Transporte dentro da UE

Carrinha Direta

Quando opta pela solução de transporte “Carrinha Direta” da Transporteca, está a comprar espaço numa carrinha com motorista para transportar as suas mercadorias dentro da UE. Beneficia do co carregamento com outros clientes, um preço favorável, boa comunicação e acesso à nossa equipa de apoio a cliente, que sabe sempre exatamente onde estão os seus produtos – enquanto garantimos que os seus produtos permanecem na mesma carrinha durante todo o percurso desde a recolha à entrega, sem serem recarregados durante o trânsito, o que minimiza significativamente o risco de danos.

Quando precisa de transportar mercadorias dentro da UE , tem diferentes soluções de transporte para escolher, e tem de saber os prós e contras de todas estas soluções. Esta publicação irá focar-se na solução de transporte “Carrinha Direta”, desenvolvida pela Transporteca, e compará-la com os modos alternativos de transporte.

Uma carrinha com motorista

A solução de transporte “Carrinha Direta” consiste numa rede de veículos que opera em rotas fixas em toda a UE, 100% controlada pela Transporteca .Toda a comunicação e planeamento de rotas e cronogramas são realizados pela equipa de apoio a cliente da Transporteca, permitindo que os motoristas se concentrem no que é mais importante das suas funções: Conduzir e fornecer um bom atendimento a cliente.

Existem prós e contras de todas as soluções de transporte, e é importante estar a par das mesmas antes de decidir como transportar a sua carga.

Considerações para escolher o nosso serviço de “Carrinha Direta”

Os benefícios da “Carrinha Direta” incluem:

  • Sem transbordos, que minimiza o risco de danos e perdas.
  • Requisitos limitados para preparar e embalar os seus produtos, que reduzem o tempo e os custos de preparação do seu envio.
  • Preços favoráveis, sendo 50-80% abaixo dos preços que as empresas tradicionais de transporte oferecem.
  • Disponível para todos – tanto para clientes privados como empresas.
  • Perto de zero restrições sobre os tipos de carga, desde que caiba e possa ser carregada na carrinha.
  • Boa comunicação antes, durante e depois do transporte.
  • Acompanhamento por GPS da carrinha e da carga.
  • Recolha e entrega dentro de um intervalo de tempo de duas horas, acordado com antecedência.

Sem transbordo garantindo risco mínimo de perda e danos
The vast majority of damages happen during transshipments. Once a shipment is loaded properly into a van, truck or container, there is basically no risk of damages during the transport itself. One of the biggest advantages of the “Direct Van” service is that your shipment is collected and delivered on the same van. In other words, when your shipment is loaded in the vehicle, it will not be reloaded to another vehicle or transferred via a transshipment hub. This minimizes the risk of damages and loss significantly.

Os requisitos limitados de embalagem reduzem o tempo e o custo de preparação
Outro benefício do serviço “Carrinha Direta” é que você faz parte do carregamento e descarregamento da carrinha, permitindo que testemunhe como as suas mercadorias são manuseadas. Tudo é gerido manualmente por motoristas experientes, garantindo assim que não são utilizadas máquinas no manuseamento, por exemplo, empilhadoras ou tapetes rolantes. Isto faz com que os requisitos de embalagem sejam mínimos em comparação com outros modos de transporte, poupando tempo e dinheiro preparando ao preparar o seu envio.

Poupança de custos entre 50% e 80% em comparação com empresas tradicionais de transporte
Os preços para o serviço “Carrinha Direta” são calculados com base no volume e peso das mercadorias que precisa de transportar, assim como a distância. Uma das principais diferenças em relação a uma empresa tradicional de transporte é que estas empresas disponibilizam várias pessoas para manusear e embalar os envios, o transporte e o registo dos seus objetos pessoais.

carrinha direta

“Carrinha Direta” é um serviço ‘simples’, significando que é responsável por preparar o seu envio por sua conta, a menos que seja acordado de outra forma, deve garantir que as suas mercadorias estejam prontas para o embarque quando a carrinha chegar. Da mesma forma, a menos que tenha sido acordado o contrário, deve ser capaz de receber as suas mercadorias na chegada após a entrega. Isto, claro está, reduz os custos, e daí poder contar que o serviço “Carrinha Direta” lhe vai custar 50% a 80% menos do que com uma empresa tradicional de transporte.

