4 coisas que deve ter em conta

Expedir para Islândia

Ao planear o envio de mercadorias ou expedir para a Islândia, existem algumas considerações que terá que ter. Ler este guia irá ajudá-lo a evitar grandes armadilhas e a obter uma visão geral das regras mais importantes quando quiser ter os seus bens expedidos para fora da UE e para a Islândia.

1. Expedir da Portugal para a Islândia 

No que diz respeito a expedir mercadoria, a Islândia não é um estado-membro da UE, por isso os regulamentos para o comércio livre dentro da UE não se aplicam.

Em termos práticos isto significa que as mercadorias que expedir devem ser enviadas a partir da UE no país a partir do qual são exportadas e devem passar pelo desalfandegamento na Islândia. Também significa que não existe IVA nos custos de envio.

Se usar uma expedidora ou uma transportadora para cuidar do transporte, garanta que pergunta se a exportação na Dinamarca e o desalfandegamento na Islândia estão incluídos no preço. Muitas vezes, o desalfandegamento na Islândia em particular não estará incluído a não ser que o solicite especificamente, ou se adquirir o seu transporte através de um portal com uma garantia de preço com tudo incluído.

Na prática, o próprio importador pode tratar do desalfandegamento, mas a não ser que o importador que vai receber a remessa tenha experiência em desalfandegamentos, as poupanças não compensam o risco de atraso da remessa – e assim o risco de custos de armazenamento adicional.

Expedir Para A Islândia

2. Registo de Exportações

Para vender e exportar mercadorias para a Islândia, a sua empresa precisa de estar registada estar registada no registo de exportações.

Em virk.dk, pode registar o seu negócio no registo de exportações ao selecionar “Alterar Empresa”. O registo em si é gratuito, e pode ser arquivado on-line na Webreg em IVA, Importações e Exportações.

Se gostaria de saber mais sobre registo de exportações, pode assistir a um vídeo sobre os pontos mais essenciais aqui.

3. Quais as particularidades do transporte de cargas para a Islândia?

Regra geral, o transporte e envio de mercadorias para a Islândia é o mesmo que para qualquer outro país do EEE. Isto significa um país que faça “quase” parte da UE, por isso não existe livre movimento de mercadorias entre os países do EEE como dentro da UE (onde, por exemplo, não é necessário declarar os seus bens se os enviar para a Alemanha). Mas é necessário declará-los para países do EEE, como a Noruega, a Suíça e a Islândia.

Para além do facto de que necessita de declarar os bens que envia para a Islândia, o país tem algumas regras restritas sobre a importação de animais e de alimentos. Por exemplo, se deseja importar alimentos para a Islândia, recomendamos que contacte as autoridades Islandesas ou que visite a sua página inicial a respeito de importações para a Islândia antes de expedir as suas mercadorias. Caso contrário, arrisca-se a ter as suas mercadorias enviadas de volta – com custos extra.

Expedir Para A Islândia

4. Expedir para a Islândia com a Transporteca

Se precisar de expedir mercadorias para a Islândia, pode encontrar e comparar opções de envio e preços neste portal on-line. Se não tivermos um produto que corresponda às suas necessidades específicas, iremos obter orçamentos sem compromissos a partir da nossa rede de transportadoras e expedidoras dentro de 24 horas.

O que os nossos clientes têm a dizer:

Após a sua primeira encomenda na Transporteca, onde Frode Dale, CEO da Bollerup Jensen, enviou produtos de sabão de Ådum para Oslo, ele disse:

“Tivemos nada mais que uma experiência positiva com o envio. Foi levantado na sexta-feira como acordado, e entregue na terça-feira sem quaisquer problemas. O nosso cliente ficou satisfeito.”