ESSENCIAIS FOB

Quando o seu fornecedor se recusa a pagar a sua parte do transporte

Quem é responsável pelo quê? Lidar com importação e os incoterms relacionados pode ser complicado – especialmente se for novo e inexperiente no campo dos transportes. Esta publicação irá focar-se no incoterm Free on Board (FOB), e o que acontece quando a parte responsável não aceita a sua responsabilidade legal. Leia para compreender este termo, e como impacta responsabilidades, obrigações e custos.

Comprar produtos ‘Free on Board’ (FOB)

Quando negoceia sob termos FOB é da sua responsabilidade encontrar e pagar um transportador que trate do seu envio, contudo, os custos locais no país de origem (por exemplo, todos os serviços relacionados com a transportação desde os fornecedores até os bens estarem a bordo de um navio, comboio ou avião) serão cobrados diretamente ao seu fornecedor. O seu fornecedor poderá tentar influenciar a sua escolha de transportador de forma a reduzir os seus custos, mas a decisão é inteiramente sua.

Custo Total de Desembarque

Primeiro, precisamos de entender o conceito de “Custo Total de Desembarque‘. O custo total de desembarque de um produto é apenas opreço total que pagou pelo produto, quando chega às suas instalações e está pronto para ser vendido aos seus clientes. O custo total de desembarque consiste em 3 elementos:

  1. O preço que paga ao seu fornecedor pelo produto.
  2. O preço de transporte e custos associados de o trazer para o seu destino.
  3. Quaisquer taxas e deveres aduaneiros.

Focando nos custos de transporte: Não importa quem é responsável por pagar cada parte do transporte, no fim do dia, o comprador – você – irá cobrir este custo, como parte do custo total de desembarque. Então, mesmo que esteja a negocias sob os termos FOB, onde o fornecedor é responsável por pagar todos os custos locais, você irá – de uma forma ou de outra- cobrir também estes custos.

Em termos práticos, quando compra um produto sob termos FOB, o seu fornecedor irá incluir os custos locais de transportação no preço do produto. Pode encontrar este custo numa linha à parte na sua fatura – talvez chamada de ‘transporte local’ ou ‘custos FOB’. Normalmente, como o fornecedor está a cobrar um preço pelo produto antes de saber os custos reais das cobranças locais, o fornecedor irá incluir uma margem para garantir que tem tudo coberto.

Então, quer esteja a negociar sob os termos FOB ou EXW, irá pagar os custos locais na origem. A diferença é pagar ao seu fornecedor ou ao seu transportador para lidar com isso.

Ao comprar EXW, você paga ao seu transportador pelo transporte completo, e o preço de compra dos bens irá ser normalmente mais barato, já que o fornecedor não precisa de incluir o transporte local no preço de venda. Consequentemente, o transporte será mais caro. Ao comprar FOB, você paga ao seu fornecedor, que irá adicionar o custo na sua fatura, tornando os bens mais caros, mas reduzindo os custos de transporte.

FOB - Quando o seu fornecedor se recusa a pagar a sua parte do transporte

A razão principal para o seu fornecedor Chinês tratar do transporte local para o armazém do transportador de forma mais barata que o transportador, é porque o transportador (por exemplo, o agente local) apenas tem um carregamento (o seu) para recolher do fornecedor, e sendo assim, o seu fornecedor terá mais carregamentos, que pode levar ao mesmo tempo para o armazém do transportador. Por isso, possibilita ao fornecedor atingir economias de escala (no transporte).

Assim sendo, os custos totais de transporte porta a porta (termos EXW) serão normalmente mais caros do que ter o seu fornecedor a tratar do custo local de transporte (termos FOB).

Agora a parte importante: Como lidar com o seu fornecedor, se este se recusar a pagar a sua parte legal do transporte.

A situação do seu ponto de vista

A negociação está feita, e chegou finalmente a um acordo com o seu novo fornecedor Chinês. Concordou em negociar sob os termos FOB, o que significa que o seu fornecedor será responsável por todos os custos locais na China até que os bens façam o seu caminho até ao navio em Shanghai. Aí, a resposabilidade passa para si, e é responsável pelo que falta do transporte, incluíndo os custos locais e de transporte em Portugal.

Você paga ao seu fornecedor pelos bens e reserva o transporte com um transportador Português, que começa a tratar do envio.

Alguns dias depois, recebe um email do seu fornecedor, que diz que o seu transportador em Shanghai está a cobrar um preço exurbitante pelos custos locais. O email contém imensos pontos de exclamação assim como uma lista de preços do próprio transportador Chinês. Estes preços são cerca de um terço do que o seu transportador Português cobra. Finalmente, ele pede-lhe para decidir se pretende pagar a diferença, ou se deve dizer ao transportador Chinês para enviar os bens.

Familiar?

FOB - Quando o seu fornecedor se recusa a pagar a sua parte do transporte

Isto é o que realmente acontece

Para carregamentos FOB o seu fornecedor é responsável pelos três seguintes custos:

  1. Transporte de bens desde a fábrica para o armazém do seu transportadorem Shanghai.
  2. Licença de exportação, para que os bens possam ser exportados.
  3. Todos os custos associados com manuseamento dos bens desde que chegam ao armazém do transportador até embarcarem no navio em Shanghai.