Disponível para todos – tanto para clientes privados como empresas
A maioria das opções de transporte, infelizmente, é oferecida apenas para produtos comerciais. A razão para isto acontecer é que estes serviços são projetados para recolhas e entregas em armazéns com docas de carga, exigindo recolha e entrega flexíveis dentro do horário comercial e, devido ao manuseamento inadequado dos produtos, estes exigem embalagem profissional para evitar danos.

Este não é o caso do serviço “Carrinha Direta” da Transporteca. Esta solução de transporte está disponível tanto para clientes particulares como para empresas – todos com necessidade de transporte internacional dentro das fronteiras da UE.

Sem restrição em tipos de carga
Por vezes, há restrições sobre os tipos de mercadorias que empresas de transporte e transportadoras podem aceitar.Com o serviço “Carrinha Direta”, pode transportar qualquer artigo que caiba na carrinha e que não sejam perecíveis (produtos com data de validade), ou que ponham em risco o motorista ou a carrinha. Pode haver requisitos para embalagem e preparação do seu envio, mas regra geral, não há restrições quanto aos tipos de mercadorias.

Boa comunicação, acompanhamento e recolha em intervalos de duas horas
Como a equipa de apoio a cliente da Transporteca é responsável por toda a comunicação com os clientes e motoristas, podemos assegurar a comunicação adequada e oportuna antes, durante e após o transporte.

O planeamento detalhado de rotas e acompanhamento por GPS de todas as carrinhas significa que podemos oferecer um horário de duas horas para recolha e entrega nas respetivas datas de recolha e entrega, e podemos enviar uma mensagem de texto meia hora antes do motorista chegar ao seu endereço .E assim, não precisa de passar um dia inteiro à espera do motorista.

Limitações da “Carrinha Direta”

Claro, também há envios que não são ideais para a solução de transporte “Carrinha Direta”. Além dos envios que exigem o desembaraço aduaneiro (ou seja, dentro/fora da UE), por favor fique a conhecer as seguintes limitações:

  • Os tempos de trânsito são mais longos do que para outros modos de transporte, e o serviço “Carrinha Direta” não oferece saídas diárias.
  • É necessária alguma flexibilidade da sua parte em relação à recolha e entrega, pois deve ser feito quando a carrinha estiver na respetiva área.
  • É um serviço de porta-a-porta, significando que a recolha e a entrega acontecem no passeio, salvo acordado em contrário.
  • Se optar por não adicionar um seguro de transporte, assume o risco total de quaisquer incidentes devido a circunstâncias imprevisíveis ou de força maior.
  • No serviço de “Carrinha Direta” não é possível carregar mercadorias em paletes.

Bens que exigem entrega rápida
Uma viagem padrão do sul para o norte da Europa e retorno está programada para levar cerca de 18 dias. Por vezes, haverá saídas semanais, outras vezes serão saídas mensais. Por isso, o serviço “Carrinha Direta” não é relevante para envios que exigem entrega rápida. Estes envio beneficiarão de um modo alternativo de transporte, que será apresentado mais à frente neste artigo.

Recolha e entrega no passeio
Para este serviço, a recolha e a entrega são feitas no passeio, salvo acordado em contrário. Deve, portanto, estar disponível para ajudar com o carregamento e descarregamento da sua carga. Se não estiver disponível para ajudar ou organizar para que o envio esteja pronto no passeio, talvez precise dos serviços de uma empresa tradicional de transporte.

O motorista estará feliz em ajudar a carregar alguns itens maiores, como sofás que exigem mais pessoas para transportar. Para obter assistência adicional, será necessário reservar com antecedência a uma taxa horária fixa.

O risco de não adicionar um seguro de transporte
A Transporteca oferece-lhe a possibilidade de comprar um seguro de transporte quando reservar o seu transporte online. Se, contra a nossa recomendação, não comprar um seguro de transporte, assumirá o risco total do transporte. Legalmente, para efeitos pessoais, a responsabilidade da Transporteca está limitada a danos e perdas como consequência de negligência, e para produtos comerciais, aplicam-se limites conforme a convenção CMR. Contudo, todo o seu risco pode ser eliminado com a compra de um seguro de transporte quando solicitar o seu transporte – leia mais sobre este assunto na seção sobre seguro à frente nesta publicação.

