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Expedir desde os EUA

Expedir desde os EUA, não é complicado, desde que tenha em atenção, alguns detalhes práticos. Considere os possíveis meios de transporte, a fim de recepcionar os seus bens, da melhor maneira possível, e a custos mais razoáveis. Em seguida, apresentamos um resumo, dos principais fatores, que desempenham um papel importante, na importação de mercadorias desde os Estados Unidos.

 

Pretende Expedir desde os EUA? Que meio de transporte é o mais econômico para si?

Ao Expedir desde os EUA, normalmente têm duas hipóteses, frete marítimo ou frete aéreo. A escolha, entre os dois depende, principalmente da urgência com que precisa dos seus bens, e claro, do preço que está disposto a pagar. Subsequentemente, a escolha pela solução de transporte, mais econômica depende, do local onde o seu fornecedor reside, e do volume e o peso, dos seus bens ou produtos.

Expedir desde os EUA – Frete marítimo ou frete aéreo?

As distâncias, dentro dos EUA, podem ser muito grandes, e o transporte local é relativamente caro. Assim sendo, se pretende deslocar os seus bens, por mar, e o seu fornecedor reside no meio do país, por exemplo, Denver ou Colorado. O transporte local para o porto mais próximo, Los Angeles, pode facilmente tornar-se bastante caro, devido às grandes distâncias domésticas.

O custo substancial, do transporte doméstico, de Denver para Los Angeles, torna possível enviar os seus bens, por frete aéreo, diretamente de Denver para Portugal, com o mesmo ou talvez, a um preço ainda mais baixo. No entanto, dependerá do volume e do peso dos seus bens.

Expedir desde os EUA (Estados Unidos da América)

Para embarques, de carga marítima, pode optar por enviar os seus produtos, como LCL (menos carga de contentor). Significa que mais importadores partilhem o mesmo contentor. Como princípio básico, isto faz sentido, quando o volume de seus produtos é inferior a 15m3 (metro cúbico). Se tem mais de 15m3, provavelmente será uma melhor opção, utilizar um contentor completo (FCL), para o transporte dos seus bens.

O limite de peso, para frete marítimo é muito maior, do que para o frete aéreo. Assim o peso de seus bens, na maioria dos casos, será irrelevante para o frete marítimo – a menos que, claro, esteja a importar bens muito pesados.

FOB ou EXW quando enviados pelos EUA?

Não há dúvida, de que os EUA, têm uma magnitude completamente diferente de Portugal, porque o transporte terrestre ou local, nos EUA,  também é significativamente mais caro do que em Portugal. Assim sendo, o custo irá variar significativamente, de acordo com o comércio em termos EXW ou FOB. Contudo, para os envios FOB (Free On Board), é importante notar que o armazém, onde os bens devem ser submetidos, pode estar localizado, a várias centenas de quilômetros do porto. Neste caso, será sua a responsabilidade, pelos custos de armazém, até ao porto de partida.

Devido, a estas grandes distâncias, expedir desde os EUA, geralmente é feito em termos EXW. Esta, é uma diferença significativa da China, por exemplo, onde o modo de transporte, mais comumente acordado é FOB. Isso, faz sentido, pois todas as fábricas, foram historicamente construídas, ao longo da costa em torno dos principais portos chineses. Dito isto, é possível negociar em termos FOB, quando precisamos expedir desde os EUA. Contudo, deve estar ciente de que, todos os fornecedores americanos, não assumem a responsabilidade pelos custos de transporte local.

Se negociar, nos termos EXW, significa que é o responsável por todo o processo de envio, desde a porta do seu fornecedor. Assim, os custos do frete aéreo, serão frequentemente competitivos, com os custos do frete marítimo, desde que os seus produtos não excedam 2m3 ou 300kg. Está, por outro lado, apenas responsável pelo transporte dos seus bens, até um respectivo porto ou aeroporto (FOB). O seu envio, deve ser inferior a 1m3 ou 150kg, para que seja uma solução sensata, para os transportar via aérea.

Expedir desde os EUA (Estados Unidos da América)

Quais são os prazos? 

Como os Estados Unidos, é um continente bastante grande, o tempo de trânsito também varia, dependendo de onde, no país as mercadorias partem. O frete marítimo, da costa leste provavelmente levará cerca de 3-4 semanas, enquanto, poderá esperar, um tempo de trânsito de 4-6 semanas a partir da costa oeste.

Para o frete aéreo, pode contar com 2-3 dias para os serviços mais caros, e 10-12 dias, para um transporte mais econômico.

Além disso, o frete aéreo tem duas subcategorias: ‘Frete aéreo padrão’, o que significa que os seus bens, ou produtos embarcam num avião de passageiros regulares. E ‘Serviços de correio’, aviões de carga especializados no transporte de pacotes menores. Estes serviços são sempre de porta à porta, e são operados por empresas de correio, como UPS, TNT e FedEx.

Correio

Para aqueles, que desejam utilizar o serviço de correio, é importante saber, que há uma diferença significativa entre as tarifas padrão (disponível para todos) e as taxas negociadas, disponíveis para os clientes de grande escala. Se não possui um contrato de taxa, com um serviço de correio, pode beneficiar, se tratar com um transitário, ou procurar diretamente, no site da Transporteca. Onde pode obter o desconto, juntamente com o mesmo serviço rápido, sem precisar de ter o seu próprio acordo de taxa.

