Esta publicação tem como objetivo ajudá-lo com o seu primeiro envio de produtos através do Amazon FBA. Devido às orientações de envio estritas da Amazon, iremos abordar os requisitos para preparação, embalagem, identificação, e entregas para garantir que o seu primeiro envio e experiência com FBA corre bem.
Se vender na Amazon é completamente novo para si, terá primeiro que tudo registar-se como vendedor na Amazon. Para isso, basta seguir as instruções passo a passo para criar uma conta de Vendedor da Amazon. Quando estiver pronto a listar os seus produtos, selecione a opção de Fulfillment by Amazon (FBA). Com esta opção, a Amazon irá armazenar, embalar, preparar, e enviar o seu produto para o comprador, assim como gerir o serviço a cliente e as devoluções. A sua única responsabilidade enquanto comprador é acompanhar o seu inventário, e enviar mais unidades quando for necessário.
Um esboço do processo de FBA
De seguida vamos abordar o processo de vender os seus produtos em FBA. Siga estes passos, para garantir que o seu primeiro envio FBA para o Centro de Fulfillment da Amazon corre como esperado:
- Decida quais os produtos que pretende vender em Amazon FBA (e entre em contato com o fornecedor)
- Registe-se para uma conta de Vendedor Amazon
- Liste os produtos que pretende vender em Amazon FBA, e crie um Plano de Envio através da sua Conta de Vendedor
- Selecione uma transportadora para tratar do transporte do fornecedor para o Centro de Fulfillment (a sua transportadora deve saber e cumprir com os requisitos da Amazon para preparação, embalagem, identificação, e entrega dos produtos)
- Entrega dos seus produtos no Centro de Fulfillment da Amazon designado
Esta publicação irá focar os passos 3-5, e irá cobrir tudo o que precisa de saber relativamente a ter os seus produtos corretamente entregues na Amazon FBA.
Faça o seu Plano de Envio na Amazon
Assim que tenha tudo preparado e pronto a enviar os seus produtos para a Amazon FBA, entra na sua Conta de Vendedor da Amazon e cria um novo Plano de Envio. Primeiro, precisa de detalhar os produtos que pretende enviar para a Amazon. De seguida precisa de detalhar se está a vender ‘Produtos Individuais’ ou ‘Produtos Embalados em Caixas’. Selecione ‘Artigos Individuais’ se está a enviar caixas que contenham um ou mais produtos que variem em quantidade e condição. Selecione ‘Produtos Embalados em Caixas’ se todos os produtos na sua caixa tiverem o mesmo SKU (identificador único de produto) e condição, isto é, cada caixa com o mesmo produto contém a mesma quantidade e foi pré-embalada pelo produtor. De seguida, irá para o seguinte fluxo de seis passos de criação de envio:
- Defina a quantidade de cada produto
- Prepare um guia dependendo do tipo de produtos que possui
- Imprima as etiquetas
- Reveja e aprove o seu envio para FBA
- O método de envio juntamente com os detalhes da transportadora. Para este passo também de detalhar o número de caixas e imprimir as suas etiquetas de envio. (Se o seu envio é elegível para o Amazon Partnered Carrier Programme, é também aqui que agenda e paga pelo seu envio)
- Um resumo do seu processo de envio, onde pode rever os conteúdos do seu envio, e acompanhar o seu envio e o seu estado de entrega no armazém da FBA
Para os passos 2 e 3: Se preferir não preparar e/ou etiquetar os seus produtos por si, a Amazon FBA oferece-se para tratar desta parte gratuitamente através do serviço FBA Label Service e FBA Preparation Service. Basta que selecione ‘Amazon’ na caixa de ‘quem-prepara’ e/ou ‘Amazon’ na caixa de ‘quem-etiqueta’. Para mais informação sobre as taxas e o seu valor, veja este link.
Obtenha informação detalhada sobre como criar o seu primeiro Plano de Envio aqui.
Por fim, verifique que o seu Plano de Envio é correto e reflete os produtos que pretende enviar para a Amazon. Quando estiver satisfeito, avance para aprovar o(s) seu(s) envio(s). Baseado no seu Plano de Envio, isto é nos produtos que envia assim como a origem do envio, a Amazon irá atribuir-lhe um Centro de Fulfillment. Por outras palavras, não tem influência sobre qual o armazém para onde estará a enviar.
