Guia completo para iniciantes

Importar de Hong Kong

O comércio internacional e importar de Hong Kong pode ser complicado, erros podem acorrer ao passar pelo processo. Contudo, fazer o “trabalho de casa” pode ajudá-lo muito. Esperamos, orientá-lo a fim de evitar erros que podem ocorrer quando importa de Hong Kong. No artigo a seguir, destacamos os aspectos mais importantes a ter em conta, para uma experiência de importação sem complicações.

Ao Negociar uma Importação de Hong Kong

Hong Kong é uma região parcialmente autônoma com a sua própria moeda e o seu próprio sistema fiscal e de justiça. Contudo, ainda está sob o controle da China, e localiza-se no sul da China. Hong Kong possui o aeroporto mais movimentado do mundo para o transporte internacional de mercadorias e tem um dos portos de contentores mais movimentado do mundo. Isto parcialmente devido a Hong Kong ser um “porto livre”, o que significa que todos os bens em trânsito dentro e fora de Hong Kong estão isentos de controle e procedimentos aduaneiros, tornando Hong Kong um atraente centro comercial. Hong Kong tem uma das menores taxas de imposto e uma das estruturas fiscais mais simples do mundo.

Saiba mais sobre a política comercial de Hong Kong aqui, e para mais informações sobre o comércio entre Hong Kong e a UE, clique aqui (em inglês).

FOB ou EXW ao importar de Hong Kong?

FOB (Free On Board) e EXW (Ex Works) são os dois termos comerciais mais comumente usados para as importações de Hong Kong, e importações do internacionais em geral. O FOB cobre um serviço porta-a-porta onde o seu fornecedor é responsável por todos os custos locais, isto é, transporte para o depósito do remetente, manipulação da carga, e autorização de exportação. Enquanto isso, ao negociar em termos EXW, é responsável por todo o transporte porta em porta, incluindo todos os custos.

Ambos os termos têm os seus prós e contras, e qual dos dois é o mais benéfico, dependerá do envio específico:

FOB prós incluídos: Muitas vezes, é um pouco mais barato do que um envio EXW. Isto porque o fornecedor no país de origem geralmente poderá lidar com os custos locais mais baratos do que o seu transitário selecionado. Isto é exclusivamente relevante para os embarques LCL, pois os embarques da FCL não se beneficiam de economias de escala para o transporte local. Além disso, não precisa lidar com nenhuma documentação no país de origem, uma vez que esta é da responsabilidade do seu fornecedor. Por último mas não menos importante, as citações FOB são fáceis de obter, uma vez que esta é a parte “fácil”. Recolher as cobrança é um pouco mais complicado e, normalmente, leva um pouco mais de tempo para calcular, dependendo do embarque específico.

FOB cons: Fica exposto ao risco de que o seu fornecedor de repente protestar para pagar as taxas locais, embora esta seja claramente da sua responsabilidade. Além disso, o seu fornecedor provavelmente irá cobrar-lhe um custo extra para cobrir as taxas FOB, o que aumentará os custos totais de negociação.

EXW prós incluídos: Fica com o comando e tem controle completo do embarque e custos associados do início ao fim. Além disso, geralmente obterá produtos um pouco mais baratos ao negociar nos termos EXW, como o seu fornecedor irá adicionar os custos de transporte local a factura ao lidar com termos FOB, como mencionado acima.

EXW cons: Muitas vezes, é a solução mais dispendiosa, como sozinho é responsável por todo o processo de transporte. Além disso, ao negociar em termos EXW, fica responsável pela autorização de exportação. Assim deve-se certificar de que o seu fornecedor possui licença de exportação, se necessário. Além disso, ao selecionar um transitário para tratar do seu transporte, deve garantir-se de que eles oferecem um serviço porta-a-porta e que lidam com o processo de libertação da Alfândega.

Não esqueça de estudar bem as suas opções para que possa esclarecer qual dos serviços lhe é mais benéfico. Além disso, é importante sempre obter o acordo por escrito, assim não terá dúvidas sobre quais os termos acordados.

Pode ler muito mais sobre FOB e EXW e como optar pelo serviço certo aqui.

Quando todos os detalhes estão acordados, pode facilmente procurar os preços FOB e EXW de Hong Kong – e de outros destinos em todo o mundo através da nossa calculadora de custos transporteca.pt

Importar de Hong Kong

Frete marítimo ou aéreo?

Ao decidir como transportar os seus bens para casa, os dois parâmetros seguintes influenciarão a sua escolha: tempo em trânsito e preço. Importar de Hong Kong, via marítima, normalmente leva de 35 a 40 dias até a sua porta e até 10 dias por frete aéreo, depende se escolher um serviço padrão ou expresso.

Frete marítimo: FCL ou LCL?

Para transporte marítimo em contentor, lida com os termos LCL ou FCL, que se refere às diferentes maneiras pelas quais pode enviar os seus produtos. FCL (contentor totalmente carregado) refere-se a uma remessa completa de contentor. Enquanto LCL (Menos do que a carga do recipiente) indica um envio onde vários importadores “partilham” um contentor.

Para começar, o volume e o peso da sua remessa determinarão qual das duas opções é a mais benéfica para si. Como um princípio básico, todas as remessas abaixo de 15m3 são mais relevantes para serem enviadas como (LCL), enquanto as remessas de 15m3 ou mais convenientemente podem ser enviadas em um ou mais contentores cheios (FCL).

Existem três tipos diferentes de contentores ao importar de Hong Kong: 20 pés, 40 pés e quartel de 40 pés.

