Não tem de fazer nada, a menos que o solicitemos especificamente. Pode encontrar todas as datas e documentos do seu pedido a qualquer momento ao iniciar sessão no seu perfil.

Aqui pode ler como funciona o processo.

Reserva

O processo inicia-se assim que confirma a sua reserva. Fá-lo no nosso site, selecionando o serviço de transporte pretendido, preenchendo os dados do remetente, destinatário e carga, e pagando o seu transporte com cartão de crédito ou transferência bancária.

Depois de enviar a sua reserva, duas coisas acontecerão imediatamente: 1. Receberá uma confirmação e 2. entraremos em contacto com o seu fornecedor.

Confirmação

Receberá uma confirmação da encomenda por e-mail como documentação para o transporte que lhe solicitou e as informações que inserido durante a encomenda.

Contacto do fornecedor

Ao receber o seu pedido, enviamos automaticamente um e-mail ao seu fornecedor consigo em cópia. Este e-mail contém uma ligação para uma página onde o seu fornecedor deve confirmar os detalhes da remessa, incluindo os termos e condições, a descrição da mercadoria no idioma local e como a remessa é embalada. Além disso, informamos o seu fornecedor de que necessitamos de uma lista de embalagem e fatura comercial, bem como dos requisitos formais da fatura comercial, para garantir um desalfandegamento eficiente para entrada na Europa. Geralmente comunicamos com o seu fornecedor no idioma local, mas incluiremos sempre uma tradução em inglês para que possa acompanhar a correspondência.

Se não recebermos uma resposta do seu fornecedor no prazo de um dia útil, enviar-lhe-emos automaticamente um e-mail de seguimento e tente contactar o seu fornecedor por telefone. Se não recebermos resposta após outro dia útil e a data de disponibilidade da carga que indicou na reserva se aproximar, escrever-lhe-emos e pediremos ajuda para contactar o seu fornecedor.

A vantagem de garantir que toda a informação está disponível e correta nesta fase tão precoce é que desvendamos quaisquer dúvidas ou mal-entendidos entre si e o seu fornecedor, sem que isso tenha impacto no próprio transporte e evitando assim o risco de atrasos. Por exemplo, enfrentamos frequentemente divergências entre o vendedor e o comprador sobre o termo comercial sob o qual as mercadorias devem ser expedidas. O prazo de negociação é decisivo para quanto o fornecedor deve pagar em custos locais (ver transporteca.pt/fob-ou-exw), e por isso não é de estranhar que o fornecedor tente frequentemente enviar as mercadorias sob, por exemplo, termos EXW, mesmo que o seu contrato seja FOB. Isto reduziria o custo do fornecedor. Se pudermos esclarecer isto imediatamente após a reserva do transporte, podemos evitar que a data de partida seja alterada devido à falta de pagamentos do seu fornecedor.

Confirmação do seu fornecedor

Uma vez recebemos as informações necessárias do seu fornecedor, iremos realizar uma validação automática para garantir a qualidade. A elevada qualidade dos dados ao longo de todo o processo é extremamente importante, especialmente para o posterior desalfandegamento, onde os dados de todas as fontes devem coincidir (por exemplo, como a remessa é embalada, peso e volume, códigos aduaneiros e valor das mercadorias). Se existirem discrepâncias, inicialmente iremos resolvê-las diretamente com o seu fornecedor, mas em alguns casos, iremos encaminhá-lo para encontrar uma solução. Isto pode ocorrer se houver discrepâncias no seu pedido e no que o fornecedor declara sobre quanto espaço as mercadorias ocupam ou pesam.

Entrega da sua remessa

Quando todas as informações forem confirmadas, providenciamos a entrega física da sua remessa do seu fornecedor para o nosso parceiro na China. Quando a entrega da remessa for organizada, iremos atualizá-lo automaticamente.

A entrega física da sua remessa do seu fornecedor para o nosso parceiro na China depende dos termos comerciais sob os quais a remessa será enviada (consulte transporteca.pt/fob-ou-exw). Enviamos um camião para a morada do armazém do seu fornecedor para recolher a remessa ou informamos o seu fornecedor da morada do nosso armazém, onde deverá providenciar a entrega da sua remessa.

Uma vez confirmada a data de receção da sua remessa, reservamos espaço a bordo do primeiro navio, comboio ou avião disponível, dependendo da solução de transporte escolhida. Assim que tivermos confirmado o espaço, enviar-lhe-emos uma atualização automática com a data prevista de entrega com base na partida determinada. Na maioria dos casos, corresponderá à data de entrega que lhe foi informada no momento da reserva. No entanto, também pode ser mais cedo ou mais tarde se, por exemplo, o seu fornecedor tiver a expedição pronta mais cedo ou a produção estiver atrasada.