Bens em paletes
Os condutores não podem carregar paletes nas carrinhas. Todos as carrinhas são carregadas à mão e os motoristas não trazem porta-paletes, pelo que decidimos não aceitar mercadorias em paletes. Portanto, no caso de ter uma palete de mercadorias, fique a saber que apenas as caixas serão carregadas na carrinha e a palete será deixada no endereço de recolha.

carrinha direta

Tempos de trânsito e rotas programadas

A Transporteca planeia as rotas de acordo com as necessidades de transporte. Um exemplo de rota padrão começa em Málaga e segue para Lisboa, antes de continuar por Portugal, Espanha e França até Londres e depois pela Bélgica, Holanda e norte da Alemanha antes de continuar até à Dinamarca e Suécia, onde a carrinha dá a volta em Estocolmo. De seguida, a viagem segue para sul pela Alemanha e Áustria, até ao norte de Itália, onde a carrinha passa por Verona antes de seguir para sudoeste, passando pelo sul da França e depois para Barcelona, antes de retornar à costa sul da Espanha.

Uma viagem como esta, incluindo o tempo para carregamento e descarregamento de envios, o tempo extra para lidar com incidentes imprevistos e o contando com o cumprimento dos regulamentos sobre tempo de condução e descanso por parte do motorista, está programada para 18 dias. O número de carrinhas em movimento ao mesmo tempo é determinado pelo número de reservas de transporte que recebemos. No entanto, o nosso objetivo é oferecer pelo menos uma partida por semana.

Quando receber o orçamento para o seu transporte em “Carrinha Direta”, este incluirá informações sobre a próxima partida disponível, assim como um tempo de trânsito esperado. Damos o nosso melhor para organizar a recolha dos seus produtos na primeira carrinha disponível, ou mais tardar até quatro semanas. Também pode reservar espaço nas nossas carrinhas que estão planeadas para rotas com datas mais alargadas.

O tempo de trânsito começa na recolha e, para ter uma ideia do que esperar, aqui estão alguns exemplos de tempos de trânsito com o nosso serviço “Carrinha Direta”:

De Lisboa a Londres – 6 dias
De Copenhaga para Málaga
– 11 dias
De Estocolmo a Verona – 10 dias
De Berlim a Barcelona – 9 dias

Os tempos de recolha e entrega são sempre planeados antecipadamente. Deste modo, tem a garantia de um horário de duas horas, no qual o motorista chegará ao seu endereço.

Exemplos de preços

O preço do transporte depende do volume dos seus produtos, de quanto pesam, da distância que os seus produtos precisam de ser transportados e de quão longe os endereços de recolha e entrega se desviam da rota ‘padrão’. Quando solicitar um orçamento no site da Transporteca, verá o preço instantaneamente no seu ecrã ou receberá um orçamento por e-mail dentro de um dia útil.

Abaixo listamos alguns exemplos de preços em diferentes tipos de mercadorias para rotas diferentes:

20 caixas de mudanças e 1 bicicleta de Lisboa para Marbella, Espanha (701 km) – 3.2 m3, 380 kg – EUR 609 IVA incl.
3 quadros e uma estátua de Braga para Londres, Inglaterra (2.004 km) – 1,2 m3, 86 kg – EUR 410 IVA incl.
16 caixas contendo dossiers de Berlim, Alemanha para Porto (2.629 km) – 1,8 m3, 260 kg – EUR 831 IVA incl.
1 contrabaixo, 3 guitarras, amplificador e alto-falantes de Amsterdão, Holanda para Marselha, França (1.235 km) – 4,8 m3, 170 kg – EUR 918 IVA incl.

Estes preços são baseados num serviço porta-a-porta. É possível reservar o motorista para que o ajude a transportar os seus produtos para dentro/para fora e para cima/para baixo a uma taxa horária. No entanto, isto deve ser reservado com antecedência, para que possa ser tido em consideração ao planear a rota.

carrinha direta

Seguro

Recomendamos vivamente que os nossos clientes comprem um seguro quando reservam o transporte. Fazemos isto porque a Transporteca não pode ser responsabilizada por danos e perdas, a menos que seja devido a negligência, quando transportamos mercadorias em movimento e outros objetos pessoais. Para outros tipos de carga, a convenção CMR aplica-se, o que limita a responsabilidade das transportadoras.