Quando estiver satisfeito com o seu Plano de Envio, segue-se o envio real dos seus produtos.
Enviar os seus produtos para um Centro de Fulfillment da Amazon
Ao enviar os seus produtos para um Centro de Fulfillment da Amazon, tem três opções:
- Enviar para a Amazon FBA com uma transportador
- O seu fornecedor enviar os seus produtos diretamente para a Amazon
- Escolher enviar com as transportadoras parceiras da Amazon através do ‘Partnered Carrier Program’ (Elegível para entregas de pequenas parcelas apenas, e dentro dos mercados Europeus da Amazon)
Não importa quais das opções acima que escolhe, é absolutamente crucial que os requisitos da Amazon para preparação e identificação sejam cumpridos. Caso contrário, corre o risco da Amazon rejeitar o seu envio, trazendo-lhe um desperdício de tempo e dinheiro.
Escolher o fornecedor para preparar e enviar
Se escolheu o seu fornecedor para enviar os produtos diretamente para a Amazon, isto pode poupar tempo e dinheiro a ambos, ao abdicar do ‘intermediário’. Contudo, por outro lado terá de instruir cuidadosamente o seu fornecedor sobre as orientações da Amazon para preparação e identificar e reencaminhar as etiquetas para o seu fornecedor para que possam ser colocadas corretamente nos seus produtos. Tudo deverá estar perfeitamente alinhado para a entrega no armazém da Amazon não correr mal. Claro que, é possível, mas não recomendamos esta solução para além de envios de pequenas parcelas.
Outra coisa a considerar é o fato de que se tiver um fornecedor a enviar produtos diretamente para Amazon, você corre o risco de potencialmente o seu fornecedor ficar familiarizado com os requisitos e processo da Amazon FBA, e a partir daí não há nada que o impeça de o eliminar do processo e vender os seus produtos diretamente a partir da Amazon.
Por fim, se optar por esta solução, garante que o seu fornecedor enviar os produtos com todas as obrigações pagas (incoterm DDP), pois a Amazon não irá pagar quaisquer taxas de envio ou alfandegárias por si.
Enviar para Amazon FBA através de uma transportadora
A logística de fazer com que os produtos chegam à Amazon FBA pode, potencialmente, consumir bastante tempo, energia e dinheiro. Por isso, é absolutamente crucial que a sua transportadora entenda o processo de mover bens internacionais para a Amazon.
Assim que o seu envio exceda aproximadamente os 135 kg, já não lhe compensa utilizar os serviços mas conhecidos (express), como a DHL, UPS, FedEx etc. Em vez disso, para envios maiores e internacionais terá de encontrar uma transportadora para manusear o seu envio a partir do seu fabricante até à Amazon FBA.
Uma transportadora irá primeiro e mais importante que tudo ser capaz de coordenar cada passo do processo de envio por si, o que pode ser muito útil se for inexperiente na indústria dos envios. Adicionalmente, se escolher uma transportadora capaz e que conheça o negócio FBA – altamente recomendado – esta pode até preparar os seus bens para uma entrega sem problemas na Amazon, incluindo, mas não limitado a:
- Verificar os seus bens estão danificados
- Verificar que o tamanho e peso da caixa não excede os requisitos da Amazon
- Etiquetar as suas caixas de acordo com as indicações da Amazon
- Embalar as suas caixas em paletes, incluindo papel filme e etiquetas
- Tratar de uma data para entrega
- Transportar os produtos para o Centro de Fulfillment designado
Obviamente que os prós desta solução é que você (isto é, a sua transportadora) podem verificar a qualidade dos seus produtos, assim como garantir que os padrões da Amazon para embalagem e identificação são cumpridos, e assim reduzir o risco de ver o seu envio rejeitado pela Amazon FBA.
