Quem é responsável pelo quê? Lidar com importação e os incoterms relacionados pode ser complicado – especialmente se for novo e inexperiente no campo dos transportes. Esta publicação irá focar-se no incoterm Free on Board (FOB), e o que acontece quando a parte responsável não aceita a sua responsabilidade legal. Leia para compreender este termo, e como impacta responsabilidades, obrigações e custos.
Comprar produtos ‘Free on Board’ (FOB)
Quando negoceia sob termos FOB é da sua responsabilidade encontrar e pagar um transportador que trate do seu envio, contudo, os custos locais no país de origem (por exemplo, todos os serviços relacionados com a transportação desde os fornecedores até os bens estarem a bordo de um navio, comboio ou avião) serão cobrados diretamente ao seu fornecedor. O seu fornecedor poderá tentar influenciar a sua escolha de transportador de forma a reduzir os seus custos, mas a decisão é inteiramente sua.
Custo Total de Desembarque
Primeiro, precisamos de entender o conceito de “Custo Total de Desembarque‘. O custo total de desembarque de um produto é apenas opreço total que pagou pelo produto, quando chega às suas instalações e está pronto para ser vendido aos seus clientes. O custo total de desembarque consiste em 3 elementos:
- O preço que paga ao seu fornecedor pelo produto.
- O preço de transporte e custos associados de o trazer para o seu destino.
- Quaisquer taxas e deveres aduaneiros.
Focando nos custos de transporte: Não importa quem é responsável por pagar cada parte do transporte, no fim do dia, o comprador – você – irá cobrir este custo, como parte do custo total de desembarque. Então, mesmo que esteja a negocias sob os termos FOB, onde o fornecedor é responsável por pagar todos os custos locais, você irá – de uma forma ou de outra- cobrir também estes custos.
Em termos práticos, quando compra um produto sob termos FOB, o seu fornecedor irá incluir os custos locais de transportação no preço do produto. Pode encontrar este custo numa linha à parte na sua fatura – talvez chamada de ‘transporte local’ ou ‘custos FOB’. Normalmente, como o fornecedor está a cobrar um preço pelo produto antes de saber os custos reais das cobranças locais, o fornecedor irá incluir uma margem para garantir que tem tudo coberto.
Então, quer esteja a negociar sob os termos FOB ou EXW, irá pagar os custos locais na origem. A diferença é pagar ao seu fornecedor ou ao seu transportador para lidar com isso.
Ao comprar EXW, você paga ao seu transportador pelo transporte completo, e o preço de compra dos bens irá ser normalmente mais barato, já que o fornecedor não precisa de incluir o transporte local no preço de venda. Consequentemente, o transporte será mais caro. Ao comprar FOB, você paga ao seu fornecedor, que irá adicionar o custo na sua fatura, tornando os bens mais caros, mas reduzindo os custos de transporte.
A razão principal para o seu fornecedor Chinês tratar do transporte local para o armazém do transportador de forma mais barata que o transportador, é porque o transportador (por exemplo, o agente local) apenas tem um carregamento (o seu) para recolher do fornecedor, e sendo assim, o seu fornecedor terá mais carregamentos, que pode levar ao mesmo tempo para o armazém do transportador. Por isso, possibilita ao fornecedor atingir economias de escala (no transporte).
Assim sendo, os custos totais de transporte porta a porta (termos EXW) serão normalmente mais caros do que ter o seu fornecedor a tratar do custo local de transporte (termos FOB).
Agora a parte importante: Como lidar com o seu fornecedor, se este se recusar a pagar a sua parte legal do transporte.
A situação do seu ponto de vista
A negociação está feita, e chegou finalmente a um acordo com o seu novo fornecedor Chinês. Concordou em negociar sob os termos FOB, o que significa que o seu fornecedor será responsável por todos os custos locais na China até que os bens façam o seu caminho até ao navio em Shanghai. Aí, a resposabilidade passa para si, e é responsável pelo que falta do transporte, incluíndo os custos locais e de transporte em Portugal.
Você paga ao seu fornecedor pelos bens e reserva o transporte com um transportador Português, que começa a tratar do envio.
Alguns dias depois, recebe um email do seu fornecedor, que diz que o seu transportador em Shanghai está a cobrar um preço exurbitante pelos custos locais. O email contém imensos pontos de exclamação assim como uma lista de preços do próprio transportador Chinês. Estes preços são cerca de um terço do que o seu transportador Português cobra. Finalmente, ele pede-lhe para decidir se pretende pagar a diferença, ou se deve dizer ao transportador Chinês para enviar os bens.
Familiar?
Isto é o que realmente acontece
Para carregamentos FOB o seu fornecedor é responsável pelos três seguintes custos:
- Transporte de bens desde a fábrica para o armazém do seu transportadorem Shanghai.
- Licença de exportação, para que os bens possam ser exportados.
- Todos os custos associados com manuseamento dos bens desde que chegam ao armazém do transportador até embarcarem no navio em Shanghai.
De forma geral, o seu fornecedor terá controlo sobre os dois primeiros pontos pois pode ter o seu próprio pessoal a tratar ou pode encontrar alguém que o faça por um preço que esteja disposto a pagar.