A razão pela qual não podemos ser responsabilizados por danos pessoais é que não fazemos parte do momento de embalagem e acondicionamento das mercadorias. Para outros tipos de bens, entra em vigor a Convenção CMR, reconhecida internacionalmente, aplicável a todos os transportes rodoviários, desenvolvida para manter os preços de transporte o mais baixo possível.

Quando reservar o transporte via Transporteca, tem a opção de comprar um seguro. Ao decidir fazê-lo, deve especificar o valor total das suas mercadorias, que além do preço de transporte, será o preço pelo qual está seguro. Por favor, note que, para danos causados a bens usados e não embalados, tem um excesso de EUR 272 por dano para mercadorias comerciais e EUR 405 por dano para objetos pessoais.

O valor dos bens deve ser o valor de reposição antes do transporte. Caso ocorra algum dano, a companhia de seguros pagará o valor de reposição, ou entregará um novo efeito idêntico ao perdido ou danificado, ou realizará a reparação adequada ao artigo. Não deve incluir nenhum bem com valor sentimental ou outro valor especial (por exemplo, se o efeito for um item de colecionador) no valor total.

Exemplos de preços para seguro de transporte

Bens pessoais (valor: EUR 4.280), transporte (valor: EUR 920) – EUR 107
Peças de automóvel (valor: EUR 8.659), transporte (valor: EUR 333) – EUR 95

Quando comprar um seguro de transporte, e no caso improvável de danificar ou perder os seus bens durante o trânsito, a nossa companhia de seguros, a First Marine, cuidará do seu pedido. Temos apenas experiências positivas com o tratamento rápido e justo dos pedidos de seguro, assim como pagamentos rápidos.

Comunicação

Todas as carrinhas da Transporteca estão equipadas com GPS em tempo real, para garantir que a nossa equipa de apoio a cliente sabe o paradeiro das nossas carrinhas em todos os momentos e possa antecipar quaisquer desvios em relação ao cronograma planeado. Pode esperar a seguinte comunicação da Transporteca ao reservar um transporte com o nosso serviço “Carrinha Direta”:

  1. Com o seu orçamento, receberá um ou mais intervalos de datas possíveis para a recolha e entrega, e poderá escolher o horário que melhor corresponda às suas necessidades.
  2. Se a data de partida esperada mudar devido a ajustes na rota ou no horário, receberá imediatamente uma notificação com as alterações.
  3. À medida que a data prevista para o embarque se aproxima, e no máximo uma semana antes da partida, receberá uma programação atualizada, que pedimos que confirme.
  4. Dois dias antes da recolha, receberá um e-mail com um horário de duas horas para a recolha.
  5. No dia da recolha, receberá uma mensagem de texto do motorista meia hora antes de chegar ao seu endereço.
  6. Da mesma forma, na entrega, receberá um e-mail caso hajam alterações na data de entrega esperada, que recebeu anteriormente.
  7. Dois dias antes da entrega, receberá um e-mail com um horário de duas horas para a entrega.
  8. No dia da entrega, o motorista enviará uma mensagem de texto meia hora antes de chegar ao seu endereço.
  9. Após a entrega, receberá um e-mail onde solicitamos que confirme que recebeu o seu envio e onde pode partilhar quaisquer comentários ou observações.

Se estiver a planear uma atividade de viagem perto da data de recolha ou entrega, aconselhamos que espere para comprar os bilhetes até alguns dias antes da recolha/entrega. Isto reduz o risco de desperdiçar os bilhetes em caso de atrasos no transporte. A Transporteca não pode ser responsabilizada pela perda de passagens aéreas devido a atrasos no transporte.

Pode sempre responder aos e-mails recebidos da Transporteca , que serão encaminhados diretamente para a nossa equipa de apoio a cliente. Adicionalmente, pode entrar em contato connosco dentro do horário de atendimento por chat ou telefone, se tiver alguma dúvida.

Em raras ocasiões em que ocorrerem danos ou perdas, receberá um modelo contendo as informações de que a companhia de seguros precisa para lidar com a sua reivindicação. Esta informação deve ser encaminhada diretamente para a companhia de seguros por e-mail.

carrinha direta

Embalagem

É da sua responsabilidade que os seus bens sejam embalados corretamente para garantir que não sofrem nenhum dano devido aos movimentos a que será exposto durante o tempo de trânsito.

