Deslocações na Europa

Os transportes rodoviário, são o meio de transporte mais utilizado para deslocações na Europa.  Para envios, que ocupam desde meia palete a um camião inteiro, é preferível utilizar uma transportadora que opera com a sua própria frota de veículos. As transportadoras, percorrem redes fixas – muitas vezes com partidas diárias – e os seus bens, podem ser entregues em quase toda a Europa, dentro de 2 a 4 dias. Bem-vindo a sua Transportadora!

As transportadoras Portuguesas.

A transportadora, mais conhecidas, entre as transportadoras do mercado português, é sem dúvida a Danske Fragtmænd. Esta, percorre as estradas portuguesas, todos os dias, com 1600 camiões em 350 rotas diferentes. A Danske Fragtmænd, opera principalmente para um grande número de expedidores. Para os quais, assegura o levantamento e entrega de bens, de e para os seus armazéns portugueses.

A Danske Fragtmænd, no entanto, não é um negócio de transporte rodoviário tradicional, uma vez que é controlada por 43 transportadoras individuais.

Transportadoras portuguesas na Europa.

Existe, um considerável número de transportadoras portuguesas, que operam as suas principais redes na Europa. Tipicamente, conduzem camiões entre os seus armazéns em Portugal, e os armazéns dos seus agentes, no estrangeiro. Uma transportadora local, tal como a Danske Fragtmænd Portugal, é frequentemente utilizada para levantamentos e entregas, entre o armazém e o cliente. Apenas, algumas grandes transportadoras portuguesas cobrem toda a Europa, muitas delas focam-se numa região em particular (Europa de Leste, por exemplo), outras no transporte entre Portugal e um determinado país específico. Em todos os casos, os camiões percorrem as suas rotas, de acordo com horários fixos, com partidas diárias ou semanais, entre os vários países. A maioria da sua capacidade é vendida no dia-a-dia, no mercado de transporte de mercadorias, assim existe sempre espaço para a sua palete, e o levantamento pode ser efetuado no dia seguinte, ao da sua reserva de envio.

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Transporte por contrato.

Existe, um grande número de transportadoras portuguesas, como a Alex Andersen, Ole Larsen e Kim Johansen, que servem um mercado um pouco diferente. Vemos habitualmente, os seus veículos nas estradas, mas muito dificilmente conseguimos reservar um envio. Estas encontram-se focadas, exclusivamente no transporte por contrato, em que servem habitualmente grandes clientes como, companhias aéreas, distribuidores e empresas de fabrico.

Tipos de produtos e rotas 

As transportadoras, identificam e subdividem os seus produtos e serviços em três tipos de envios: carga solta, cargas parciais e cargas totais. A diferença entre estes nem sempre é clara, e são utilizadas muitas vezes de forma diferente dentro da indústria, mas as seguintes definições aplicam-se de forma geral.

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Carga solta

A carga solta, consiste tipicamente em uma ou duas paletes. Para as transportadoras que aceitam remessas sem paletes, estas remessas também são designadas como carga solta. A carga solta, é habitualmente transportada por um veículo – um pouco mais pequeno – e em seguida transportada para o armazém mais próximo. A partir deste, é colocada num camião (frequentemente denominada de veículo de exportação) que conduz a mesma para o armazém mais próximo do destino, e a partir daí segue para entrega, noutro veículo.

Cargas Parciais

Os envios constituídos, por três paletes ou mais são tipicamente chamados de cargas parciais. Estes envios, são normalmente levantados no remetente pelo mesmo camião que conduz o envio entre os dois armazéns. Da mesma forma, o mesmo camião transporta os bens até o destinatário. Isto poderá reduzir o custo de manuseamento dos bens. Este cálculo apenas faz sentido, quando o custo extra de condução do veículo de exportação, for  mais elevado, tanto para o remetente como para o destinatário, e menor que o custo das duas operações de armazém. Por esta razão, as cargas parciais necessitam de ter um determinado tamanho – tipicamente 3 paletes – para fazer sentido. As cargas parciais, são também utilizadas para bens de difícil manuseamento em armazém, tal como um barco num reboque, por exemplo.

Carga totais

Finalmente, uma transportadora pode também oferecer o serviço de cargas totais, o que basicamente significa que o cliente compra a capacidade completa do camião e o mesmo é conduzido diretamente do remetente para o destinatário. Um reboque normal, de cortina lateral tem capacidade para 33 paletes. Em regras geral, é necessário preencher metade do espaço, para que uma carga total seja mais vantajosa do que uma carga parcial.