Antes de começar a importar

Quando a sua empresa, pensar em expedir desde os EUA, é essencial que se registe para um número EORI. Isso, geralmente leva 3 dias úteis, e é possível fazer via www.dgaiec.min-financas.pt. É necessário um número EORI, para que todas as empresas possam importar e exportar mercadorias, dentro e fora da UE.

Encontre, mais informações relevantes, sobre importação para Portugal aqui.

É importante notar, que alguns produtos são restritos e exigem também uma licença de importação (e exportação). Os bens, que se enquadram nesta categoria são: bens militares, tecnologia, plantas e animais, obra de arte, produtos químicos e medicamentos.

Expedir desde EUA

Deveres de importação e IVA quando é necessário expedir desde os EUA

Quando importa mercadorias, desde os Estados Unidos, ou de qualquer outro país não pertencente à UE, fica sujeito à regulamentação aduaneira. Que exigem, que os seus produtos sejam declarados, ao entrar em Portugal, independentemente do valor. Isto, também significa que tem de pagar o imposto, sobre os seus produtos importados. O valor, depende da classificação dos produtos, ao abrigo da Tarifa de Comércio de Portugal.

Recomendamos que, como importador de novos produtos, entre em contato com a Alfândega. Responsável pelo imposto, pagamentos e autoridade aduaneira, em Portugal. E estude se existem restrições, ou outros desafios nas regras aduaneiras, em relação ao item específico, que procura transportar, antes de encomendar os seu primeiro carregamento. Tipicamente, não haverá problemas, mas pode ser uma boa idéia verificar novamente, para evitar custos inesperados.

Para obter mais informações, sobre tarifas de importação e comércio, visite: www.dgaiec.min-financas.pt.

Por favor, note que a alfândega não liberta os seus bens, até que tenha pago o imposto exigido, e o IVA sobre seus produtos.

Se o preço não for divulgado, separadamente, as autoridades aduaneiras de Portugal, provavelmente, adicionarão um valor estimado ao cálculo total dos impostos. Se estiver a negociar, em termos CFR, CIF ou DAP para que o seu fornecedor nos EUA, seja responsável pelos custos de envio. Lembre-se de que o frete, deve ser anotado separadamente na fatura, caso contrário, poderá acabar por ser cobrado, pelo direito de importação, duas vezes.

IVA

O IVA, das suas mercadorias importadas, também deve ser pago diretamente. O cálculo é baseado no valor da mercadoria, conforme indicado na fatura comercial + os custos de transporte (+ um potencial seguro de transporte).

Para uma leitura mais detalhada, sobre a avaliação de mercadorias, clique aqui.

Como o frete, dentro e fora da União Europeia, não está sujeito ao IVA. Nenhum IVA deve ser pago em relação ao frete, quando o transporte é enviado pelos EUA.

Expedir desde EUA

IVA Americano

É importante notar, que os preços nos EUA, são normalmente citados sem IVA (imposto sobre vendas). O imposto específico, depende do estado com o qual está a lidar. Uma rápida pesquisa no Google, pode fornecer informações fiscais adicionais, para cada estado. Se importar como empresa, certifique-se de que o seu fornecedor, não cobra imposto. Se isso acontecer, a nossa experiência diz que, pode ser bastante difícil obter o valor do reembolso.

Exemplos de preços

Abaixo, listamos alguns exemplos de preços de importação dos EUA. Os exemplos, consistem em vários meios de transporte, para lhe dar uma ideia, de qual solução será melhor. Por favor, note, que os preços são indicativos. Podem sofrer alterações, cosoante o preços do petróleo, taxas de câmbio, e a situação competitiva geral, no determinado mercado.

De Los Angeles, CA para Lisboa
1 palete: 1,8 m3 / 300 kg, 37 dias de frete marítimo, porta-porta (EXW)
EUR 744

De Nova York, NY para Porto
1 palete: 1,8 m3 / 300 kg, 26 dias de frete marítimo, porto-porta (FOB)
EUR 522

De Las Vegas, NV para Algarve
2 pacotes: 0,40 m3 / 50 kg, correio de 8 dias, porta-porta (EXW)
EUR 251

De St. Louis, MO para Braga
2 paletes: 1,9 m3 / 240 kg, frete aéreo de 7 dias, porto-porta (FOB)
EUR 640

De Detroit, MI para Aveiro
1 palete: 1,4 m3 / 510 kg, 5 dias de frete aéreo, porta-porta (EXW)
EUR 1.205

Expedir desde EUA

Responsabilidade dos transitários

Independentemente, de onde no mundo, está a importar, os seus produtos.  Qualquer transitário, tem responsabilidade limitada, pelas convenções internacionais, que especificam as seguintes limitações de responsabilidade:

Frete marítimo: ca. EUR 2 por kg por pacote.
Frete aéreo: ca. EUR 20 esterlinas por kg.
Transporte rodoviário: EUR 9,50 pr. Kg.

Isso significa que, caso ocorra uma infelicidade, e que os seus produtos sejam danificados ou perdidos, durante o trânsito. Os transitários só serão obrigados a compensá-lo, pelos valores acima.

Quais os custos do seguro, quando expedimos a partir dos EUA?

O custo do seguro, é baseado no valor de seus bens + o (s) custo (s) de transporte. Tudo o que precisa fazer, é preencher o valor de seus produtos, quando faz a sua reserva na Transporteca.pt. Assim, o sistema calculará automaticamente, o preço do seguro. Se o valor total, não exceder ca. EUR 13.500, ele só irá custar entre EUR 25-100, para adicionar seguro. Se o valor total, for superior a GBP 13.500, o custo do seguro será calculado, segundo a fórmula seguinte: valor de 0,70% x.