Aqui vai encontrar o que deve saber sobre o ‘contentor de grupagem’ [LCL].
O que é o Contentor de Grupagem?
O contentor padrão mede 33 metros cúbicos ou um pouco menos que 1,200 pés cúbicos. O Contentor de Grupagel (LCL) é um serviço oferecido por empresas de transporte, permitindo aos remetentes reservarem apenas parte de um contentor. Isto é útil quando uma remessa não é suficiente para encher um contentor, mas pretende ter os benefícios de um envio por contentor.
As transportadoras oferecem serviços de contentor de grupagem em envios regulares entre origens e destinos selecionados. Por servirem vários clientes, podem consolidar remessas de forma a preencherem um contentor, que podem reservar diretamente com uma linha de transporte em seu próprio nome. Os clientes de LCL beneficiam por partilharem o custo de um contentor, e conseguirem o mesmo tempo de trânsito e segurança tal como se estivessem a enviar com um contentor de carga completa. É comparável com o dividir um táxi para o escritório com um colega que mora próximo de si. O custo é dividido, mas ambos beneficiam de não começarem o dia a ficarem molhados com a chuva.
Adicionalmente ao serviço porto-a-porto, as transportadoras têm providenciam outras atividades e serviços. Isto inclui tudo desde a recolha e entrega da mercadoria nas instalações do remetente e destinatário, passando pelo despacho aduaneiro e manuseamento seguro da mercadoria durante a entrada e saída do contentor. Se quiser saber mais sobre todos os componentes no serviço, veja o Processo de Envio.
A seguinte informação é necessária para reservar um serviço de contentor de grupagem:
De onde vem e para onde vai a remessa?
Qual o serviço necessário para além do envio porto-a-porto?
Quando é que o envio está pronto – ou qual a data máxima que precisa de chegar ao destino?
Quais as dimensões da carga, peso e conteúdo?
Ao encontrar as respostas a estas perguntas, sejo o mais específico possível. Por exemplo, se precisar de um serviço porta-a-porta por parte da transportadora, tem de fornecer uma morada de recolha e de entrega.
Quanto Tempo Demora?
Quando tentar definir um tempo em trânsito, é importante saber o tempo em trânsito que procura. Enquanto que a maioria dos clientes de LCL procuram um tempo em trânsito total desde o momento em que a carga é entregue à transportadora até ao tempo em que chega ao seu destino, as transportadoras normalmente referem-se apenas ao tempo em trânsito no mar. Normalmente existe uma diferença significativa entre o transporte total e o marítimo. A diferença pode ser explicada pelos seguintes componentes no tempo em trânsito porta-a-porta:
Do remetente para a transportadora
Camião de Zurique a Roterdão – 3 dias
Transportadora para a linha de transporte
Manuseamento em Roterdão – 4 dias
De porto a porto
Envio de Roterdão a Newark – 12 dias
Linha de transporte para a transportadora
Manuseamento em Newark – 3 dias
Da transportadora para o destinatário
Comboio/camião para Chicago – 3 dias
Total: Tempo em trânsito porta-a-porta
Zurique para Chicago – 25 dias
Neste exemplo, o tempo total em trânsito na porta na origem para a porta no destino é de 25 dias, enquanto que normalmente aos remetentes é apresentado um tempo em trânsito de 12 dias referindo-se somente ao frete marítimo da viagem.
O tempo em trânsito do remetente para a transportadora no envio LCL, também conhecido como transporte de exportação, e o tempo em trânsito da transportadora para o destinatário, também conhecido como transporte de importação, dependem da distância, infraestrutura e modo de transporte (tipicamente por estrada ou comboio).
O tempo em trânsito da transportadora para a linha de transporte na origem e da linha de transporte para a transportadora no destino dependem da distância do armazém ao porto, processos de exportação e importação executados pela transportadora e velocidade das operações das transportadoras no armazém. Para envios em contentor de grupagem, assumindo um armazém próximo do porto, este intervalo é normalmente entre 2 e 6 dias.
O tempo em trânsito de porto-a-porto depende na escolha da linha de transporte e do seu calendário.
Por exemplo, da Europa à Costa Leste da América do Norte podemos contar com 10 a 20 dias. Baseado nos maiores portos dentro das linhas de transporte mais comuns nestas transações.
