O que precisa de saber

Terminologia de Transportação

A indústria de transportação está carregada de terminologia de transportação e abreviaturas específicas que levantam muitas questões e podem parecer confusas. Leia mais para aprender o que é insignificante e o que são frases essenciais. Desmistificamos e simplificamos os termos mais utilizados para que possa distinguir o importante do irrelevante.

A indústria de transportação, logística e encaminhamento de frete, que por si só tem muitos nomes que na maioria cobrem a mesma coisa, é um negócio que gira em torno de jargão da indústria e baseada na terminologia esquerda, direita e central. Porque é que existe tanta terminologia de transportação e abreviaturas para algo tão simples como o transporte de bens? Para pessoas fora da indústria, pode parecem confuso, e normalmente trazem mais perguntas que respostas.

Existem várias razões. Cobrem o espectro total. Por um lado, são uma ferramenta profissional que define novos termos e significados que criam um padrão de indústria universal que atravessa várias línguas e áreas geográficas. Por outro lado, a terminologia de transportação torna-se uma barreira à entrada de estranhos, distanciando a indústria do restante mundo comercial, procurando aumentar o sentido de profissionalismo.

A linguagem dá má reputação à indústria de transportação

A questão não é o facto de a indústria ter criado a sua própria linguagem ‘paralela’ ou que comunique em abreviaturas. É uma indústria que tem extensa interação com outros setores e pessoas, por exemplo, vendedores e compradores de bens, governos, bancos, e todos os demais que participam em atividades internacionais onde os produtos têm de cruzar fronteiras internacionais.

E é aqui que o problema começa. A indústria de transportação é orgulhosa, mas infelizmente, esse orgulho é expressado com uma expectativa arrogante de que toda a gente tem de saber as expressões e termos utilizados na terminologia de transportação. Para além disso, a linguagem da indústria espera inconscientemente que o recetor tenha conhecimento detalhado de todas as facetas da simples operação, o que pode causar receio e frustação ao mesmo tempo.

Tudo isto limita a produtiva cadeia de comunicação, e o resultado é que em muitos problemas, independentemente de quem é a culpa, estes não são atendidos a tempo. O efeito geral é uma indústria que é conhecida por fornecer um serviço pobre e que não cumpre com as promessas. É uma pena que a terminologia, que deveria aumentar a produtividade, seja diluída com coisas insignificantes, trazendo sobras profundas nos setores de transportação e logística como um todo.

O mais importante da terminologia de transportação e logística

Para os olhos não treinados, pode tornar-se impossível separar a terminologia essencial do insignificante da indústria. Não podemos cobrir tudo, mas selecionámos os termos mais utilizados na transportação, que normalmente causam grande confusão. Vamos tentar explicar o seu significado e partilhar as expressões sem sentido; que normalmente estão ligadas.

Desta forma, estará melhor preparado para interpretar a comunicação do seu fornecedor de transportação, fazer perguntas melhores, e obter respostas melhoras em retorno.

Termos de serviço

Para todo o transporte internacional de bens, existe um acordo entre o remetente e o destinatário dos bens. Este acordo, escrito ou oral, precisa de conter quando, ou por vezes onde, durante o transporte, o dono dos bens, e daí o custo do transporte, que é transferido do remetente para o destinatário. Caso contrário, terá que aceitar antes de reservar o transporte. Felizmente, existe um padrão global para definir o ponto de transferência. O padrão é um conjunto de termos e abreviaturas que ligadas a uma localização geográfica específica, normalmente uma cidade ou um aeroporto, definindo assim o ponto de transferência dos custos.

Coletivamente estes termos são normalmente chamados de cláusulas, incoterms, ou apenas termos, e por vezes são deixados de parte. Neste caos, os termos específicos são usados diretamente e por vezes em modo de abreviatura. Dentro da terminologia de transportação os termos mais utilizados dentro das importações são o EXW e o FOB, também conhecidos como Ex-Works e Free On Board, e para as exportações é o DAP e CFR, também conhecidos como Delivered at Place e Cost and Freight. Também pode encontrar o último como DDU, diminutivo de Delivery Duty Unpaid, que se trata de um termo desatualizados e que na realidade deixou de ser utilizado desde 2010. Para além disso, também pode encontrar o termo Ab, que vem do Latim e significa “de”. É muito utilizado em conexão com ab factory, que tem o mesmo significado de EXW – o recetor é responsável por todo o transporte desde a fábrica.

terminologia de transportação

Não só a terminologia de transportação pode criar confusão, como é utilizada de forma vaga pela indústria. Por exemplo, poderá ver uma transportadora a referir-se aos custos-EXW ou custos-DAP. Isto gera confusão porque o EXW e o DAP definem que parte tem de pagar por cada parte do processo de transporte. Mas os custos-EXW normalmente referem-se apenas ao processo de transporte e desembraço alfandegário que cobre a parte do endereço do remetente para quando os bens estão a bordo num navio, comboio, ou avião no país de origem. Da mesma forma, os custos-DAP normalmente referem-se apenas ao transporte do porto, aeroporto ou terminal no país de destino da morada do recetor. Se tiver dúvidas, faz sempre sentido definir explicitamente o “de” e o “para” nas questões para o comercial da transportação. Por exemplo, “Este custo cobre o transporte de EXW Shangai até à entrega na minha morada em Lisboa?”.