O lado menos bom desta solução é o custo extra que terá ao pagar a um ‘intermediário’ para preparar os produtos, ou o tempo extra que terá de gastar ao fazê-lo por si, caso tenha os seus produtos consigo em vez de deixar tudo isto com a transportadora. E por fim, o custo pelo manuseamento extra entre o fornecedor e o Centro de Fulfillment da Amazon. Contudo, é da nossa experiência que mais vale gastar um pouco mais pois muitas coisas neste processo podem correr mal. Ao confiar os seus produtos a transportadora experiente com Amazon FBA, irá beneficiar imensamento da sua experiência e recursos, e será garantido que os seus produtos chegam em segurança ao destino final.
Programa Amazon Partnered Carrier
Se tem apenas um pequeno envio, pode estar qualificado para beneficiar do Programa Amazon Partnered Carrier (ou Programa de Transportadora Parceira da Amazon) – dependendo de onde pretende fazer o envio e do tamanho do mesmo.
Para se qualificar para o Programa Amazon Partnered Carrier, a comprimento da sua caixa não deve exceder os 75cm, e o peso máximo para poder passar sem requisitos adicionais deve ser de 15 kg. Se o seu envio pesar entre 15-30 kg, deverá ser identificado como “Pacote Pesado/Levantamento em Equipa” ou “Heavy Package/Team Lift”, de forma a que esteja visível a partir do topo e dos lados de cada unidade considerada pesada.
O Programa Amazon Partnered Carrier permite que os Vendedores na Amazon beneficiem de taxas de transportadora negociadas com a Amazon. O Programa Amazon Partnered Carrier está apenas disponível para parcelas pequenas na Europa. Para envios internacionais, terá de tratar da transportada por si.
Adicionalmente, se o seu envio equivaler a mais de metade de uma palete, terá de ser paletizado, e o Programa Amazon Partnered Carrier não estará disponível para si. Assim que atingir metade de uma palete, terá de encontrar outra transportadora, e os detalhes da entrega terão de ser definidos entre o Fulfillment Center e a sua transportadora.
Leia mais sobre as opções dos parceiros da Amazon aqui.
Se escolher fazer o seu envio através do Programa Amazon Partnered Carrier, terá de contatar a transportadora e agendar a recolha. Para mais informação sobre como agendar uma recolha com a UPS, veja aqui.
Agora passamos a uma parte crucial do serviço de Amazon FBA: A preparação dos seus produtos de acordo com os requisitos da Amazon. Quer faça isto por si, ou tenha terceiros a fazê-lo para si, é importante que cumpra com todos os requisitos para evitar que a Amazon rejeite os seus produtos no momento da entrega.
Orientações de Envio FBA: Como preparar os seus produtos para envio e fulfillment
À primeira vista, os requisitos de envio da Amazon para enviar os seus produtos para o Centro de Fulfillment Amazon podem parecer complicados e exigentes. Para garantir que tudo corre sem problemas com o seu envio, é importante que faça a preparação e identificação de acordo com as orientações da Amazon. Caso contrário, a Amazon poderá rejeitar o seu envio no momento em que este chegue aos seus Centros de Fulfillment. Em baixo, irá encontrar o que precisa de saber.
Requisitos de Preparação
Quando regista os seus produtos na sua Conta de Vendedor Amazon, a Amazon fornece um guia detalhado para os produtos que requerem embalagem especial e preparação diretamente online.
A lista das categorias com preparação especial inclui:
- Frágil
- Líquidos/geles
- Têxteis
- Peluche/Bebé
- Afiados
- Pequenos
- Adultos
Quer esteja a vender produtos de bebé, líquidos, ou artigos frágeis, a Amazon tem orientações para tudo. Os vídeos tutorias de Preparação FBA podem ser encontrados neste link.
Requisitos de identificação & código de barras
Todos os produtos enviados para a Amazon FBA têm de conter um código de barras único, digitalizável e correto para que os Centros de Fulfillment possam identificar e registar assim que cheguem. Se a Amazon não conseguir ler o código de barras dos produtos, podem ter problemas a determinar que tipo de artigo é, a quem pertence, ou para onde tem de seguir. Ao aplicar a identificação de forma correta garante que a unidade correta é recebida e que o seu inventário mantém-se correto.