Como a responsabilidade é sua, não temos nenhum requisito formal para embalagem, mas pedimos a todos os clientes, no mínimo, que sigam as recomendações abaixo, a fim de minimizar o risco de danos:

  • Sem objetos à solta na carrinha – tudo deve ser embalado em caixas, sacos, barris ou similares.
  • Ao usar caixas móveis, use caixas profissionais (7 mm de espessura), que podem ser encontradas em qualquer loja de ferragens. As caixas móveis devem ser montadas corretamente, veja as instruções de montagem impressas diretamente na caixa.
  • Qualquer coisa que caiba numa caixa móvel deve ser embalada na mesma. No entanto, não mais do que 20 kg em cada caixa móvel.
  • Tente encher as suas caixas até ao limite, reduzindo o risco de as caixas caírem durante o transporte. Por exemplo, se tiver pastas ou livros numa caixa, acrescente almofadas, toalhas ou algo parecido.
  • Não embale itens inflamáveis, explosivos, tóxicos, corrosivos ou similares.
  • Baterias para bicicletas elétricas, scooters elétricas e similares devem ser removidas antes do transporte.
  • Se tem itens que possam causar odores desagradáveis, estes devem ser embalados em sacos plásticos pesados antes de serem embalados em caixas.
  • A mobília deve ser desmontada caso seja necessário movê-la. Pernas de sofás, camas, mesas e afins também devem ser removidos, se possível.
  • Móveis e outros itens que não estejam em caixas devem ser cobertos em plástico ou pano. Em particular, para móveis leves, é importante que os móveis não sejam “expostos” para reduzir o risco de manchas.
  • Ao transportar máquinas de lavar roupa, os parafusos de trânsito devem ser aplicados antes do transporte.

Adicionalmente, não é possível carregar mercadorias em paletes na carrinha, pois os veículos são carregados à mão. Os produtos em paletes serão, portanto, carregados sem as paletes e as paletes serão deixadas no endereço de recolha, a menos que seja previamente acordado de outra forma.

O espaço de carga do veículo é de 190 cm de altura, 370 cm de comprimento e 185 cm de largura. Portanto, a sua carga não pode exceder estas dimensões.

As carrinhas que operam os nossos serviços “Carrinha Direta” têm uma capacidade máxima de 14 metros cúbicos e 1.400 kg. Como a Transporteca nunca conduz com excesso de peso, e porque planeamos as carrinhas e rotas cuidadosamente para adequar as mercadorias de todos os clientes, é importante que as dimensões e o peso que indica para os seus produtos esteja correto ao fazer a sua reserva. Se houver desvios, tentaremos acomodá-los, mas não podemos garantir que seja possível, pois depende da rota específica. Portanto, para evitar surpresas infelizes, é preciso que meça e pese as suas mercadorias. Caso não seja possível, sugerimos que indique volumes e pesos maiores em vez de menores.

Tipos de carga

“Carrinha Direta” é a solução de transporte ideal para a maioria dos tipos de carga. Para que possa beneficiar deste serviço, apenas tem que ser flexível com o tempo de trânsito e garantir que as dimensões dos seus produtos não excedem as limitações das carrinhas (conforme indicado acima).

Exemplos de tipos de carga que são relevantes para o nosso serviço “Carrinha Direta” na UE:

  • Cargas menores de objetos pessoais/mercadorias de mudança
  • Heranças
  • Arte e antiguidades
  • Mobiliário comprado em leilões
  • Mobiliário antigo
  • Peças e pneus para automóveis
  • Instrumentos musicais
  • Bens para feiras e exposições
  • Motocicletas e scooters
  • Eletrónica como televisões, aparelhos de som e computadores
  • Itens adquiridos nos sites de leilões Lauritz.com, catawiki.com, eBay e similares
  • Itens comprados online
  • Bicicletas e equipamentos de fitness
  • Troféus, vestidos de casamento e lápides

E, provavelmente, muitos outros itens, que não foram adicionados à lista. Desde que caiba na carrinha e possa ser embalado à mão, podemos movê-la.

carrinha direta

Reservar o transporte com a Transporteca: É assim que funciona

Depois de saber o que transportar, escolha a categoria abaixo e preencha as suas necessidades de transporte. Assim que receber o seu orçamento, pode concluir o seu pedido on-line e adicionar um seguro de transporte. Receberá a sua confirmação de reserva e fatura imediatamente.