Dando uma estimativa do tempo em trânsito de porto-a-porto entre diferentes geografias em dias, Por exemplo, da Europa à Costa Leste da América do Norte podemos contar com 10 a 20 dias. Baseado nos maiores portos dentro das linhas de transporte mais comuns nestas transações.
O porto exato de carga e descarga é decisão da transportadora. A decisão é feita com base na linha de transporte em que o contentor é carregado e na proximidade dos armazéns aos portos. Para envios em contentor de grupagem, os portos de origem e destino são teoricamente irrelevantes. A razão para isto acontecer é que estes contentores, se não forem recolhidos e entregues pela transportadora, precisarão de ser entregues e recolhidos no armazém da transportadora independentemente do porto utilizado.
Resumindo, se pretender definir um tempo em trânsito, garanta que sabe os componentes individuais do tempo em trânsito e simplesmente some-os. Para todos os tempos em trânsito mostrados na Transporteca, nós já adicionámos os componentes relevantes. Por isso, se procurar por um envio LCL porta-a-porta, será o tempo em trânsito correspondente ao porta-a-porta que lhe será mostrado. Se procurar por uma solução armazém-a-armazém, o tempo em trânsito que mostramos irá cobrir apenas os componentes onde a carga é entregue à transportadora no armazém de origem até que esteja disponível para recolha no armazém de destino.
Adicionalmente a estes componentes do tempo em trânsito, existem outros elementos que devemos ter em consideração, que podem impactar mas não são considerados como parte do tempo em trânsito.
Booking cut off
O booking cut off é o tempo mínimo necessário pela transportadora para se preparar fisicamente para o manuseamento da carga. É medido pelo número mínimo de dias necessários para receber a reserva e entregar o envio LCL ao transitário. Por exemplo, se uma transportadora deve receber a carga numa Quinta-feira às 4 da tarde, e o booking cut off for de 5 dias, a reserva deverá ser efetuada junto do transitário no máximo até às 4 da tarde do Sábado anterior. Ao efetuar a reserva depois disso não dará tempo suficiente ao transitário para planear a reserva, e por isso a carga apenas seguirá no serviço LCL da semana seguinte, e ficar efetivamente uma semana atrasada.
Os serviços que vê na Transporteca têm todos o booking cut off em consideração. Quaisquer serviços que encontra no portal estão portanto dentro do período de booking cut off do transitário, e por isso não existe risco em efetuar uma reserva tardia online.
Desembaraço alfandegário
O processo de desembaraço alfandegário na exportação terá de ser completado antes de a carga deixar o país de origem. De igual modo, no destino, o processo de desembaraço alfandegário de importação deverá ser completado antes da carga poder deixar a área alfandegada, normalmente o armazém da transportadora. O atraso em alguns destes processos pode potencialmente ter um impato no tempo em trânsito total. De forma geral, desde que a parte responsável por tratar do desembaraço alfandegário tenha os documentos necessários a tempo, não haverá razão para atrasos. Para mais detalhes sobre como evitar atrasos no desembaraço alfandegário nos envios LCL, por favor veja os Erros na Importação.
Atraso na linha de transporte
Ocasionalmente, as linhas de transporte redirecionam os seus navios de contentores para minimizarem atrasos para os clientes em toda a rede em caso de interrupções ou para otimizar a carga dos seus navios. Embora tentem minimizar qualquer atraso, isto pode, por vezes, significar que os portos estão a ser omitidos ou as chamadas de portos atrasadas, o que pode impactar o tempo em trânsito porta-a-porta. A transportadora normalmente está atenta nos horários e pontualidade dos navios em que fizeram o carregamento de forma a manter os clientes informados. O atraso de mais de alguns dias, contudo, é muito raro em negócios desenvolvidos de contentores, e podem normalmente ser absorvidos quer pela linha de transporte ou pela transportadora no seu manuseamento em terra do contentor. Se não for o caso, irá impactar o tempo em trânsito total do envio.
Envio do Contentor de Grupagem
Embora não seja necessário saber o navio exato em que a sua carga foi carregada, normalmente pode sabê-lo através do conhecimento de embarque. Se estiver interessado, pode então encontrar informação adicional sobre o navio e quaisquer atrasos através do website da linha de transporte.