A Amazon FBA distingue produtos que tem de identificar por si e produtos que já têm um código de barras legível do fabricante. O último eles referem-se como ‘Stickerless, Commingled Inventory’, e são por isso produtos que pode enviar para os Centros de Fulfillment da Amazon sem ter que os identificar. De seguida iremos clarificar as duas opções de códigos de barras para envio FBA:
- Utilizar códigos de barras do Fabricante (apenas para produtos qualificados)
- Imprimir códigos de barras Amazon/Identificações da sua Conta de Vendedor Amazon
Stickerless, Commingled Inventory
Alguns produtos qualificam-se para utilizar o código de barras do fabricante, e se a sua preferência de código de barras for esta, o código de barras do fabricante será utilizado para identificar e monitorizar o seu inventário durante o processo de fulfillment da Amazon. Tenha em consideração que quando opta por esta opção, os seus produtos serão misturados (“commingled”) com outros artigos de outros vendedores com os mesmos produtos.
Na prática, isto significa que se um cliente comprar um dos seus produtos, a Amazon irá enviar o produto que estiver mais próximo desse cliente em particular – mesmo que não sejam os ‘seus’ produtos, isto é, você não enviou este produto em particular para o Centro de Fulfillment de onde ele vai sair. Nestes casos, a Amazon irá atribuir um produto equivalente do seu inventário para o vendedor cujo produto foi utilizado para o pedido do seu cliente, e você terá obviamente o pagamento pela venda como habitual.
Por fim, quando utiliza o código de barras do fabricante como a sua opção de identificação, isto permite à Amazon fornecer um envio rápido de um produto em particular, e também irá poupar-lhe tempo e dinheiro, ao não ter que aplicar os códigos de barras da Amazon por si.
Os códigos de barras de fabricantes elegíveis inclui o UPC, EAN e ISBN, e de forma a poder utilizá-los os seus produtos têm de cumprir com o seguinte:
- O(s) seu(s) produto(s) têm de ser novo(s)
- O(s) seu(s) produto(s) têm de ter um código de barros legível único que corresponda a um único ASIN (código de barras Amazon) no catálogo da Amazon
- O(s) seu(s) produto(s) não podem ter data de validade
- O(s) seu(s) produto(s) não podem ser consumíveis ou tópicos (exemplo: creme, champô, ou cosmética)
Identificar os produtos por si
Se os seus produtos não se qualificam para a opção de ‘stickerless, commingled inventory’ que referimos anteriormente, terá de identificar os produtos por si com etiquetas FBA, e terá de seguir os requisitos da Amazon para garantir que o seu envio chega ao Centro de Fulfillment da Amazon de forma rápida e correta. Os códigos de barras da Amazon incluem o ASIN e FNSKU.
Ao criar o seu Plano de Envio, o passo três irá permitir imprimir as suas etiquetas – estas terão de ser reencaminhadas para a sua transportadora, caso não esteja a identificar os produtos (ou caixas) por si.
Cada um dos seus produtos precisam de uma etiqueta digitalizável – isto serve para todos os produtos individuais, isto é, se tiver uma caixa grande que contém 10 conjuntos de headphones, cada um deles terá de ser identificado com um código de barras, não é suficiente identificar somente a caixa que contém os produtos. Adicionalmente, é crucial que a etiqueta seja colocada numa superfície suave, e cubra quaisquer códigos de barras existentes. Não coloque as etiquetas em cantos, curvas, ou pontas, pois isto pode afetar a legibilidade das mesmas e pode atrasar o processo de recebimento, e em último caso a disponibilização das suas unidades para venda.
Para produtos que requerem preparação especial, como empacotamento ou plástico bolha, terá de garantir que as etiquetas são digitalizáveis sem ser necessário abrir as embalagens. Isto também serve quando opta pela opção de ‘stickerless, commingled inventory’. Adicionalmente, as etiquetas de códigos de barras não devem estar manchadas, desvanecidas ou rasgadas, pois isto também irá complicar a sua digitalização. O mesmo acontece ao identificar as suas caixas para envio: As etiquetas deverão ser colocadas no topo das suas caixas longe das costuras, pontas ou cantos, e caso esteja a reutilizar caixas, certifique-se que tapa os códigos de barras antigos.