De forma geral, o seu fornecedor terá controlo sobre os dois primeiros pontos pois pode ter o seu próprio pessoal a tratar ou pode encontrar alguém que o faça por um preço que esteja disposto a pagar.
Contudo, o terceiro custo – normalmente referido como ‘custos locais’ ou ‘custos na origem’ não pode controlar. Estes custos incluem:

Cálculo (Registo) dos bens após recepção
Manuseamento dos bens, normalmente à mão ou empilhadora
Armazenamento dos bens no armazém
Embalamento dos bens num contentor
Condução do contentor até ao porto e
Carregamento dos bens no navio

Os custos locais são definidos pelo seu agente transportador em Shanghai, e normalmente serão algo assim:

CFS – USD 23 por metro cúbico
Taxa de Documento – USD 75 por conta
Manuseamento – USD 50 por conta
Custo ENS – USD 33 por conta
Documentos de Alfândega – USD 75 por conta
Entrada no Armazém – USD 17 por camião
Inspeção Alfandegária (se aplicável) – USD 30 por inspeção
HBL Telex (se aplicável) – RMB 200 por conta

Por um envio comum de uma única palete, que assumimos que tenha dois metros cúbicos, os custos locais somariam um total de USD 296 (2 x 23 + 75 + 50 + 33 + 75 + 17), que a uma taxa de câmbio de 0.83 seria aproximadamente EUR 253. Não é portanto um montante insignificante, comparando com o facto de que enviar da China para o seu endereço em Portugal, tudo incluído, pode custar EUR 253 também.

O agente de transportador não consegue negociar estes custos, então a única opção que o seu fornecedor tem de os reduzir é reencaminhá-los para si. Nos casos mais extremos, ele até entrará em contacto com oseu transportador Português. Contudo, não há nada que o seu transportador possa fazer numa situação como esta – isto é inteiramente entre si e o seu fornecedor.

FOB - Quando o seu fornecedor se recusa a pagar a sua parte do transporte

O seu fornecedor sabe muito bem que os preços são fixos e a sua única hipótese é fazer com que você pague, ou substituir o seu transportador Português pelo fornecedor Chinês do seu fornecedor.
Independentemente da opção que escolher, você perde:

Se decidir pagar, terá pago por algo que não devia ter pago legalmente de acordo com o acordo FOB, e os seus bens tornar-se-ão mais caros. E se pagar uma vez, o seu fornecedor vai continuar a voltar com mais, e você irá (provavelmente) pagar sempre por isto enquanto utiilizar este fornecedor.

Se aceitar que o transportador Chinês se encarregue do seu envio, irá provavelmente acabar numa situação afortunada diferente, que nomeámos de “A Armadilha da Transportação”. Esta é uma história completamente diferente, e para saber mais sobre ela e como a evitar, dispense 5 minutos a ler este artigo, que lhe dará todos os detalhes valiosos para uma importação segura.

A lista de preços que o seu fornecedor lhe enviou, que inclui preços do transportador Chinês com taxas mais baixas que o preço que o seu agente de transportação na China está a cobrar, é provavelmente correta. Contudo, o problema é que contém preços  para custos locais sob termos CFR ou CIF que não deverão ser comparados com os preços dos termos FOB. Os preços em CIF/CFR são muito mais baixos que os FOB, já que o transportador Chinês neste caso é compensado por uma comissão de retorno do transportador Português. Esta situação é descrita em detalhe na nossa publicação sobre a “Armadilha da Transportação“.

Por favor note que este é um fenómeno que apenas encontrará de forma geral quando importa do Oriente.

Como lidar com a situação?

Você não desiste – mantém-se firme!

Deve insistir que concordou em negociar sob os termos FOB e que ele (o fornecedor) é obrigado a reger-se por esses termos, por exemplo pagando os custos locais, e adicionalmente, que os custos locais do transportador estão alinhados com o mercado. O último você não poderá ter a certeza, mas a maioria dos transportadores Portugueses usam agentes terceiros (por exemplo, agentes que não conhecem) internacionalmente. Estes agentes têm de, geralmente, manter-se alinhados com o nível do mercado de forma a manterem-se como agentes. Isto faz com que o mercado encontre um nível que a maioria dos agentes segue.

Se necessário, torne claro para o seu fornecedor que está disposto a cancelar o pedido (mesmo que não esteja). É da nossa experiência que 10 fornecedores em 10 aceitam o custo quando estão encostados à parede. De longe, a maioria até o faz se mse queixar mais. Eles têm noção que os custos são da sua responsabilidade e que os preços estão alinhados com o mercado.

Da perspetiva do fornecedor, eles não perdem nada em tentar. E por isso, nunca deve deixar que o seu fornecedor lhe imponha taxas locais quando acordou em negociar sob termos FOB. Tanto ele – como você agora – sabem mais.

FOB - Quando o seu fornecedor se recusa a pagar a sua parte do transporte

Uma possível solução para evitar o conflito mencionado

Uma forma de contornar este problema comum é pedir para comprar os produtos sob os termos EXW, MAS, sem levantamento. Isto é o que chamamos ‘EXW sem levantamento‘. Para saber mais sobre esta solução leia a nossa publicação sobre o tema. Esta opção irá garantir que nunca acaba numa situação, em que o seu fornecedor se recusa a pagar os custos locais, e pode possivelmente reduzir, de forma geral, os seus custos de transportação também.

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