Um contentor de 20 pés tem uma capacidade de peso máximo de 24.000 kg e armazena aproximadamente 30 m3.

Um contentor de 40 pés tem uma capacidade máxima de 26,000 kg e armazena aproximadamente 60 m3.

Um contentor de 40 pés HQ tem uma capacidade máxima de peso de 28.500 kg e armazena aproximadamente 70 m3.

Para LCL (carga fracionada), o preço é calculado com base no volume (metro cúbico), que se refere a quanto espaço os bens ocupam no recipiente. Porque a restrição de peso para frete marítimo é muito alta (1000kg / cbm), o peso geralmente não influenciará o preço a menos que, claro, a sua carga seja muito pesada.

Frete aéreo

Pelo contrário, o preço do frete aéreo é calculado com base no peso total do embarque. Portanto, quanto mais pesado forem os bens, mais caro.

Mais especificamente, o preço do frete aéreo padrão é determinado com base no “peso volumétrico”, talvez mais conhecido como “peso pesado”

Isso significa, na prática, que o preço é calculado com base em um “Fator de peso dimensional” ou fator DIM. Baseado na capacidade de carga da aeronave, e foi determinado antecipadamente pela companhia aérea para cobrar os custos apropriados para produtos com densidade leve.

Normalmente, o fator DIM corresponde a 166,67 quilos por metro cúbico. Basicamente significa que, para cada metro cúbico de mercadorias que está a importar, lhe serão cobrado por 167 kg, mesmo que o peso real da sua remessa seja de apenas 50 kg. Se o seu metro cúbico pesa 250 kg, você irá, claro, pagar 250 kg e não 167 kg.

Com isso, ao comparar os dois modos de transporte, o frete marítimo geralmente terá a vantagem em termos de preços, e é evidente que a diferença de preços é grande para transportes grandes/pesados, e pequenas para transportes pequenos/mais leves. Mas para embarques muito pequenos/leves, o frete aéreo normalmente será a solução mais económica.

Devido a isto, pode ser útil estudar ambos os serviços ao importar de Hong Kong, a fim de saber quando o transporte marítimo é a melhor solução, e quando a escolha o frete aéreo pode ser mais benéfico. Encontre preços para frete marítimo e aéreo via calculadora de preços on-line.

Exemplos de preços

FOB Hong Kong – Lisboa
3,3 m3 / 830 kg – Frete marítimo
EUR 532

FOB Hong Kong – Madeira
Contentor de 20 pés – Frete marítimo
EUR 2.885

FOB Hong Kong – Porto
12 m3 / 6.200kg – Frete marítimo
EUR 1,980

EXW Hong Kong – Algarve
0,8 m3 / 54kg – frete aéreo
EUR 1276

Importar de Hong Kong

Registo EORI

Ao importar de Hong Kong e de outros países fora da UE, precisa de se registar com um número EORI.  O número EORI é necessário para troca de mercadorias com países terceiros (países fora da UE). Se ainda não possui um número EORI, geralmente, levará 3 dias úteis para obter um.

Se estiver a procura para importar bens restritos, como armas de fogo, também terá que se registar com uma licença de importação.

Para obter mais informações sobre os aspectos importantes da importação, leia aqui.

Taxas e Impostos

Ao importar mercadorias de Hong Kong, ou de qualquer país fora da UE, é obrigado a declarar as suas importações na alfândega (isso geralmente é feito por um terceiro, ou seja, um transitário) e paga o imposto sobre os bens. O valor dependerá do tipo de carga e de onde no mundo está a importar. Assim sendo, para calcular os encargos de imposto, precisa saber o (s) código (s) dos seus produto.

Para encontrar o código correto do produto e para saber mais sobre os direitos de importação, poderá beneficiar do seguinte link e ferramenta de pesquisa: www.icc-portugal.com

Importar de Hong Kong via Transporteca

Após decide como quer enviar os seus bens para casa, O próximo passo é selecionar um transitário relevante para gerir e executar o processo de transporte.

A realidade é que, muitas vezes pode ser um desafio obter o total de custos de envio antes de contratar a empresa, na verdade, muitas vezes pode ser um desafio obter o total de custos de envio a partida.

Por exemplo, dê uma olhada no exemplo de fatura abaixo de um transitário. Consegue descobrir o que as taxas individuais cobrem?

Para evitar isto, obtenha sempre um preço total ao reservar o seu transporte via Transporteca. Garantimos que não haverá cobranças inesperadas ou custos adicionais, desde que os detalhes corretos da carga sejam especificados durante a sua reserva. Por exemplo, se reservou uma pickup de 1m3, mas os bens de fato são 3m3, então haverá uma cobrança pelos custos adicionais. Alternativamente, deveria ter reservado um frete de 3m3, mas é apenas 1m3, receberá o reembolso da diferença. Contudo, é sempre preferível que forneça o volume exato e o peso de sua remessa, e o seu fornecedor pode facilmente fornecer esta informação. Deste forma, ninguém o irá incomodar com contas extras ou reembolsos, e nos asseguramos de que a quantidade certa de espaço é reservada na aeronave.

Tente a nossa calculadora de preços on-line e ao portal de reservas aqui e se encontrar o que procura, pode sempre reservar diretamente online. Logo após um e-mail será enviado automaticamente para o transitário de Portugal e para o seu fornecedor em Hong Kong, para que eles possam facilmente acordar os detalhes da recolha (EXW) ou a entrega no depósito (FOB) – dependendo do serviço que tenha reservado.

Se tiver alguma dúvida sobre a importação de Hong Kong, entre em contato. Estamos prontos para responder às suas perguntas em [email protected] ou +44 20 3769 6586.