantir que não haverá custos extras durante o processo de envio. Se houver muitas linhas na oferta, mas diferentes tipos de custos, você deve estar especialmente atento a partir de quais unidades os custos individuais são calculados. Frequentemente, vemos muita confusão nas pessoas quando alguns custos são calculados com base em quantas linhas há nos papéis da alfândega, alguns custos com base no peso total e no número de paletes, e outros com base no número de documentos. Você também deve ficar alerta se houver algumas exceções descritas em sua cotação, ou seja, alguns custos ou taxas que não estão incluídos na oferta original. Isso frequentemente leva a surpresas e decepções durante o processo.
Custos de impostos de importação e IVA sobre mercadorias e transporte – dentro da UE e através das fronteiras da UE
O imposto de importação e o IVA são as questões que mais geram dúvidas e confusão. No entanto, você conseguirá se virar com alguns conhecimentos básicos.
Imposto de importação primeiro:
- Normalmente, não há taxas de importação (imposto) sobre o transporte ou mercadorias ao transportar de um país da UE para outro país da UE. No entanto, há algumas exceções, por exemplo, ao lidar com produtos de álcool e tabaco.
- Geralmente, sempre há imposto de importação sobre mercadorias e o próprio transporte quando as mercadorias cruzam a fronteira externa da UE, por exemplo, de China para o Reino Unido ou de Noruega para o Reino Unido. O imposto em si depende do tipo de mercadoria que você está enviando e do país de produção. Em muitos tipos de mercadorias, o imposto de importação é 0%, mas tenha em mente que você sempre terá que fazer um despacho aduaneiro, mesmo que a taxa seja 0%.
- Na maioria dos casos, é o despachante quem lida com o despacho aduaneiro de suas mercadorias. Isso também está incluído nos preços encontrados aqui no Transporteca. Apenas lembre-se de que “despacho aduaneiro” significa que o valor de suas mercadorias é entregue à H.M.C.R. em seu nome. Isso não significa que o despachante pagará o imposto de importação por você – você terá que fazer isso por conta própria.
E agora o IVA:
- Sempre há IVA sobre tanto as mercadorias que você está importando quanto o transporte em si. A única variável é quem o coleta.
- Se você está importando de outro país da UE, geralmente é o despachante que coleta o IVA sobre o transporte. Se você estiver atuando como empresa, terá que reportar o IVA sobre as mercadorias por conta própria através do seu departamento contábil. Se você for uma pessoa física, o vendedor terá que coletar o IVA estrangeiro de você quando você comprar as mercadorias.
- Se você estiver importando mercadorias de um país fora da UE, o despachante não cobrará IVA sobre o transporte. Em vez disso, a H.M.C.R. cobrará o IVA sobre as mercadorias e o transporte quando as mercadorias passarem pela alfândega.
Seguro de transporte
É sempre uma boa ideia contratar um seguro de transporte quando você compra transporte. Um seguro para carga padrão geralmente custa apenas 1% do valor das suas mercadorias e do transporte, embora o preço possa variar de fornecedor para fornecedor, de local para local e dependendo do tipo específico de mercadoria. Você pode ler mais sobre seguro de transporte aqui.
Acesso de entrega das mercadorias
Outro aspecto que infelizmente pode gerar custos imprevistos quando você importa mercadorias do exterior é o acesso quando as mercadorias são entregues. Normalmente existem dois tipos de problemas:
- Necessidade de entrega com elevador
- Espaço insuficiente para o caminhão
Se você estiver enviando pacotes, a entrega raramente é um problema. As questões abaixo se aplicam apenas a mercadorias entregues em paletes.
Se você não possui um empilhadeira ou uma rampa projetada para carregar e descarregar mercadorias, precisará que suas mercadorias sejam entregues com um caminhão com elevador embutido. Se você estiver recebendo mercadorias do exterior por frete marítimo ou aéreo, isso raramente será um problema, pois suas mercadorias normalmente serão entregues do armazém local com um caminhão que tem um elevador.
Se você estiver recebendo mercadorias da Europa, e aqui estamos falando da Europa de forma ampla e não apenas da UE, suas mercadorias normalmente são transportadas por caminhão. Se você tem uma carga maior do que a média (chamada de ‘carga parcial’) ou se mora perto da estrada de onde o caminhão está vindo (na indústria, isso é chamado de ‘caminhão de linha’ ou caminhão de exportação), o despachante geralmente tentará entregar suas mercadorias usando esse caminhão. Assim, o despachante não precisa primeiro levar suas mercadorias para o armazém e depois colocá-las em um caminhão de entrega para o seu endereço. Se você não informou previamente ao despachante que precisa de uma entrega com um caminhão que tenha um elevador, será cobrada uma tentativa de entrega malsucedida.
Também é sua responsabilidade garantir que o caminhão tenha o espaço necessário para virar e passar pelas esquinas ao entregar suas mercadorias. Se ele tiver que sair porque não há espaço suficiente para ele passar, também será cobrada uma tentativa de entrega malsucedida.
Esteja preparado para calcular o custo total de importação
Esperamos que as informações acima o capacitem a calcular o custo total de importação de mercadorias do exterior. Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco via chat, e-mail ou telefone.