Quem é quem?

Existem vários papeis na transportação e logística, e cada um tem vários nomes. As duas partes mais importantes, para nós, são o remetente e o destinatário.

O remetente é a empresa, ou pessoa, que está listada como expedidor dos bens e normalmente referido como vendedor, remetente, fornecedor, contratante, ou apenas como a fábrica. Vale a pena ter estes termos em consideração pois normalmente lemos comunicações onde o remetente é culpado pelo atraso do envio. Normalmente, ao argumentar que o produto estava pronto a tempo, ou que os documentos não estavam disponíveis para despacho.

O destinatário tem também vários nomes, incluindo o consignatário ou BCO (beneficial cargo owner). É a empresa, ou pessoa, que recebe os bens e escrita no conhecimento de embarque; aquele a quem os produtos são destinados. Em casos raros, os bens são transferidos para outra parte, ou pessoa durante o transporte. Neste caso, o novo recetor é chamado de endossado.

Existe mais ou menos uma exceção padrão para isto no mundo de transporte de correio. Aqui, o termo recetor é geralmente utilizado para a pessoa que fez o acordo com a empresa de transporte. Na realidade, isto significa que o recetor, neste caso específico, não é necessariamente o real recetor dos bens. Aqui, a pessoa que recebe os bens será referido como entrega nos documentos.

Para aprender mais sobre outros papeis na transportação, deve ler o nosso artigo sobre a transportação internacional aqui.

All-in price

Um dos termos na transportação que está destinado a deixar as pessoas confusas, que também é usado em demasiado e aplicado de forma aleatória, é o all-in. Normalmente refere-se ao preço do transporte e serviços adicionais, mas sem especificando quais os serviços que estão incluídos. Assim sendo, será sempre uma boa ideia saber exatamente o tipo de custos extras que podem aparecer em adição a este all-in-price. Por exemplo, os custos de alfândega ou IVA (Imposto Valor Acrescentado) não estão por norma incluídos. Os custos de manuseamento especial e taxas extra também não costumam estar incluídas no all-in-price.

custo de transportação

Para entender o preço total do transporte, é, infelizmente, necessário pedir a fatura. Irá, contudo, perceber que a transportadora nem sempre estará disponível para lhe dar a fatura no momento da reserva. Também, terá de ter atenção que o custo que terá de ser pago à AT no formulário de importação de bens, IVA, e taxas de importação especiais não fazem parte do transporte e, por isso, serão cobradas em separado – e são normalmente direcionadas à AT.

Entrega com carregador lateral, elevador Hammar ou besima

Caso haja indicação em contrário, um contentor de carga é normalmente entregue na parte de trás do camião (também chamado de chassis). Isto significa que tem de esvaziar o contentor de uma altura de aproximadamente 130cm, o que se pode tornar impossível se não tiver uma rampa ou um armazém com doca.

Alternativamente, antes da entrega, pode fazer pedidos especiais. Aqui, a terminologia de transportação dá-lhe o nome de carregador lateral, elevador Hammar ou besima, embora todos se refiram ao mesmo. Normalmente referem-se a um guindaste preso ao camião, capaz de agarrar no mesmo e coloca-lo no chão ao lado do camião.

Este tipo de entrega é popular por ser mais em conta do que ter um guindaste em separado que levante o contentor do camião e o coloque no chão. Contudo, existem certas limitações, por exemplo, que o contentor só possa ser colocado do lado esquerdo do camião. Se precisa que o contentor seja aberto numa determinada posição, e não tem espaço para o camião dar a volta, será uma boa ideia acordar antecipadamente para que lado pretende que o contentor seja carregado na parte de trás do camião.

Há tempo livre suficiente para evitar a detenção?

No mundo da terminologia de transportação, o termo tempo livre refere-se ao tempo que tem antes de que o dono de um equipamento específico, preciso do mesmo de volta. Por exemplo, quando faz a entrega de um contentor, normalmente, tem três dias para o esvaziar e devolver ao proprietário, permitindo que a empresa de transporte o volte a por em circulação.

contentor exw

Se não devolver o contentor dentro deste tempo livre, existe uma taxa extra por cada dia que passar. Esta taca é conhecida como detenção, e a taxa diária normalmente aumenta de dia para dia.

Detenção não pode ser confundida com demurrage, que é o valor que paga por alugar um espaço para o contento caso não consiga fazer o desembaraço alfandegário a tempo depois da sua chegada.