Outros atrasos
No envio internacional LCL, existem vários atrasos que podem ocorrer. Embora não sejam comuns em negócios desenvolvidos, o tempo em trânsito da sua carga poderá ser impactado por exemplo por atrasos devido ao tempo, ou eventos políticos ou civis.
O que é o serviço LCL?
Um serviço LCL é a abreviatura de less than container load ou serviço de contentor de grupagem (em português), e trata-se de uma solução de transporte oferecida pela transportadora a clientes com envios que não ocupem na totalidade um contentor. O contentor marítimo padrão comporta no mínimo 33 metros cúbicos ou um peso de 28 toneladas – e por isso um serviço LCL deverá ser considerado para qualquer envio consideravelmente mais pequeno que este.
Manuseamento de carga no serviço LCL
O serviço LCL compreende um número de atividades, sendo o envio marítimo uma delas. O primeiro passo é receber e verificar a carga no ponto de consolidação da transportadora (um armazém) no local de origem. O transitário trata de seguida da consolidação com outros envios, e optimiza um contentor de carga completa para conseguir encher um contentor de envio padrão. No armazém de origem, a transportadora irá organizar o envio de forma a ser carregado no contentor e emitir a confirmação do envio para o remetente. Isto normalmente é um documento intitulado de conhecimento de embarque que comprova que a carga foi recebida para envio sob um serviço LCL, incluindo os detalhes do serviço como o navio e planeamento de datas ou timings.
Nos portos marítimos e de transbordo, o contentor que carrega os envios LCL é manuseado de forma semelhante a qualquer outro contentor.
Por vezes, o serviço LCL pelos centros de LCL dos transitários. Estes são comparáveis a estações de comboios, onde a carga pode ser descarregada de um contentor com envios LCL e carregada novamente noutro contentor para o destino final.
No destino, o contentor é entregue no armazém de importação do transitário, o ponto de des-consolidação. Como parte do serviço LCL, o transitário irá descarregar o contentor, verificar e preparar os envios individuais para escolha ou entrega.
Horários de serviço LCL
As transportadoras normalmente planeiam os seus serviços LCL em horários fixos semanais ou bi-semanais. Por exemplo, uma transportadora pode ter um serviço a sair de Shanghai, com destino a Roterdão, todas as Quintas-feiras à tarde. O transitário irá então tentar atrair carga (clientes) para garantir que o contentor está o mais completo possível a cada semana. Nos casos em que o transitário exceda a capacidade do contentor, eles têm a flexibilidade de reservar um contentor maior junto da linha de transporte e acomodar carga extra.
No caso de um transitário não conseguir preencher um contentor na sua totalidade com serviço de LCL numa semana em particular, existem três opções:
Enviar o contentor agendado com baixa utilização – o que aumenta o custo para o transitário
Reservar os envios LCL com outra transportadora – o chamado co-carregamento, garantindo que juntos podem encher o contentor; ou no pior caso
Adiar os envios até à próxima semana (também conhecido por rolagem de cargas)
Qualquer transportadora esforça-se para otimizar os seus serviços LCL para garantirem ao máximo o seu lucro e a satisfação do cliente. Isto significa envolver clientes e equipas de vendas e encorajar reservas de envios para atingir o mínimo de capacidade todas as semanas ou a cada duas semanas. O co-carregamento, contudo, é muito comum e também garante a satisfação do cliente desde que o serviço LCL cumpra o mesmo tempo de chegada no destino (que normalmente é possível pois o contentor deverá ser enviado no mesmo navio). Existem transportadoras especializadas em co-carregamento, trabalhando exclusivamente com transportadora. A rolagem de cargas nunca é desejada, e as transportadoras fazem o que podem para evitar que isto aconteça.
Reservar serviços LCL
Quando procura por um serviço LCL que vai ao encontro das suas necessidades de envio, existem algumas coisas a considerar:
A sua carga pode ser enviada num serviço LCL?
Qual a origem e destino do seu envio?
Precisa de serviços adicionais, como recolha ou entrega?
Existem requisitos específicos de tempo em trânsito ou destino nos armazéns da transportadora?
A carga estará empacotada para que possa aguardar manuseamento por empilhadoras ao ser carregada e descarregada do contentor?