No dia da recolha, quando o motorista chegar ao seu endereço, deve estar preparado para que as suas mercadorias fiquem prontas no passeio (a menos que tenha sido acordado o contrário) e você ou o seu representante devem encontrar-se com o motorista para rever as mercadorias e garantir que corresponde à confirmação de reserva, que o motorista trará.

Se houver alterações na lista de embalagem em relação ao que está reservado, tal deve ser discutido e resolvido com a Transporteca , pois o motorista não carregará a sua mercadoria até que este tenha uma confirmação da equipa de apoio a cliente. As alterações menores geralmente não serão um problema, mas podem ser rejeitadas, por vezes, caso a carrinha estiver programada para ser totalmente reservada na viagem específica. As suas mercadorias serão entregues no passeio, a menos que seja acordado de outra forma, pelo que é uma boa ideia estar preparado antecipadamente para que alguém esteja presente para transportar as mercadorias para dentro, caso seja necessário.

Na entrega, por favor, certifique-se de receber o seu envio completo tal como foi recolhido. Em caso de danos ou perdas, se visível na entrega, deve ser notificado imediatamente ao motorista, que irá transmitir a informação à Transporteca. As informações sobre danos que não eram visíveis no momento da entrega devem ser encaminhadas à Transporteca no prazo máximo de 7 dias após a entrega para que a companhia de seguros processe a reivindicação.

Quando a entrega tiver sido feita, receberá um e-mail da Transporteca , e esperamos que passe alguns minutos a partilhar a sua experiência connosco. Isto ajudará a dar feedback ao nosso motorista e a otimizar a nossa solução de transporte “Carrinha Direta”.

O que diferencia a Transporteca

A indústria de transportes na Europa ganhou gradualmente uma reputação manchada – com a “Carrinha Direta”, oferecemos uma alternativa ética que podemos garantir.

Fala-se muito sobre os maus-tratos dos condutores nas estradas europeias – decidimos mudar isso. Pode entregar um serviço eficiente e lucrativo, proporcionando ao motorista condições de vida boas e respeitáveis:

  • Cumprimos a legislação de tempo de condução e descanso para camiões maiores, embora não haja exigência legal para o tipo de veículo que usamos.
  • Nós coordenamos tudo, desde o escritório – tanto de comunicação, hotéis, rotas e horários – de forma a que os motoristas possam concentrar-se em conduzir e entregar um serviço excelente.
  • Os motoristas são autónomos, mas pagamos por ferries, pontes, portagens, acomodação e um preço por quilómetro que cobre tanto as carrinhas como o combustível.
  • Cobrimos os custos operacionais antecipadamente, para que os motoristas não precisem despender estes custos e pagamos ao motorista pelo seu trabalho assim que a viagem estiver concluída (geralmente dentro de 3 dias). Desta forma, o risco financeiro do motorista é limitado, mantendo a motivação para oferecer um serviço excecional a todos os clientes na sua rota.
  • Os horários incluem um espaço para imprevistos, tal como trânsito, troca de pneus ou mau tempo.

Acreditamos que esta é uma solução justa que dá aos motoristas uma sensação de satisfação no trabalho e garante aos nossos clientes uma melhor solução e experiência de transporte.

Alternativas

Existem muitos modos de transporte dentro da Europa, que oferecem uma alternativa ao serviço “Carrinha Direta” da Transporteca .Como mencionado, não há garantia de que “Carrinha Direta” seja a combinação ideal para a sua necessidade de transporte. Encontre as alternativas abaixo, incluindo os seus prós e contras individuais. Alguns destes serviços estão disponíveis na Transporteca – outros optamos por não oferecer:

Transportador – hub and spoke

A tradicional empresa de camiões na Europa tem uma série de carrinhas mais pequenas, que recolhem mercadoria e leva-a até terminais maiores, camiões maiores que conduzem entre os terminais na Europa e, por fim, pequenas carrinhas que entregam as mercadorias (muitas vezes através de uma rede de agentes).Este modelo é conhecido como “hub and spoke”, pois lembra os raios de uma roda de bicicleta, onde as mercadorias são transportadas através de um terminal – o chamado “hub” ou centro logístico.