Contudo, o terceiro custo – normalmente referido como ‘custos locais’ ou ‘custos na origem’ não pode controlar. Estes custos incluem:
Cálculo (Registo) dos bens após recepção
Manuseamento dos bens, normalmente à mão ou empilhadora
Armazenamento dos bens no armazém
Embalamento dos bens num contentor
Condução do contentor até ao porto e
Carregamento dos bens no navio
Os custos locais são definidos pelo seu agente transportador em Shanghai, e normalmente serão algo assim:
CFS – USD 23 por metro cúbico
Taxa de Documento – USD 75 por conta
Manuseamento – USD 50 por conta
Custo ENS – USD 33 por conta
Documentos de Alfândega – USD 75 por conta
Entrada no Armazém – USD 17 por camião
Inspeção Alfandegária (se aplicável) – USD 30 por inspeção
HBL Telex (se aplicável) – RMB 200 por conta
Por um envio comum de uma única palete, que assumimos que tenha dois metros cúbicos, os custos locais somariam um total de USD 296 (2 x 23 + 75 + 50 + 33 + 75 + 17), que a uma taxa de câmbio de 0.83 seria aproximadamente EUR 253. Não é portanto um montante insignificante, comparando com o facto de que enviar da China para o seu endereço em Portugal, tudo incluído, pode custar EUR 253 também.
O agente de transportador não consegue negociar estes custos, então a única opção que o seu fornecedor tem de os reduzir é reencaminhá-los para si. Nos casos mais extremos, ele até entrará em contacto com oseu transportador Português. Contudo, não há nada que o seu transportador possa fazer numa situação como esta – isto é inteiramente entre si e o seu fornecedor.
O seu fornecedor sabe muito bem que os preços são fixos e a sua única hipótese é fazer com que você pague, ou substituir o seu transportador Português pelo fornecedor Chinês do seu fornecedor.
Independentemente da opção que escolher, você perde:
Se decidir pagar, terá pago por algo que não devia ter pago legalmente de acordo com o acordo FOB, e os seus bens tornar-se-ão mais caros. E se pagar uma vez, o seu fornecedor vai continuar a voltar com mais, e você irá (provavelmente) pagar sempre por isto enquanto utiilizar este fornecedor.
Se aceitar que o transportador Chinês se encarregue do seu envio, irá provavelmente acabar numa situação afortunada diferente, que nomeámos de “A Armadilha da Transportação”. Esta é uma história completamente diferente, e para saber mais sobre ela e como a evitar, dispense 5 minutos a ler este artigo, que lhe dará todos os detalhes valiosos para uma importação segura.
A lista de preços que o seu fornecedor lhe enviou, que inclui preços do transportador Chinês com taxas mais baixas que o preço que o seu agente de transportação na China está a cobrar, é provavelmente correta. Contudo, o problema é que contém preços para custos locais sob termos CFR ou CIF que não deverão ser comparados com os preços dos termos FOB. Os preços em CIF/CFR são muito mais baixos que os FOB, já que o transportador Chinês neste caso é compensado por uma comissão de retorno do transportador Português. Esta situação é descrita em detalhe na nossa publicação sobre a “Armadilha da Transportação“.
Por favor note que este é um fenómeno que apenas encontrará de forma geral quando importa do Oriente.
Como lidar com a situação?
Você não desiste – mantém-se firme!
Deve insistir que concordou em negociar sob os termos FOB e que ele (o fornecedor) é obrigado a reger-se por esses termos, por exemplo pagando os custos locais, e adicionalmente, que os custos locais do transportador estão alinhados com o mercado. O último você não poderá ter a certeza, mas a maioria dos transportadores Portugueses usam agentes terceiros (por exemplo, agentes que não conhecem) internacionalmente. Estes agentes têm de, geralmente, manter-se alinhados com o nível do mercado de forma a manterem-se como agentes. Isto faz com que o mercado encontre um nível que a maioria dos agentes segue.
Se necessário, torne claro para o seu fornecedor que está disposto a cancelar o pedido (mesmo que não esteja). É da nossa experiência que 10 fornecedores em 10 aceitam o custo quando estão encostados à parede. De longe, a maioria até o faz se mse queixar mais. Eles têm noção que os custos são da sua responsabilidade e que os preços estão alinhados com o mercado.
Da perspetiva do fornecedor, eles não perdem nada em tentar. E por isso, nunca deve deixar que o seu fornecedor lhe imponha taxas locais quando acordou em negociar sob termos FOB. Tanto ele – como você agora – sabem mais.
Uma possível solução para evitar o conflito mencionado
Uma forma de contornar este problema comum é pedir para comprar os produtos sob os termos EXW, MAS, sem levantamento. Isto é o que chamamos ‘EXW sem levantamento‘. Para saber mais sobre esta solução leia a nossa publicação sobre o tema. Esta opção irá garantir que nunca acaba numa situação, em que o seu fornecedor se recusa a pagar os custos locais, e pode possivelmente reduzir, de forma geral, os seus custos de transportação também.
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