Assim que decidir por reservar um serviço LCL com a transportadora, um bom ponto de início é um portar de marcações online. Para saber mais sobre o que procurar quando pesquisa por serviços LCL online, aconselhamos a que leia sobre Encontrar a melhor transportadora com websites de comparação de fretes.
Custos
Cada parte do processo de envio tem custos associados. De forma geral, existem sete passos na transportação a serem considerados para definir o custo total de um envio em contentor de grupagem (saiba mais sobre o Processo de Envio). Para evitar surpresas, é imperativo que o remetente e o destinatário façam um acordo sobre quem é o responsável por pagar cada um destes passos antes do envio LCL ter início. Dentro de cada um destes passos, novamente, podem existir várias linhas de custos. Algumas estão relacionadas diretamente com o manuseamento dos envios, enquanto que outras são taxas impostas pelas autoridades ou sobretaxas cobradas por sub-contratados pela transportadora.
Na avaliação do custo real da logística do envio, será necessário somas todas as linhas. Dentro de cada um destes sete passos, é necessário ter uma visão completa do custo a partir da transportadora de forma a compreender o custo final e completo da logística. Infelizmente, esta pode ser uma tarefa demorada, pois o preço normalmente inclui uma série de temas relacionados com sobretaxas variadas, podendo estar fora do controlo da transportadora.
Embora existam vários custos e sobretaxas utilizadas na indústria, parece que novas sobretaxas aparecem diariamente. Algumas das sobretaxas comuns e com as quais se pode deparar estão explicadas abaixo:
Taxas de envio LCL: Normalmente a taxa base para frete marítimo apenas
Frete marítimo: mesmo que acima mencionado
BAF: Bunker adjustment factor – sobretaxa de combustível para transporte marítimo
CAF: Currency adjustment factor – cobertura do risco de câmbio monetário
THC: Terminal handling charge – manuseamento do contentor no porto
Documentação: Trabalho associado com a emissão dos documentos de frete necessários
Taxas do Conhecimento de Embarque: Igual à documentação
Taxas CFS: Container freight station – manuseamento do envio no armazém
Desembaraço aduaneiro: Preparação e preenchimento da declaração da alfândega
Recolha: Camionagem do remetente para o armazém de exportação
Entrega: Camionagem do armazém de importação para o destinatário
Combustível: Cobre temporariamente combustível mais caro para o transporte terrestre
Segurança: Quaisquer medidas de segurança temporárias impostas
Taxas ambientais: Tipicamente cobradas pelas autoridades
Como a aplicação destes items são específicos da transportadora, fornecer conselhos nos custos individuais neste caso não faz sentido. Contudo, como regra geral, e colocar os custos em perspetiva, pode esperar que os custos totais do armazém na origem para o armazém no destino sejam repartidos entre 1/3 para os custos relacionados com a origem, 1/3 para custos de frete e 1/3 para custos relacionados com o destino numa troca comercial internacional. Adicionalmente, o despacho aduaneiro, a recolha e entrega serão cobrados em cima desse valor, onde as taxas dependem inteiramente no mercado local e distância.
Na Transporteca, todos os custos relevante de um envio LCL estão incluídos num único preço total. Isto significa que todas as sobretaxas e custos fortuitos estarão incluídos no preço que vê nos resultados de pesquisa. Se, por exemplo, procurar por um envio porta-a-porta incluindo o desembaraço aduaneiro na origem e no destino, não existirão custos adicionais com o frete cobrados pela transportadora. Se procurar por um serviço porta-a-porta, os custos associados com o manuseamento na origem, manuseamento no destino, quaisquer recolhas e entregas assim como o desembaraço aduaneiro serão cobrados diretamente pela transportadora ao remetente ou destinatário. Ao comparar os preços que encontra na Transporteca com os preços que obtem offline, deverá garantir que todos os custos estão incluídos no preço offline para tornar a comparação relevante.
Limitações de Carga
Pela natureza do serviço, todos os envios por contentor de grupagem terão de caber num contentor marítimo padrão. A transportadora que oferece este serviço irá planear cada contentor para otimizar a utilização e garantir um armazenamento seguro. O contentor padrão mais pequeno, que os envios por contentor de grupagem normalmente conseguem caber, tem as medidas internas de 589cm X 235cm X 239cm ou 19’4 X 7’8 X 7’10 (CxLxA) e uma carga máxima de 28mt ou 62,000lb. O tamanho da porta, limitando a altura e largura da carga, é de 233cm X 227cm ou 7’8 X 7’5 (LxA).