Consolidação

Assim que recebermos a a sua expedição no nosso armazém na China, iremos consolidá-lo com outros envios (isto não se aplica se tiver encomendado um contentor cheio). Isto significa que embalamos um contentor com remessas de diversos clientes. Assim que o contentor (ou a palete, no caso do frete aéreo) estiver embalado, enviá-lo-emos para o porto, terminal ferroviário ou aeroporto para ser carregado no navio, comboio ou avião.

Partida

Contactámos automaticamente o nosso parceiro na China no dia seguinte ao da partida prevista da sua remessa para garantir que tudo correu conforme o planeado. Se, por exemplo, o envio atrasar, já podemos verificar se isso tem impacto na data de entrega e enviar-lhe uma atualização. Receberá um e-mail de confirmação quando a sua remessa estiver a caminho da Europa.

Rastreamento em rota

Assim que a sua remessa partir, será iniciado um processo de rastreamento automático para o contentor que pretende enviar. Isto significa que a Transporteca receberá uma atualização se houver atualizações no site da transportadora de que o navio está a chegar ao porto da Europa mais cedo ou mais tarde do que o esperado. Isto pode ocorrer com mau tempo ou se o navio saltar uma escala na rota. Receberá automaticamente um e-mail com as informações e uma data de entrega atualizada quando as alterações forem registadas.

Desembaraço aduaneiro

Alguns dias após a partida da sua remessa da China, recebemos a conta de carregamento, que, juntamente com os documentos e informações que já obtivemos do seu fornecedor, nos permite iniciar o desalfandegamento. Garantimos automaticamente que recebemos todos os documentos e informações necessários e validamo-los antes de processarmos a sua remessa para a alfândega. Durante o desalfandegamento, o tipo de mercadoria, o valor e o destinatário são registados junto das autoridades, o que constitui a base para a posterior cobrança de taxas alfandegárias e entrega da sua remessa.

Liberamos a maioria das envios de frete marítimo dentro do prazo. Isto tem a vantagem de que, se houver alguma dúvida aduaneira, podemos esclarecê-la antes de o envio chegar à Europa. Neste momento já pode encontrar os documentos alfandegários no seu perfil da Transporteca, por isso, se tiver alguma dúvida sobre os mesmos, podemos esclarecê-los muito antes da mercadoria chegar à Europa.

Chegada

Cerca de dez dias antes da sua remessa chegar à Europa por navio, enviar-lhe-emos uma atualização com a data prevista de entrega e o procedimento à chegada. Neste momento, todas as formalidades estão prontas para entrega, e a sua remessa pode passar pela alfândega sem demora, a menos que seja retirada para inspeção.

Preparação para entrega

No dia seguinte à chegada da sua remessa ao porto, levámo-la a um armazém, esvaziamos o contentor e preparamo-la para a entrega. Se o seu envio ainda não estiver em paletes, normalmente embalamo-lo em paletes para facilitar a própria entrega.

Neste momento, enviámos-lhe um e-mail para o informar da data prevista de entrega e solicitamos que reconfirme o endereço de entrega. Caso não consiga receber a remessa no dia proposto, podemos combinar uma data de entrega posterior. Na maioria dos casos, isto é gratuito.

Entrega

No dia da entrega, o motorista liga-lhe antes de chegar. A entrega será entre as 8h. e 16h Infelizmente não podemos oferecer um horário de entrega específico nesse dia.

A entrega é feita por camião com elevador e porta-paletes. A entrega é geralmente feita no passeio ou num local nas imediações onde o nosso motorista possa chegar até ela com o porta-paletes. A porta-paletes não consegue circular em superfícies macias.

Paletes

Se tivermos embalado a sua mercadoria em paletes, o motorista receberá em troca um número correspondente de paletes vazias, se as tiver. No entanto, o motorista não esperará que desembale as paletes, pelo que isto apenas se tiver paletes extra em pé. Se o seu fornecedor tiver embalado as mercadorias em paletes, estas paletes são suas.

Documentos alfandegários

Receberemos os documentos alfandegários finais 5 a 10 dias após a entrega da sua remessa, que nos ser-lhe-á enviado automaticamente por e-mail. As autoridades exigem que guarde estes documentos durante 5 anos. Não precisa de os imprimir, desde que encontre o ficheiro caso a sua empresa seja levada para fiscalização aduaneira.

O seu perfil Transporteca tem sempre todas as datas, informações e documentos

Todas as datas, informações e documentos para a sua remessa são continuamente guardados no seu perfil. Desta forma, pode sempre fazer login e acompanhar onde está a sua remessa ou recuperar um documento ou informação se for relevante.