Veja o vídeo em baixo para saber mais sobre os requisitos para identificar os seus produtos:
Requisitos de Identificação Amazon FBA
Esteja atento aos requisitos das paletes
Se está a enviar paletes para o Centro de Fulfillment da Amazon, é importante que esteja a par dos requisitos seguintes:
- Ao enviar palete para os centros de Fulfillment na Europa, as paletes deverão ter 80x120cm (Palete Padrão na Europa)
- Ao enviar stocks para o Reino Unido, as Paletes deverão ter 120×100 cm (palete padrão do RU). Outros tamanhos de palete serão rejeitados
- Altura máxima de paletes simples empilhadas é de 1.7m e 1.5m para paletes duplas (incluindo a altura da palete)
- As paletes não devem exceder os 500 kg em peso bruto incluindo o peso da palete
- As paletes deverão ser envoltas em plástico esticado
- As paletes que forem importadas internacionalmente deverão cumprir com o padrão ISPM15
- O peso máximo para cada cartão em cad palete é 15 kg. Se exceder o limite de 15 kg, deverá ser visivelmente identificado como “Carga Pesada” no topo e nos lados da caixa
- Todos os envios que não sejam entregas pequenas de parcelas deverão estar em paletes
- Todas a paletes que tenham produtos visualmente misturados deverão identificadas como ‘mixed merchandise’ ou ‘mixed SKU’s’
- Todas as paletes deverão conter a seguinte informação no canto superior direito de um dos lados:
– Nome do Fornecedor
– Endereços de Para e De
– Número(s) PO
– Número de cartões
– Número de paletes (“Palete #___ de___.”)
Requisitos para agendar entregar na Amazon FBA
Agendar entregas para entregar os seus produtos com sucesso na Amazon deverão também seguir certas orientações.
Terá de prencher o Formulário de Agendamento e especificar a informação requisitada, como o número de paletes e cartões, e número PO, que é o seu ID de Referência Amazon. Assim que preencher o Formulário de Agendamento, deverá reencaminhá-lo para a transportadora, que irá contatar o Centro de Fulfillment designado e agendar a entrega. Juntamente com o número PO, a transportadora deverá também providenciar um número PRO e um número de Conhecimento de Embarque.
A transportadora que escolheu deverá agendar uma entrega pelo menos com 24 horas de avanço para entregas de entrada. Se escolher a Transporteca para a sua entrega FBA, obviamente que tratamos destes detalhes por si.
Devido ao fato da Amazon pedir que os envios FBA sejam entregues em horas específicas – por vezes ao fim do dia e com poucos blocos de tempo – isto pode gerar alguns atrasos no tempo em trânsito inicial que lhe apresentamos. A Transporteca, tal como outra transportadora, não pode contatar a Amazon para agendar uma entrega até que os bens tenham chegado ao armazém do transitário no país de destino, e o tempo que a Amazon disponibiliza pode potencialmente ser passado uns dias dos seus produtos terem chegado ao armazém.
Por fim, é necessário que todas as entregas em paletes sejam efetuadas num camião com o mínimo de 7.5 ton. Isto para garantir que o camião consiga dar a volta na doca de carga, e para permitir que um camião de paletes consiga aceder à parte de trás do camião de transporte. Veículos privados como carros, carrinhas e pickups serão rejeitados.
Entregas que correm mal
Ninguém quer estar preocupado com os seus envios e entregas. E por isso, é importante que esteja familiarizado com os problemas mais comuns que ocorrem no processo de recebimento e que podem causar atrasos, ou até a rejeição dos seus produtos. Familiarize-se com os seguintes erros para garantir a entrega com sucesso dos seus produtos:
- Quando os seus produtos não estão embalados adequadamente para armazenamento
- Quando os seus produtos estão mal identificados ou têm etiquetas elegíveis
- Quando o seu envio contém artigos inesperados: por exemplo múltiplos envios na mesma caixa, sem listas, ou enviou mais do que o indicado etc.
