transporteca

Guia de expedidoras

A palavra europeia para a expedição de cargas, ‘expedição’, tem as suas origens no Italiano ‘spedizione’ (envio) que por sua vez vem do Latim ‘expeditio’ que significa ‘marcha’ ou ‘expedição’. Na prática, o termo ‘expedidora’ refere-se tanto à pessoa como à empresa envolvida no transporte de bens a nível nacional e internacional.

O que é uma expedidora? 

Uma definição mais ou menos abrangente é que uma expedidora é uma pessoa ou empresa que facilita e organiza o transporte de bens por parte de outros.

Na maioria dos casos, a expedidora é responsável por combinar diferentes meios de transporte num produto geral de transporte, e assim trata do carregamento em comum, transbordo, gestão de documentos e armazenamento.

Encontre uma expedidora para as suas necessidades de transporte na Transporteca

As expedidoras são diferentes das empresas que possuem transportes – tais como camiões, barcos, comboios, aviões e instalações de armazenamento – na medida em que as expedidoras não precisam de possuir ou operar nenhum destes recursos. As expedidoras compram espaço nos vários meios de transporte e colocam-nos juntos para um pacote compreensivo; também tratam da gestão de documentos e vendem soluções de transporte compreensivas aos seus clientes. Teoricamente falando, uma expedidora pode simplesmente ser ‘uma pessoa com um telemóvel e um endereço de e-mail’. Na prática, no entanto, é necessário mais que isso. A maioria das expedidoras normalmente escolhem possuir ou operar alguns recursos, normalmente um armazém no seu mercado principal.

Diferentes tipos de expedidoras

As expedidoras podem ser encontradas de muitas maneiras diferentes, desde grandes e globais empresas expedidoras com centenas de escritórios e várias centenas de milhares de funcionários pelo mundo, a empresas nacionais e até relativamente pequenas empresas com apenas uma pessoa a trabalhar com um telemóvel e (talvez) uma carrinha.

Na linha da frente das expedidoras, irá encontrar empresas como a DHL, a Kuehne & Nagel, a Schenker e a Panalpina. São todas empresas europeias com escritórios pelo mundo que podem oferecer um ‘pacote completo’ que lhe permite ter os seus bens transportados de um lado do mundo para qualquer outro. As únicas empresas Dinamarquesas nesta liga são a DSV e a Damco detida pela Maersk – que, de acordo com a Logistics Management, são a 11ª e a 17ª maiores expedidoras, respetivamente.

Empresas como a Prime Cargo, a Blue Water Shipping, a Alpi e a Leman estão no topo da liga Dinamarquesa. Estas empresas são sediadas na Dinamarca e têm escritórios em cidades selecionadas – tipicamente na China e nos EUA – mas utilizam agentes terceiros para cobrir o resto do mundo.

Guia de expedidoras

Finalmente, existe um grande número de expedidoras mais pequenas que têm tipicamente um escritório na Dinamarca e usam agentes para tratar de toda a sua carga expedida para o estrangeiro.

Qual expedidora devo usar?

Nós geralmente recomendamos que as pequenas empresas dinamarquesas, os empresários e as pessoas sem muita experiência de expedição usem uma das principais expedidoras dinamarquesas. São grandes o suficiente para ter o seu próprio pessoal nos locais mais importantes, mas não são grandes ao ponto de um cliente relativamente pequeno ter dificuldade em obter tratamento prioritário. Além disso, geralmente oferecem bons serviços.

A questão essencial é o que constitui uma boa expedidora. Uma expedidora – quer seja uma pessoa ou uma empresa – deve basicamente conhecer o seu ‘ofício’, o que significa que deve conseguir deslocar cargas do ponto A para o ponto B dentro do período combinado e pelo preço acordado. Dito isto, deve reconhecer-se que 90% do trabalho de qualquer expedidora é a comunicação. Se esta comunicação acontece pessoalmente, por telefone ou através de atualizações automáticas de um sistema tecnológico por e-mail ou website, não é normalmente um fator importante. O critério principal para a escolha de uma expedidora deve, portanto, ser a capacidade da pessoa ou da empresa de manter os seus clientes informados proactivamente.

Recomendamos que use a sua rede para obter recomendações para duas ou três expedidoras. Depois, contacte cada uma e faça uma decisão rápida sobre qual pensa ser a melhor para trabalhar consigo. Em alternativa, pode encontrar expedidoras e comparar os seus produtos diretamente na Transporteca. Já avaliámos as nossas expedidoras participantes, por isso tem períodos de trânsito garantidos, preço fixo e boa comunicação. Mas acima de tudo, é uma questão de iniciar e ganhar experiência por si.