Ao procurar por serviços d contentor de grupagem na Transporteca, aplicamos as limitações acima mencionadas. Se a sua carga as exceder, será notificado, e questionado se pretende partilhar os detalhes da sua carga e necessidades de serviço com todos as transportadoras associadas que oferecem os mesmos serviços nos moldes que procura. De seguida, eles irão avaliar independentemente se conseguem acomodar a sua carga, e dirigir-se a si com o preço.
Por fim, como o contentor de grupagem é um serviço partilhado, e o contentor é declarado como mercadoria geral, nenhum dos envios poderá ser perigoso e todas as cargas terão de ser secas e passíveis de serem colocadas em pé durante a viagem num contentor padrão com temperaturas ambiente.
Mercadoria Perigosa
A mercadoria perigosa é, de forma geral, proíbida da transportação em envios de contentor de grupagem. A razão é porque a mercadoria perigosa precisa de documentação especial, requisitos de manuseamento e acondicionamento, que se aplicam a qualquer contentor que carregue qualquer quantidade de mercadoria perigosa. Estas medidas adicionais poderão por vezes atrasar o contentor e normalmente trazem custos adicionais. Ao proibir mercadoria perigosa nos envios de contentor de grupagem, as transportadoras garantem que outros envios não perigosos não correm o perigo de serem afetadas negativamente por qualquer atraso do contentor devido a estes requisitos especiais.
A International Maritime Organisation (IMO) define quais as mercadorias que são consideradas perigosas no International Maritime Dangerous Good Code (IMDG), datada de 1960. De forma geral, a mercadoria perigosa são sólidos, líquidos ou gases que possam prejudicar as pessoas, outros organismos vivos, propriedade, ou o ambiente. A mercadoria perigosa é classificada em nove classes de acordo com o perigo que representam. Estas classes estão disponíveis no website da IMO (www.imo.org), e a classificação deverá ser feita pelo remetente, o destinatário ou as autoridades próprias quando especificadas. Por favor note que nenhuma destas classes será aceite em envios de contentor de grupagem.
Ao procurar por um serviço na Transporteca, será questionado sobre se o seu envio contém mercadoria perigosa. Se recair sobre uma das nove classes IMDG, a sua mercadoria é considerada perigosa. Neste caso, poderá partilhar os seus requisitos de envio LCL com todas as nossas transportadoras associadas com um serviço no negócio que precisa. Eles poderão depois entrar em contato consigo caso ofereçam outro serviço, que aceite mercadoria perigosa.
Encontrar uma Transportadora
Encontrar e selecionar a melhor transportadora nem sempre é fácil. Embora a maioria das transportadoras que oferecem soluções de contentor de grupagem, você precisa de encontrar uma transportadora com força nas trocas comerciais que precisa, comparar preços e idealmente obter feedback de outros clientes antes de tomar uma decisão. As considerações devem incluir:
Quão bem a calendarização e tempo de trânsito correspondem aos seus requisitos – lembre-se de definr o tempo total em trânsito e os tempos de recolha/entrega
Custo total da solução LCL de envio – Incluindo todos os componentes na cadeia de fornecimento (ver o blog sobre os Passos de Envio para saber mais)
Distância do remetente para o armazém de exportação se não pretender que a transportadora trate da recolha
Distância do armazém de importação para o destinatário se não pretender que a transportadora trate da entrega
Avaliações e opiniões disponíveis de outros clientes sobre entregas a tempo e serviço a cliente
Alguma desta informação está disponível nos websites das transportadoras e blogs na Internet, mas a maioria necessitaria de uma recolha de dados e análise relevantes para se fazer uma justa comparação. Nos seus resultados de pesquisa da Transporteca, disponibilizamos os componentes acima de uma forma clara e comparável. Se acredita que existem componentes adicionais que devemos incluir, ficaremos felizes em ouvi-lo. O nosso objetivo é ajudar pequenos e médios negócios a encontrar as melhores soluções de contentores de grupagem para as suas necessidades.