As taxas não são apenas taxas

Na indústria de transportação existe um valor sem fim de taxas adicionais, pelos vistos. As mais encontradas incluem taxas de combustível, taxas de ajuste de câmbio, acréscimo de risco de guerra, acréscimo de congestão, e taxas de época alta. Para além dessas taxas existem taxas para inspeção, quarentena, documentação, e muitos mais para outros eventos mais ou menos previsíveis.

O aspeto comum de todas as taxas mencionadas aqui, e as restantes, é a importância de entender o que eles compreendem. Também é essencial saber se são taxas que pode evitar quando entra num acordo com o fornecedor de transporte.

Não podemos mencioná-las todas neste artigo, mas encorajamos a que você enquanto comprador de transporte seja crítico quando lhe apresentam taxas adicionais. Na Transporteca, sentimos que as taxas adicionais criam confusão, incerteza, e frustração, e que é por isso que os nossos clientes não as têm.

Meios de Transporte

As transportadoras organizam-se em divisões e departamentos, em que cada um é responsável por um modo particular de transporte, por exemplo, a divisão de frete marítimo, a divisão de frete aéreo, a divisão de transporte terrestre e possivelmente em separado a express – ou divisão de correio. O transporte por comboio vai depender da rota e poderá estar tanto na divisão de frete marítimo ou na divisão de frete terrestre.

comboio de transporte

Esta divisão em modos de transporte pode criar confusão pois você, enquanto comprador de transporte, tem de decidir o tipo de transporte que precisa antes de saber todos os detalhes de cada serviço. Tem de decidir, para ser encaminhado para a pessoa certa do departamento certo.

Além disso, quando “chega” com o seu pedido de transporte numa determinada parte da organização, é quase impossível receber ideias sobre outros meios alternativos de transporte.

A razão simples para isso acontecer é o facto de, quando move o seu pedido de um meio de transporte para outro, a sua comissão move-se com ele. E é por isso, enquanto transportadora, que pode ser difícil transferir um carregamento de um departamento para outro.

Contudo, é muito raro ser o tipo de transportação que determina o serviço melhor para o comprador. O melhor serviço depende muito mais de quando os bens chegam ao destino, quão bem o serviço é executado, e quanto custa. Se estes fatores forem conhecidos, é muito menos relevante para a maioria dos produtos o meio de transporte em que viajam seja por avião, barco, camião, ou comboio – se se o serviço é uma combinação de múltiplas opções.

Complicando um pouco mais, também é possível escolher um serviço de estafeta (courier) – ou express. A palavra estafeta (courier) pode ser bastante confusa pois cobre o envio como as empresas UPS, FedEx e TNT, mas também os serviços com homens em carrinhas a distribuir. Isto é um condutor numa carrinha, que transporta exclusivamente a sua carga desde o ponto de recolha diretamente para o endereço de entrega. Envios de estafeta com empresas bem estabelecidas podem ser feitos via estrada, tipicamente dentro da Europa, e via aérea, o que tem várias semelhanças com o serviço de padrão de frete aéreo.

termos de transportação

Aqui no portal, mostramos todas as formas de transportação para cada pesquisa efetuada. Disponibilizamos toda a informação relevante e variáveis necessárias para fazer a melhor escolha possível enquanto cliente de transportação.

Não tenha medo, pergunte!

Se comprar um serviço de transportação e as comunicações associadas se tornarem demasiado complicadas, lembre-se que as operações de envio e logística são transparentes e práticas. Não é necessário um curso superior para fazer o trabalho de um encaminhador de frete. Talvez seja por isso que toda a indústria sofra de baixa confiança, materializando numa necessidade de criação da sua própria linguagem para mistificar as partes envolvidas perante o público. Infelizmente, isto também cria um aumento exponencial em comunicações de email, mal-entendidos, e na realidade, em custos inesperados ou atrasos desnecessários.

Não se deixe ficar de for a por terminologia e abreviaturas estranhas, ou por vocabulário irrelevante. Em vez disso, aproveite a oportunidade de colocar questões e aprenda a perceber como as coisas funcionam. Normalmente ajuda evidenciar e validar as capacidades da transportadora – já que provavelmente nem eles próprios o saberão, caso não receba uma resposta clara, e se for o caso essa não será a transportadora certa com quem trabalhar.

Tentámos cobrir alguns dos termos essenciais da terminologia de transportação. Sem dúvida que existe mais terminologia e termos irrelevantes na indústria, que não mencionámos. Envie-nos algumas palavras via chat ou email, caso tenha alguns termos que pense que deveriam ser adicionados para benefício dos nossos leitores. Não prometemos que sabemos o significado de tudo o que é dito no negócio, mas faremos o nosso melhor para descobrir.

Escrito por Morten Laerkholm, CEO & Fundador, Transporteca