- Quando existem produtos em ‘falta’, por exemplo caixas de point-of-sale como embalagem, ou se conjuntos de vários produtos estiverem mal identificados
- Quando a condição do produto ou descrição não corresponde com o que está especificado nos sistemas da Amazon, por exemplo versão errada, condição ou ligação
- Quando a altura da sua palete excede o limite de 1.7m para paletes únicas empilhadas ou 1.5 para paletes duplas empilhadas
- quando artigos perigosos representam um risco de segurança
- Quando os mesmos códigos de barras são utilizados para produtos diferentes
- Quando produtos líquidos não estão devidamente selados e/ou verteram
- Quando envia produtos em caixas apenas com a etiqueta na caixa de transporte, quando na realidade está a tentar entregar vários produtos
- Quando os seus produtos contêm mais do que um código de barras, porque não cobriu os antigos
- Quando a etiqueta de código de barras é colocada no saco exterior, e podem eventualmente cair
- Quando as suas caixas são muito pesadas sem a etiqueta de aviso adequada ( > 15 kg)
Para um pequeno resumo de restrições, o que deve e não fazer, veja o guia rápido da Amazon.
Impostos e deveres
É importante realçar que a Amazon não toma responsabilidade por quaisquer impostos ou deveres que o seu envio esteja sujeito. Por isso, garanta que o seu envio está desembaraçado da alfândega, e quaisquer impostos ou deveres, ou outros custos estejam pré-pagos antes da entrega na Amazon – de outra forma, o seu envio será rejeitado à chegada ao armazém da Amazon. Adicionalmente, a Amazon não irá funcionar como importador re registo ou destinatário final de quaisquer envios importados.
Bens perigosos
Tenha em consideração que a Amazon FBA tem restrições em produtos específicos, que não está autorizado a vender via FBA. A lista abaixo não cobre a sua totalidade, mas exemplifica alguns:
- Produtos HAZMAT: produtos comprimidos ou inflamáveis. O envio de baterias de lithium necessitam de informação adicional no produto
- Produtos perecíveis ou com data de validade: por exemplo, comida e testes de gravidez
- Bens pesados que excedam os 30 kg
- Tabaco, armas, drogas prescritas, álcool, líquidos com mais de 1L, facas
Para a lista completa de produtos proibidos da FBA, veja este link.
O que acontece a seguir
Assim que a Amazon receba e digitalize os seus produtos, estes serão armazenados no Centro de Fulfillment, e o seu produto estará normalmente disponível para venda na Amazon normalmente em três dias úteis.
Na sua Conta de Vendedor Amazon pode rever, monitorizar e acompanhar (se aplicável) o seu envio. Visite a página ‘View Summary’ para acompanhar o progresso no seu envio assim que for recebido pela FBA. Se houver algum problema com o seu envio, é também aqui que será notificado.
Se após 72 horas, o seu envio ainda não tiver sido completamente recebido, por favor entre em contato com o Suporte de Vendedores Amazon para mais ajuda.
FBA com a Transporteca
Muitos novos vendedores de Amazon FBA acham que o processo de enviar os seus produtos para FBA é bastante complicado – e nós percebemos porquê! É um processo complicado que requer um determinado nível de conhecimento e experiência.
A Transporteca é um operador experiente no que toca aos envios FBA, e já lidámos com inúmeros envios para a Amazon.
Cooperamos com vários parceiros certificados, que compreendem por completo o processo e requisitos de entregar os seus envios com sucesso nos Centros de Fulfillment da Amazon.
Quando agenda o seu envio com a Transporteca, nós garantimos que tudo o que esta relacionado com o transporte é tratado, incluindo o despacho alfandegário. Os nossos parceiros garantem que o seu envio é embalado e identificado de acordo com os requisitos da Amazon, e nós tratamos de agendar os envios com a Amazon.
Nós gerimos tudo entre a recolha no armazém do fabricante até que os seus produtos sejam verificados no Centro de Fulfillment da Amazon. Confie-nos a logística, e nós garantimos a conformidade com os requisitos da Amazon – e pode utilizar o seu tempo para se focar no seu negócio.
Procura enviar os seus produtos para Amazon FBA? Basta selecionar ‘Amazon FBA’ na opção de envio da lista quando procurar por orçamentos de envio no nosso website.
Para quaisquer questões adicionais, entre em contato connosco.
Veja as FAQ’s da Amazon para mais informações sobre FBA, ou leia o guia completo para criar um envio FBA aqui.