Prós:

  • Este meio de transporte tem tempos de trânsito bastante rápidos (5-6 dias em toda a Europa) e tem datas de recolha e entrega relativamente fixas.
  • Bons preços devido à economia de escala que os transportadores conseguem ao conduzir camiões maiores.

Considerações:

  • Normalmente, é necessário que todas as mercadorias estejam em paletes para que as mercadorias sejam manuseadas nos terminais.
  • Isto também exige que o transportador e o consignatário transportem paletes, a menos que a recolha e a entrega por empilhadora sejam reservadas e compradas com antecedência.
  • Mínimo de dois transbordos em que a carga é manuseada.
  • Projetado para produtos comerciais, em que é esperado que a recolha e a entrega estejam disponíveis dentro do horário normal de funcionamento (8-16) sem comunicação prévia.
  • O serviço não está disponível para clientes particulares e não aceita bens pessoais ou itens de mudança.

Este meio de transporte também está disponível na Transporteca, onde nos associamos a alguns dos transportadores mais conceituados da Europa.

carrinha direta

Transportadora

As transportadoras oferecem tempos de trânsito rápidos e bons preços, especialmente para pequenos carregamentos de encomendas em toda a Europa. As mercadorias exigem uma embalagem particularmente boa, pois são tratadas várias vezes durante o trânsito e, muitas vezes, de forma bastante severa.

Prós:

  • Recolha diária, tempos de trânsito rápidos e bom acompanhamento em tempo real.
  • Bons preços, especialmente para pacotes e cargas menores.

Considerações:

  • Requisitos rigorosos para embalagem adequada ou paletização de mercadorias, assim como restrições de dimensões, uma vez que são classificadas e manuseadas por máquina.
  • Muitos transbordos durante o trânsito, tanto manual quanto de forma mecânica, que representam um alto risco de danos.
  • Os envios contendo várias parcelas costumam ser divididos em trânsito e a entrega pode ser espalhada por vários dias.
  • Custos adicionais para entregas privadas.
  • Sem ideia sobre o tempo de entrega, por isso deve planear estar disponível para a entrega num determinado dia entre as 8-16.
  • Se a entrega for alterada para um dia diferente, a transportadora não se responsabiliza – e isso geralmente acontece sem aviso prévio.

A Transporteca também oferece serviços de transportadora, já que este meio de transporte é ideal para alguns carregamentos.

“Qualquer homem e a sua carrinha”

Este modo de transporte é, de certa forma, semelhante ao nosso serviço “Carrinha Direta”. A diferença é, no entanto, que o comprador do transporte, neste caso, faz um acordo diretamente com um motorista com uma carrinha. O tal motorista é então também responsável por todo o planeamento e coordenação e geralmente não tem suporte para lidar com o trabalho complexo como o planeamento de rotas, tabelas de horários, comunicação e afins, e muito menos terá uma rede de veículos.

Prós:

  • Nenhum transbordo que minimiza o risco de danos.
  • O preço pode ser muito competitivo, se tiver sorte que a sua mercadoria combine com a rota planeada e com o espaço disponível no veículo.

Preocupações:

  • Frequentemente excederá as limitações de peso das vans, já que o motorista sozinho é responsável pelo planeamento da rota – isto muitas vezes resulta em atrasos e custos extras, que muitas vezes serão cobrados antes da entrega.
  • As condições dos motoristas raramente são muito boas: geralmente preferem dormir nas carrinhas e conduzir cerca de 14 a 16 horas por dia.
  • As rotas mudam constantemente conforme as reservas vão chegando e, como não há acompanhamento em tempo real, as datas de recolha e entrega geralmente são alteradas – sem notificação.
  • O motorista é responsável por tudo, e por isso, a comunicação muitas vezes falha.
  • Muitos têm uma má reputação. Infelizmente, vivemos incidentes infelizes, por exemplo, com mercadorias abandonadas ou com motoristas que roubam os bens dos clientes.

Este tipo de transporte não pode ser reservado via Transporteca, mas existem vários sites europeus que se oferecem para conectar clientes a este tipo de condutores.